segunda-feira, 23 de maio de 2016

WRC - Vodafone Rally de Portugal 2016

Tirando as super-especiais, onde não deu nas vistas, Kris Meeke foi o piloto da primeira etapa do Rally de Portugal, aproveitando da melhor forma a sua posição na estrada (13º) apanhando a estrada mais limpa, para se impor e somar os quase 32s de vantagem que tem para Sebastien Ogier.

fonte: Paulo Homem (ralisonline.net)


Meeke teve uma prestação notável e de raiva fazendo lembrar outros tempos e o seu mentor Colin McRae, que também em Ponte de Lima fez história.

Ogier teve um dia limpo e sem erros. O francês limitou as perdas de ser o primeiro na estrada, conseguindo sempre um conjunto de registos nos troços que lhe dão a hipótese de estar ainda na luta pela vitória.

Igualmente bem esteve Dani Sordo. O piloto da Hyundai conseguiu rodar consistentemente nos lugares do pódio, mas um furo na sétima especial custou o segundo lugar no final do dia.

Provas muito "mornas" para Andreas Mikkelsen e para Thierry Neuville, apesar do belga ainda ter ganho a dupla passagem pela Porto Street Stage e ter tido ainda um furo na 7ª especial que o distanciou de Mikkelsen.

Destaque para o acidentes de Paddon e de Tanak, ambos na mesma curva de Ponte de Lima 2, com o Hyundai a ser totalmente consumido pela chamas.

Latvala, um dos candidatos à vitória, voltou a desiludir, primeiro com um ritmo de entrada no rali muito baixo e depois com problemas de direção assistida que fizeram descer muitas posições e estar a mais de 3m50s do líder.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (1); Kris Meeke (5); Jari-Matti Latvala (1); Thierry Neuville (2)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Kris Meeke (SS2 a 9)

DIA 1


























































Mesmo tendo chegado a rodar com mais de um minuto de vantagem para Ogier, Kris Meeke terminou a segunda etapa do Rally de Portugal com 45,3s de vantagem para o francês e com todas as condições para vencer esta prova.

O piloto da Citroën atacou muito forte nas três primeiras classificativas do dia, gerindo depois a sua vantagem nas restantes três, precisando agora de suster os ataque de Ogier nos dois primeiros troços do último dia para vencer.

O piloto do dia acabou por ser Andreas Mikkelsen, que aliás, foi o único que ganhou tempo a Meeke neste segundo dia, aproximando-se ainda de Ogier, estando a apenas três segundos do segundo lugar.

Dani Sordo teve um dia muito complicado, tanto mais que Neuville desistiu muito cedo depois de ter ficado sem gasolina, ficando o espanhol a defender a honra da Hyundai e com obrigação de terminar a prova que muito mal tem corrido ao construtor coreano.

Para Eric Camilli tem sido uma prova de nervos, em que o objetivo passa por não cometer erros, o que tem sido conseguido pelo francês, ao volante de um Fiesta WRC que em termos de competitividade está cada vez mais longe dos carros adversários.

Pontus Tidemand continua a liderar a WRC2, apesar de um furo, perdendo quase toda a vantagem que tinha para Nicolas Fuchs.

Miguel Campos é 5º na WRC2, sendo de longe o melhor português, nunca tendo tido qualquer oposição. Na geral, Campos está no 15º lugar.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (2); Kris Meeke (8); Jari-Matti Latvala (1); Thierry Neuville (2); Andreas Mikkelsen (2)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Kris Meeke (SS2 a 15)

DIA 2

















































Kris Meeke obteve no Raly de Portugal a sua segunda vitória no Mundial de Rallies, depois de uma exibição imaculada e sem falhas, onde a rapidez até meio do rally lhe valeu este excelente resultado, mostrando que o DS3 WRC continua a ser um carro bem competitivo.

Grande prova também para Andreas Mikkelsen, que fruto do ritmo do segundo e terceiro dia, conseguiu superar Sebastien Ogier, alcançando um segundo lugar que o poderá colocar na rota da equipa principal da Volkswagen.

Ogier não tem razões para sorrir em Portugal desta vez, a não ser ter cimentando ainda mais a liderança no Mundial de Rallies e de ter vencido novamente a Power Stage. O francês foi batido por dois outsider´s ocupando um pouco habitual terceiro lugar do pódio.

Destaque para a grande vitória de Pontus Tidemand na WRC2 ao volante do Skoda Fabia R5, batendo Nicolas Fuchs em carro idêntico por quase 1m30s.

Miguel Campos foi de longe o melhor português, sendo ainda 5º classificado do WRC2, tendo alcançado nesta prova o 14º lugar absoluto.

Tremendo azar para Bernardo Sousa que desistiu no derradeiro troço do rally quando tinha a vitória garantida no Drive DMack Cup, competição que dominou durante grande parte da prova. No final a vitória foi para Osian Price.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (4); Kris Meeke (8); Jari-Matti Latvala (1); Thierry Neuville (2); Andreas Mikkelsen (4)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Kris Meeke (SS2 a 19)

POWER STAGE:
1º Sébastien Ogier; 2º Jari-Matti Latvala; 3º Andreas Mikkelsen

DIA 3

































PRINCIPAIS ABANDONOS:
3 Hayden Paddon / John Kennard (NZL) Hyundai i20 WRC (acidente na SS5)
10 Kevin Abbring / Sebastian Marshall (NLD/GBR) Hyundai i20 WRC (suspensão na SS10 e braço de direção na SS3)
12 Ott Tänak / Raigo Mõlder (EST) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS5)
18 Valeriy Gorban / Volodymyr Korsia (UKR) Mini Cooper WRC (suspensao na SS17)
22 Jaroslav Melichárek / Erik Melichárek (SVK) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS14)
32 Hubert Ptaszek / Maciej Szczepaniak (POL) Škoda Fabia R5 (avaria após SS17)
40 Quentin Gilbert / Renaud Jamoul (FRA/BEL) Citroën DS3 R5 (avaria após SS17)
44 Diogo Salvi / Paulo Babo (PRT) Škoda Fabia R5 (avaria na SS13)
54 Sabder Pärn / Martin Järveoja (EST) Ford Fiesta R5 (acidente na SS12)
55 Pierre-Louis Loubet / Vincent Landais (FRA) Peugeot 207 S2000 (avaria após SS16)
57 Emil Bergkvist / Joakim Sjöberg (SWE) Citroën DS3 R5 (avaria após SS19 e alternador na SS13)
81 José Pedro Fontes / Inês Ponte (PRT) Citroën DS3 R5 (avaria após SS4)
101 Bernardo Sousa / Hugo Magalhães (PRT) Ford Fiesta R2T (acidente na SS19)

PONTUAÇÃO WRC:
1º S.Ogier (114); 2º A.Mikkelsen (67); 3º M.Ostberg (58); 4º H.Paddon (57); 5º D.Sordo (56); 6º JM.Latvala (37); 7º K.Meeke (26); 8º O.Tänak (24); 9º T.Neuville (23); 10º E.Camilli (14)

PONTUAÇÃO WRC2:
1º E.Evans (62); 2º N.Fuchs (55); 3º P.Tidemand (43); 4º H.Ptaszek (42); 5º A.Kremer (28); 6º T.Sunninen (25); 7º M.Aasen e A.Al-Kuwari (19); 9º Y.Bonato (16); 10º Q.Gilbert (15)



























Sem comentários:

Enviar um comentário