quarta-feira, 4 de maio de 2016

GRÃ BRETANHA - Pirelli Rally 2016

Após o evento do ERC, o campeonato britânico foi até ao norte em Carlisle, para se disputar a terceira ronda do campeonato que acabou por ter alguma polémica na atribuição dos tempos, influenciando o resultado entre os cinco primeiros.





Logo na primeira especial, foi atribuído o melhor tempo a Evans, Åhlin, Wilson e Bogie. Não que o tenham feito, mas segundo uma regra do regulamento, a organização terá de atribuir um tempo comum a quem exceda a média de 70mph dentro de uma especial em pisos de terra! 
Elfyn Evans venceu o troço seguinte, assumiu a liderança, mas viria a baixar para quinto com mais de 40 segundos perdidos com um pneu furado na especial seguinte, em que o sueco Fredrik Åhlin foi o mais rápido e passou para a frente do rally.

A situação da primeira especial voltou a repetir-se na quarta especial, com o melhor tempo a ser atribuído a cinco pilotos, incluindo os que estavam a lutar pela vitória que acaba por anular qualquer alteração nos pilotos principais, com Åhlin a manter a primeira posição, seguido de Bogie a 7,3 seg., Wilson em terceiro a 14,7 seg., Cave a 21,5 seg. e Evans com os mesmos 41,3 seg. do troço anterior.

Evans foi o mais rápido na curta especial de Shepherdshield, David Bogie ficou dentro de uma vala, Åhlin permaneceu na liderança e Matthew Wilson que estava parado há 18 meses, subiu para segundo com o Fiesta que Evans utilizou na Argentina.


Na sexta e penúltima especial, foram treze, os pilotos que voltaram a exceder a média de 70mph e como tal, o tempo foi idêntico para todos, voltando a anular qualquer hipótese de alteração na classificação.

Na derradeira especial, Evans voltou a ser o mais rápido e conseguiu passar à frente de Tom Cave e terminar em segundo a 3,5s de Matthew Wilson e a 31,1s de Fredrik Åhlin que acabou por vencer este polémico rally.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Elfyn Evans (3); Fredrik Åhlin (1); (os melhores tempos na SS1, 4 e 6, foram atribuídos pela organização a vários pilotos, devido à regra britânica de não se poder exceder médias superiores a 70mph em pisos de gravilha)
LÍDERES DO RALLY:
Elfyn Evans (SS1 a 2); Fredrik Åhlin (SS3 a 7)

PIRELLI RALLY CARLISLE
1. Fredrik Åhlin / Morten Erik Abrahamsen (SWE/NOR) Ford Fiesta R5 1:05.15,6
2. Matthew Wilson / Stuart Loudon (GBR) Ford Fiesta R5 +27,6
3. Elfyn Evans / Craig Parry (GBR) Ford Fiesta R5 +31,1
4. Tom Cave / James Morgan (GBR) Ford Fiesta R5 +53,2
5. Martin McCormack / David Moynihan (GBR) Skoda Fabia S2000 +01.23,4
6. Jonathan Greer / Kirsty Riddick (GBR) Citroën DS3 R5 +01.54,6
7. Desi Henry / Liam Moynihan (GBR/IRL) Skoda Fabia R5 +03.17,0
8. Neil Simpson / Elliott Edmondson (GBR) Skoda Fabia R5 +03.20,7
9. Jamie Anderson / Ross Whittock (GBR) Ford Fiesta R5 +03.32,6
10. Max Vatanen / Jacques-Julien Renucci (FIN/FRA) Ford Fiesta R5 +03.47,2

PRINCIPAIS ABANDONOS:
3 David Bogie / Kevin Rae (GBR) Skoda Fabia R5 (acidente na SS5)
7 Euan Thorburn / Paul Beaton (GBR) Peugeot 208 T16 (direção assistida / retirou-se)
11 Ollie Mellors / Ian Windress (GBR) Proton Satria Neo S2000 (avaria na SS7)
29 Mattias Adielsson / Andreas Johansson (SWE) Vauxhall Adam R2 (capotou na SS5)

PONTUAÇÃO BRC:
1º F. Åhlin 65, 2º E. Evans 60, 3º J. Moffett 30, 4º T. Cave 26, 5º J. Greer 23, 6º D. Bogie 18.










Sem comentários:

Enviar um comentário