segunda-feira, 25 de abril de 2016

PORTUGAL - Rally de Castelo Branco 2016

Foi grande o Rally de Castelo Branco, muito por "culpa" de José Pedro Fontes e João Barros que se entregaram a uma tremenda luta pela vitória com vantagem final para o piloto do Ford Fiesta R5.

fonte: Paulo Homem (ralisonline.net)
videos: Rallymania; Mondegosport; WRCantabria; WRCatedral Fafe; Espia Carros e Rosmanão Videos.



Depois de um pião no primeiro dia, João Barros nunca baixou os braços e foi pressionando sempre José Pedro Fontes que na 7ª especial, acaba por fazer um pião na primeira curva do troço. A partir desse momento invertem-se as posições, com Barros na frente a gerir 11s de vantagem para o piloto do Citroen a dois troços do fim.

Fontes ainda recuperou um pouco, mas com um ritmo semelhante de prova, Barros não permitiu que o piloto do DS3 voltasse ao comando, obtendo a segunda vitória no nacional de ralis, mas a primeira ganha a "pulso" e com todo o mérito da sua parte.

Para além do pião, que ambos os pilotos se queixaram, Fontes assumiu que a relação de caixa (curta) não era a ideal para este rally.

Miguel campos ainda tentou acompanhar o ritmo dos primeiros, mas problemas com a pressão do turbo, levaram o piloto a levantar o pé a meio do rally, tanto mais que o acerto da suspensão dianteira nunca foi a ideal para que o piloto pudesse arriscar um pouco mais.

Pedro Meireles sentiu também os mesmos problemas com o seu Skoda. A falta de pressão do turbo tirou muita potência ao Fabia, nomeadamente nos troços longos, deixando o piloto algo agastado com esta situação, como se prova pelo 1m30s que perdeu para Barros.

Carlos Vieira terminou em quinto, sendo melhor o resultado que a exibição. Não se livrou contudo de duas saídas de estrada, uma em cada dia, sendo que na segunda acabou por ter muita sorte em ter voltado à estrada. O "excesso" de grip do Citroen ainda não permite ao piloto ter a confiança para andar mais depressa.

Miguel Barbosa fez a prova possível nesta fase de aprendizagem, mas também ele se queixou de alguns problemas no motor do seu Skoda que condicionaram a sua prestação.

Também Salvi se queixou de problemas de... motor. Neste caso foi também o turbo que limitou muito a potência do Fiesta, que deixou insatisfeito com o sucedido.

Problemas com os R5 foi o que não faltou nesta prova. Carlos Martins abandonou no segundo dia com problemas de direção assistida no DS3, Ricardo Teodósio viu a sua prova condicionada por uma transmissão partida no primeiro dia e Fernando Peres que optou pela desistência depois de um rali em que o motor do seu Fiesta também esteve em baixo de forma.

Francisco Cima foi o 8º classificado, melhor duas rodas motrizes, tendo vencido a classificaçãoo do Renault Clio Trophy, demonstrando um ritmo muito bom.

Porém, o grande destaque nas duas rodas motrizes vai para Diogo Gago. O piloto da Inside Motor fez uma prova notável, voando pelos troços de Castelo Branco, mesmo dizendo que andou com margem de segurança. Foi nono da geral, primeiro duas rodas motrizes do nacional e sem dúvida nenhuma um dos pilotos do rali.

Joaquim Bernardes venceu no Nacional de Clássicos, Pedro Lago Vieira foi o melhor no nacional de Iniciados, e nos DS3 do Challenge a vitória foi pata Ricardo Sousa.

VENCEDORES DE TROÇOS:
José Pedro Fontes (4); Miguel Campos (1); João Barros (4)
LÍDERES DO RALLY:
José Pedro Fontes (SS1 a 6); João Barros (SS7 a 9)

RALLY DE CASTELO BRANCO
1º João Barro / Jorge Henriques (PRT) Ford Fiesta R5 1:05:06.20
2º José Pedro Fontes / Inês Ponte (PRT) Citroën DS3 R5 +06.3
3º Miguel Campos / Carlos Magalhães (PRT) Skoda Fabia R5 +31.0
4º Pedro Meireles / Mário Castro (PRT) Skoda Fabia R5 +01:30.3
5º Carlos Vieira / Jorge Carvalho (PRT) Citroën DS3 R5 +01:47.4
6º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho (PRT) Skoda Fabia R5 +03:55.9
7º Diogo Salvi / Paulo Babo (PRT) Ford Fiesta R5 +04:00.4
8º Francisco Cima / Diego Sanjuan (ESP) Renault Clio R3T +04:20.4
9º Diogo Gago / Hugo Magalhães (PRT) Peugeot 208 R2 +04:49.4
10º Surhyen Pernía / carlos del Barrio (ESP) Renault Clio R3T +04:50.5

11º Elias Barros / Ricardo Faria (PRT) Ford Fiesta R5 +05:21.7
12º Joaquim Alves / Luis Ramalho (PRT) Ford Fiesta R5 +05:29.5
13º Gil Antunes / Diogo Correia (PRT) Renault Clio R3T +06:08.9
14º Manuel Castro / Luís Costa /PRT) Skoda Fabia S2000 +06:51.9
15º Paulo Neto / Vitor Hugo (PRT) Citroën DS3 R3T Max +07:03.2
16º Miguel Carvalho / Paulo Lopes (PRT) Citroën C2 R2 Max +09:40.4
17º José Barbosa / Ricardo Barbosa (PRT) Mitsubishi Lancer Evo X +10:26.0
18º Ricardo Teodósio / José Teixeira (PRT) Ford Fiesta R5 +11:38.2
19º José Aloísio Monteiro / Sancho Eiró (PRT) Renault Clio R3T +12:33.8
20º Paulo Moreira / Marco Macedo (PRT) Skoda Fabia R2 +12:58.7

PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 Carlos Martins / Daniel Amaral (PRT) Citroën DS3 R5 (SS6)
26 Manuel Inácio / Fábio Vasques (PRT) Subaru Impreza STI R4 (SS6)
31 João Ruivo / Emídio Magalhães (PRT) Renault Clio R3 (SS8)
50 Fernando Peres / José Pedro Silva (PRT) Ford Fiesta R5 (SS9)

PONTUAÇÃO CNR:
1º JP Fontes (49); 2º M Campos (36); 3º P Meireles (35.5); 4º J Barros (27); 5º M Barbosa (22); 6º D Salvi (18); 7º C Martins (14); 8º C Vieira (12); 9º J Alves (10); 10º E Barros e D Gago (8)

PONTUAÇÃO CNR 2RM:
1º D Gago (59.5); 2º P Neto (37); 3º P Moreira (24); 4º G Antunes e J Costa (20); 6º F Teixeira (17); 7º M Carvalho (15); 8º J Monteiro (12); 9º J Ruivo (10)


Sem comentários:

Enviar um comentário