sexta-feira, 11 de março de 2016

ERC - Dia 1 Rally Islas Canarias 2016

Depois do adiamento na Letónia, o ERC teve finalmente, o seu inicio de temporada nas Canárias. Com as condições meteorológicas por vezes incertas, as escolhas de pneus não foram fáceis em alguns troços, com os pisos a encontrarem-se molhados, secos e húmidos na mesma especial.






Mads Østberg cruzou pneus duros com macios e resultou na primeira especial, ao ser o mais rápido e assumir a liderança. O norueguês não venceu mais troços para além do primeiro, mas conseguiu liderar durante todo o dia, até sofrer uma falha nos travões no Fiesta da RMC e bater na derradeira especial do dia.

A escolha de pneus para Kajetan Kajetanowicz fizeram-no perder 10 segundos para o norueguês, mas o polaco foi o mais rápido em quatro especiais consecutivas, subiu para segundo e depois para primeiro quando Østberg bateu e a diferença entre ambos era de 6,9s.

Alexey Lukyanuk quase venceu a primeira especial, ao terminar com mais 0,1s do que Østberg. O russo perdeu a segunda posição na terceira especial do dia e depois recuperou-a na última, com uma vitória no troço.

Iván Ares esteve regularmente na quarta posição e como melhor espanhol, mas acabaria por ter problemas no Fiesta da RMC durante as duas últimas especiais, caindo para décima primeira posição.

Com os problemas de Østberg e Ares, Robert Consani subiu à terceira posição, apesar de uma má escolha de pneus para os primeiros troços na estreia com o Peugeot. No entanto, o francês já se encontra a 1m45.3s do novo líder e a 1m22.6s de Lukyanuc.

Com alguns problemas na caixa de velocidades do Citroën, Luís Monzon recuperou um pouco e terminou o dia na quarta posição a 10,5s de Consani, sendo também o melhor piloto local.

Jonathan Perez perdeu 1 minuto para o mais rápido na primeira especial, mas depois começou a ser muito regular e conseguir terminar o primeiro dia na quinta posição.

Hermen Kobus escolheu mal os pneus durante a manhã e depois fez um pião no final da mesma. De qualquer forma, o holandês está a divertir-se e terminou o dia em sexto, a 2,5s de Perez.

Federico Della Casa chegou a rodar ao mesmo nível de Monzon, mas o suíço ficou parado no inicio da segunda secção, com problemas no motor do Citroën.

Giacomo Costenaro não fez boas escolhas de pneus em duas especiais, mas no geral, o italiano não esteve mal, ao terminar na sétima posição perto de Kobus e de Perez.

Apesar de se queixar de alguns problemas no Subaru, Wojciech Chuchała está a dominar por completo o ERC2, terminando o dia em oitavo, com quase 2 minutos de vantagem para o segundo classificado num NR4.

Jarosław Kołtun foi beneficiando de problemas alheios, para terminar o dia em nono, a quase 20 segundos do piloto da Subaru Polónia e o húngaro János Puskádi na décima posição, com os mesmos benefícios.

Surhayen Pernía está a liderar as duas rodas motrizes em 13º, seguido de José Manuel Mora que está a fazer um rally fantástico num pequeno Fiesta R2.
No ERC3, o líder é o polaco Łukasz Habaj, com uma vantagem superior a 1 minuto para o turco Morat Bostanci.

Os pilotos português conseguiram terminar o primeiro dia, mas estão todos muito mal classificados a poucos lugares dos últimos, com vantagem para Gil Antunes ao ocupar a sexta posição no ERC3 e terceiro no Clio Trophy.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Mads Østberg (1); Kajetan Kajetanowicz (4); Alexey Lukyanuk (1)
LÍDERES DO RALLY:
Mads Østberg (SS2 a 6); Kajetan Kajetanowicz (SS7)

DIA 1

































PRINCIPAIS ABANDONOS:
8 Federico Della Casa / Domenico Pozzi (CHE/ITA) Citroën DS3 R5 (motor na SS5)
9 Gilbert Bannout / Renaud Jamoul (LBN/BEL) Citroën DS3 R5 (SS5)
6 Dávid Botka / Péter Szeles (HUN) Citroën DS3 R5 (emraiagem na SS6)
3 Mads Østberg / Ola Fløene (NOR) Ford Fiesta R5 (acidente na SS7)

32 Aleks Zawada / Grzegorz Dachowski (POL) Opel Adam R2 (avaria na SS2)
27 Łukasz Pieniążek / Przemysław Mazur (POL) Peugeot 208 R2 (SS5)

















Sem comentários:

Enviar um comentário