quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

26º International Swedish Rally 1976

Num rally em que foram atribuídos pontos para determinar a classificação, em vez dos habituais tempos, o 26º International Swedish Rally 1976, disputado há 40 anos atrás, foi dominado pelos dois pilotos da Saab.







26º International Swedish Rally 1976
1. #4 Per Eklund / Björn Cederberg (SWE) Saab 96 V4 29,306 pts
2. #2 Stig Blomqvist / Hans Sylvan (SWE) Saab 96 V4 +96 pts
3. #7 Anders Kulläng / Claes-Göran Andersson (SWE) Opel Ascona 1904 SR +1,364 pts
4. #3 Simo Lampinen / Arne Hertz (FIN) Lancia Stratos HF +2,246 pts
5. #82 Ulf Sundberg / Mats Nordström (SWE) Saab 99 EMS +3,009 pts
6. #6 Lars Carlsson / Bob de Jong (SWE) Opel Kadett GT/E +3,160 pts
7. #63 Sören Skanse / Anders Johansson (SWE) Volvo 142 +3,421 pts
8. #58 Sven-Inge Neby / Gunnar Hendriksson (SWE) Volvo 142 +3,521 pts
9. #163 Åke Gustavsson / Göran Gustavsson (SWE) Saab 99 EMS +3,544 pts
10. #61 Kaj Fyhrqvist / Leif Malmström (SWE) Opel Ascona +4,065 pts



Aos 29 anos de idade, Per Eklund obteve a sua única vitória no WRC há 40 anos atrás, num rally que foi dominado pelos pilotos da Saab.

Com a mesma idade de Eklund, o sueco Stig Blomqvist fez apenas mais 29 pontos do que o seu companheiro de equipa, vindo a terminar na segunda posição.

Falecido à quase 4 anos, Anders Kulläng (32) levou o Opel Ascona 1904 SR ao lugar mais baixo do pódio, a mais de 1000 pontos de diferença para o vencedor.

Quando tinha 32 anos, Simo Lampinen e Arne Hertz (36), foram os melhores representantes da Lancia ao terminarem na quarta posição.

O sueco Lars Carlsson, acompanhado pelo holandês Bob de Jong, terminaram na sexta posição num Opel Kadett GT/E do Grupo 2.

PRINCIPAIS ABANDONOS:
Björn Waldegård e Hans Thorszelius abandonaram devido a uma saída de estrada, com o Lancia Stratos HF.

Per-Inge Walfridsson foi convidado pela Lancia para conseguir bons pontos, mas o sueco fez igual ao seu compatriota, saindo de estrada com o segundo Startos.

#5 Bernard Fiorentino / Jean-Jacques Lenne (FRA) Simca Rallye II (bomba d'óleo)
#9 John Haugland / Fred Gallagher (NOR) Škoda 130 S (transmissão)
#19 Ingvar Carlsson / Sven-Roine Hasselberg (SWE) BMW 2002 Tii (motor)

Sem comentários:

Enviar um comentário