domingo, 24 de janeiro de 2016

WRC - Dia 4 Rallye Monte Carlo 2016

Com excepção da segunda especial, em que se encontrava parcialmente molhada, a maioria dos quilómetros percorridos hoje, foram em piso seco. Um verdadeiro passeio de domingo para Sébastien Ogier.






Sem qualquer pressão, Sébastien Ogier limitou-se a levar o Polo R ao final, sendo ainda o mais rápido em duas das três especiais disputadas hoje, para obter a sua quarta vitória em Monte Carlo (a terceira no WRC) e os pontos máximos da Power Stage.

Andreas Mikkelsen venceu a segunda especial e ainda obteve mais um ponto extra na Power Stage. A segunda posição alcançada, foi o melhor resultado do norueguês em Monte Carlo.

Thierry Neuville foi rápido na primeira especial, menos bem na segunda e depois teve problemas de transmissão no Hyundai, ficando só com tração a duas rodas na Power Stage. De qualquer forma, o belga conseguiu terminar em terceiro na estreia do novo carro e tal como Mikkelsen, também ele obteve o seu melhor resultado em Monte Carlo.

Sem hipóteses de ir mais longe, Mads Østberg limitou-se a levar o único carro da M-Sport ao final, igualando a quarta posição pelo terceiro ano consecutivo. Na Suécia, o norueguês vai ter outra palavra a dizer.

Stéphane Lefebvre esteve rápido no último dia (empatou com Mikkelsen na Power Stage), levou o único Citroën ao final numa excelente quinta posição e obteve o melhor resultado de sempre num rally do WRC.

Apesar de não ter vencido qualquer troço, Dani Sordo foi o piloto mais rápido do dia e ainda conseguiu mais dois pontos na Power Stage. Os danos na suspensão após o toque na manhã de ontem, não permitiram ao espanhol fazer melhor do que a sexta posição - a mesma que alcançou em 2015.

A sétima posição para Ott Tänak também foi o melhor resultado de sempre para o estónio em Monte Carlo. Na Suécia será certamente mais competitivo, restando saber como será o comportamento dos pneus DMACK com pregos.

Apesar de dois pneus furados, Elfyn Evans dominou o WRC2 na estreia do novo motor montado no Fiesta R5. O galês fez um excelente rally (bem melhor do que o seu substituto), sendo um sério candidato ao título na classe.

Fora das contas do WRC2, Esapekka Lappi recuperou tempo nos últimos dois dias, chegando à nona posição da geral e segundo entre os R5, a 2m10,2s de Evans.

Armin Kremer perdeu uma posição para Lappi, mas manteve os pontos da segunda posição no WRC2, sendo um bom arranque de temporada para o piloto alemão.

Hayden Paddon terminou o seu primeiro Monte Carlo em rally2, mas na despedida do i20 2015, o neozelandês ficou com problemas num diferencial durante a Power Stage e ainda tinha de fazer a ligação final.

Ole Christian Veiby dominou o WRC3 no DS3 R3T Max, com quase 4 minutos de vantagem para Jordan Berfa num 208 R2. Na próxima semana, Veiby vai estrear-se ao volante de um Fabia R5, para preparar o Rally da Suécia.

No Clio European Trophy, Michaël Burri venceu a competição com apenas 13,8s de vantagem para Luca Rossetti e quase 2 minutos para Benoît Vaillant.

Jari-Matti Latvala foi multado em $5.000 por ter atropelado ontem um fotógrafo, numa saída de estrada. O piloto disse aos comissários que não tinha visto ninguém à frente do carro, devido ao muito fumo que saia do compartimento do motor, mas depois das imagens onboard terem sido analisadas, os comissários entenderam o contrário. Para além da multa, Latvala ficou com pena suspensa de ficar impedido de participar num rally do WRC, caso se repita esta situação.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (8); Kris Meeke (4); Andreas Mikkelsen (2); Thierry Neuville (2)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Kris Meeke (SS2 a 4); Sébastien Ogier (SS5 a 6); Kris Meeke (SS7); Sébastien Ogier (SS8 a 16)

FINAL

































PRINCIPAIS ABANDONOS:
16 - Robert Kubica / Maciej Szczepaniak (POL) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS3)
10 - Hayden Paddon / John Kennard (NZL) Hyundai i20 WRC (acidente na SS3) rally2
37 - Lorenzo Bertelli / Simone Scattolin (ITA) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS6)
6 - Eric Camilli / Nicolas Klinger (FRA) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS6)
2 - Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (FIN) Volkswagen Polo R WRC (suspensão após SS11)
7 - Kris Meeke / Paul Nagle (GBR) Citroën DS3 WRC (caixa de velocidades após SS12)
17 - Bryan Bouffier / Victor Belotto (FRA) Ford Fiesta RS WRC (suspensão após SS13)

44 - Ricardo Trivino / Checo Salom (MEX) Citroën DS3 R5 (acidente na SS3) rally2
36 - Simone Tempestini / Matteo Chiarcossi (ITA) Ford Fiesta R5 (acidente na SS5) rally2
39 - Jourdan Serderidis / Fréderic Miclotte (GRE/BEL) Citroën DS3 R5 (acidente na SS5)
33 - Julien Maurin / Bejamin Veillas (FRA) Skoda Fabia R5 (direção na SS9)

PONTUAÇÃO WRC
1º Sébastien Ogier (28); 2º Andreas Mikkelsen (19); 3º Thierry Neuville (15); 4º Mads Østberg (12); 5º Stéphane Lefebvre e Dani Sordo (10); 7º Ott Tänak (6); 8º Elfyn Evans (4); 9º Esapekka Lappi (2); 10º Armin Kremer (1)

PONTUAÇÃO WRC2
1º Elfyn Evans (25); 2º Armin Kremer (18); 3º Quentin Gilbert (15); 4º Quentin Giordano (12); 5º Yoann Bonatto (10); 6º José Antonio Suarez (8); 7º Hubert Ptazek (6); 8º Lambros Athanassoulas (4);
9º Simone Tempestini (2); 10º Alain Foulon (1)

PONTUAÇÃO WRC3
1ºOle Christian Veiby (25); 2º Jordan Berfa (18); 3º Fabio Andolfi (15); 4º Damiano De Tomaso (12); 5º Vincent Dubert (10); 6º Martin Koči (8); 7º Enrico Brazzoli (6); 8º Michel Fabre (4); 9º Igor Giusti (2)











Sem comentários:

Enviar um comentário