sábado, 7 de março de 2015

WRC - Dia 2 Rally Mexico 2015

Após as duas especiais disputadas na noite anterior, o Rally Mexico começou hoje a sério com as duras especiais a grandes altitudes. A manhã tornou-se dramática com um acidente caricato e depois as duas passagens nos 44 quilómetros da especial "El Chocolate", foi bem amargo para alguns pilotos.




Ott Tänak e Raigo Mõlder saíram de estrada na primeira especial do dia mas, o pior é que nenhum dos outros pilotos conseguiram ver o carro na estrada e a equipa M-Sport esteve 17 minutos sem comunicação rádio por parte de Tänak. A dupla da Estónia despistou-se numa zona próxima de uma barragem, depois de partir uma peça da direção, seguiu em frente caindo dentro de um lago e segundo o video, bastou 30 segundos para que o Fiesta WRC ficasse submerso mas, piloto e co-piloto nada sofreram para além de um grande susto. A especial foi neutralizada após a passagem de Lorenzo Bertelli e todos os outros pilotos, obtiveram tempos atribuídos pela organização na terceira e quarta especial. A M-Sport retirou o Fiesta WRC do lago e vai tentar recuperar o carro para amanhã, o que será notável se conseguirem. Impressionante, foi o telemóvel de Mõlder estar a funcionar após 10 horas debaixo de água!

Apesar de estar a "limpar" a estrada, Sébastien Ogier fez uma excelente escolha de pneus, venceu duas especiais esta manhã e liderou o rally durante toda a etapa mas, nunca teve um dia livre de pressão.

De forma impressionante e sendo segundo na estrada, Thierry Neuville foi o maior opositor de Ogier mas, na segunda passagem por El Chocolate, o belga furou um pneu e depois capotou a cerca de 1 quilómetro do final da especial, quando estava a ganhar tempo ao francês.

Kris Meeke começou o dia com uma vitória na primeira especial, subiu para terceiro mas, no troço seguinte, o britânico bateu forte contra uma parede rochosa, provocando danos no Citroën que o impossibilitaram de prosseguir.

Jari-Matti Latvala não gostou do comportamento do carro durante a manhã mas, após a assistência e seguir uns concelhos do seu engenheiro, Latvala começou a vencer especiais. Com os abandonos de Meeke e Neuville, o finlandês terminou o dia em segundo a 13,9s de Ogier.

Durante a manhã, Mads Østberg teve os mesmos problemas na caixa de velocidades que teve na Suécia, chegando mesmo a ficar parado numa curva quando o carro passou para ponto morto. O norueguês melhorou durante a tarde, venceu uma especial e ocupa a terceira posição a 16,0s de Latvala.

Robert Kubica fez um bom tempo no primeiro troço do dia e estava a fazer o mesmo na primeira passagem por El Chocolate mas, o polaco deu um toque, parou para trocar uma roda e quando regressou à estrada, partiu-se um braço de direção, provocando uma saída de estrada.

Com os poucos quilómetros efetuados em 2014, Andreas Mikkelsen está a encarar este rally com algumas cautelas, preferindo jogar pelo seguro e não cometer erros desnecessários. Com o abandono de Neuville, o norueguês poderá desempatar com o belga no campeonato, estando na quarta posição a 15,7s de Østberg.

Elfyn Evans fez alguns tempos bons mas sem dar muito nas vistas, sendo um dos sobreviventes deste duro rally na quinta posição a 18,7s de Mikkelsen.

Ainda um pouco debilitado devido ao recente acidente, Dani Sordo não esteve mal na maioria dos troços. Na primeira passagem por El Chocolate, o espanhol teve problemas na caixa de velocidades e ficou com o vidro embaciado após uma passagem por um ribeiro. À tarde, Sordo furou o pneu posterior esquerdo, voltando a perder tempo para Evans.

Martin Prokop e Lorenzo Bertelli tiveram um encontro com uma vaca que poderia ter tido consequências graves. O checo sobreviveu às armadilhas mexicanas mas, Bertelli voltou a ficar parado pela terceira vez consecutiva no primeiro dia de um rally, com dois pneus furados.

Hayden Paddon também deu um toque numa pedra na longa especial do dia após os primeiros 3 quilómetros e acabou por danificar a suspensão posterior direita, ficando parado ainda no inicio da manhã.

Com tantos abandonos entre os pilotos da frente, Yutiy Protasov terminou o dia num excelente oitavo posto e a liderar o WRC 2, com 14,5s de vantagem para Nasser Al-Attiyah.

O herói local Benito Guerra, bateu numa árvore e danificou a suspensão posterior, ficando parado na ligação para a penúltima especial.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (2); Sébastien Ogier (4); Kris Meeke (1); Jari-Matti Latvala (2); Mads Østberg (1)
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville (SS1); Sébastien Ogier (SS2 a 10)

DIA 2



















PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Ott Tänak / Raigo Mõlder (EST) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS3)
3 Kris Meeke / Paul Nagle (GBR/IRL) Citroën DS3 WRC (acidente na SS4)
20 Hayden Paddon / John Kennard (NZL) Hyundai i20 WRC (acidente/suspensão na SS4)
24 Robert Kubica / Maciej Szczepaniak (POL) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS4)
7 Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (BEL) Hyundai i20 WRC (acidente na SS7)
37 Lorenzo Bertelli / Giovanni Bernacchini (ITA) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS8)
23 Benito Guerra / Borja Rozada (MEX) Ford Fiesta RS WRC (ligação após acidente na SS8)

O acidente de "Titännak"
















Sem comentários:

Enviar um comentário