sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Toyota GT86 CS-R3 com homologação em julho

A Toyota Motorsport já confirmou os detalhes finais do carro de ralis de tração traseira com base no desportivo Toyota GT86. O denominado GT86 CS-R3, vai realizar a sua estreia em competição este ano.







O protótipo CS-R3 foi apresentado em Agosto de 2014 e, desde então, concluiu um amplo programa de testes para otimizar o projeto e definir a especificação final do kit que será entregue aos concorrentes privados e respetivas equipas de assistência.

O desenvolvimento pormenorizado permitiu alcançar um melhor desempenho tanto em pisos de terra, como no asfalto, ao mesmo tempo que a fiabilidade e resistência foram uma prioridade de modo a proporcionar um carro com um desempenho muito competitivo na sua classe e eficiente sob o ponto de vista do custo de manutenção.

O GT86 CS-R3 já demonstrou o seu enorme potencial de competitividade e divertimento graças à tração traseira e ao bloco boxer de 1.998 cm3, que neste modelo desenvolve 238 CV. Para além da alteração no motor, a caixa de velocidades foi alterada para uma com acionamento sequencial de 6 velocidades. Estes itens vão certamente proporcionar momentos divertidos e emocionantes ao volante do GT86 CS-R3.

Os primeiros carros preparados vão ser entregues aos clientes em Maio, um pouco mais tarde do que o previsto inicialmente para permitir a introdução das melhorias identificadas ao longo dos testes realizados. Como consequência, a TMG ampliou o desconto de lançamento, assim o kit CS-R3, seja em especificação para terra ou para asfalto, custa 79.000 € (excluindo IVA) para encomendas feitas antes de 24 de Abril de 2015, o que representa um desconto de 5.000 € sobre o preço normal de 84.000 € (excluindo IVA).

O kit do GT86 preparado para rali inclui, a carroçaria GT86 com arco de proteção, conjunto motor e caixa de velocidades exclusivos e componentes eletrónicos. Todos os detalhes sobre as especificações e conteúdo do kit do GT86 CS-R3 podem ser encontrados em www.toyota-motorsport.com/motorsport.

A homologação cumprindo os regulamentos da FIA para a categoria R3 vai ser submetida e avaliada no início de Julho, momento a partir do qual todos os GT86 CS-R3 vão ser elegíveis para ralis nacionais e internacionais, ou até mesmo no Campeonato Mundial de Ralis.

Os fãs vão poder ver cerca de 10 unidades GT86 CS-R3 em competição pela primeira vez no Rali Niedersachsen perto de Hanover, a 4 de Julho, a primeira jornada do novo Troféu HJS TMG CS-R3.

Os primeiros concorrentes já se inscreveram no Troféu, que tem como prémio monetário mais de 5000€ para o vencedor de cada uma das sete provas, além de outros benefícios. Estão previstas realizar-se pelo menos, três edições do Trofeu GT86 CS-R3.

Nico Ehlert, Engenheiro Principal de projetos privados daTMG: "Este é um marco significativo na história do GT86 CS-R3 que nos leva a ficar um passo mais perto de ver o carro a competir. Colocámos um enorme esforço em todos os nossos testes e no programa de desenvolvimento, de modo a poder preparar um carro rápido, fiável e acima de tudo divertido para pilotos e todos os fãs dos ralis. Como normalmente acontece com o desenvolvimento de um novo carro existem alguns desafios, mas neste projeto, o mais complicado foi adaptar aos regulamentos previstos para os R3, que foram pensados para veículos de tração dianteira, e o GT86 CS-R3 possui tração traseira. É extremamente importante para a TMG que os nossos carros possam corresponder as elevadas expetativas dos nossos clientes e, por isso, demoramos um pouco mais do que o inicialmente previsto para concluir o processo de homologação. Isso significa que agora temos um carro que, acredito, vai ser marcante no curriculum dos nossos clientes e vai certamente manter os fãs divertidos!".

Especificações Técnicas do GT86 CS-R3:

Preço 79.000 € - para encomendas até 24 de Abril de 2015 (s/IVA)
84.000 € - valor normal (s/IVA)

Motor
Tipo FA20
Disposição Boxer, quatro cilindros opostos
Cilindrada 1998 cm3
Potência máx. 238 CV
Binário máx. 230 Nm @ 6,800rpm
Escape Escape e coletores de competição HJS
Depósito de Combustível Com célula de segurança FT3

Transmissão
Tipo Tração traseira
Caixa de vel. Drenth sequencial de 6 vel
Diferencial Autoblocante, com carga variável
Relação final Curta, várias opções disponíveis
Embraiagem De competição com volante de motor aligeirado
Direção Assistida (hidráulica) c/ desmultiplicação reduzida

Chassis
Estrutura Monocoque em aço, com ventilação de tejadilho
Arco de segurança Homologação R3
Comprimento 4240 mm
Largura 1775 mm
Dist. Entre-eixos 2570 mm
Peso 1080 kg (valor mínimo permitido)

Suspensão
Dianteira Tipo MacPherson
Traseira Multibraços
Amortecedores Terra Reiger, ajustáveis em três sentidos
Asfalto Reiger, ajustáveis em três sentidos
Barra Estabilizadora Diversas opções
Jantes Terra OZ 6” x 15”
Asfalto OZ 7” x 17”

Travões
Discos Frente Terra 300mm x 30mm
Asfalto 330mm x 30mm
Discos Atrás Terra 295mm x 10mm
Asfalto 295mm x 10mm
Pinças Frente Alcon, de quatro pistões
Atrás Alcon, de dois pistões

Sem comentários:

Enviar um comentário