sábado, 13 de março de 2021

ITÁLIA - Rally Il Ciocco e Valle del Serchio 2021

O Campionato Italiano Rally Sparco teve hoje a sua prova de abertura, onde como já é tradicional caber ao Rally Il Ciocco e Valle del Serchio inaugurar um dos mais competitivos e apetrechados Campeonatos nacionais de Ralis, disputados em todo o mundo. 

por: Carlos da Silva





Depois de nas três primeiras especiais Thierry Neuville, Craig Breen (ambos em Hyundai i20 R5) e o italiano Stefano Albertini em Skoda Fabia Rally2 evo terem passado pelo comando da prova, logo no terceiro troço o irlandês da Hyundai viria a abandonar por despiste, permitindo que a partir daí a luta pela vitória iria apenas se cingir aos outros dois. 

Com as condições climatéricas a irem melhorando ao longo do dia, Neuville acabaria por aumentar paulatinamente a distancia para o piloto da BS Sport, vencendo 6 das 10 especiais do programa. Como “rali de treino” para o piloto belga, acabou por se revelar bastante produtivo, face os propósitos inicias da dupla belga em testarem em condições de corrida os pneus de asfalto da Pirelli e melhorarem a comunicação entre o vice-líder do Mundial e Martijn Wydaeghe, que se expressa em flamengo.

No que concerne ao CIR, ao longo do rali Stefano Albertini (Skoda Fabia Rally2 evo), Fabio Andolfi (Skoda Fabia R5) e Damiano De Tommaso (Citroën C3 Rally2) tiveram uma prestação notável, onde até ao início da derradeira secção, pouco mais de 10 seg. agrupava este “frenético” trio. Mas à dois troços do final - quando Andolfi e De Tommaso se encontravam empatados na segunda posição, o piloto da Meteco Corse acabaria por se juntar a Breen na lista de abandonos por despiste. 

Com um final de prova em modo “maximum attack” (vencendo mesmo a derradeira especial), Giandomenico Basso acabaria por destronar Andolfi da segunda posição, terminando a 8,7 seg. de Stefano Albertini, que conquistava assim a sua primeira (brilhante) vitória absoluta no principal Campeonato italiano de Ralis. 

Menos positivo foram os desempenhos de Paolo Andreucci (9.º) devido a rápida degradação dos pneus da MRF que equipavam o Skoda Fabia Rally2 evo, quando o asfalto se tornou mais seco a meio da tarde; do campeão em título Andrea Crugnola (10.º), devido à quebra de um semieixo no seu Hyundai i20 R5 que o fez perder cerca de um minuto e de Antonio Rusce (19.º), que a bordo do Skoda Fabia Rally2 evo da Erreffe Rally Team nunca rodou dentro do Top 15....

Nas 2 rodas motrizes, o agora piloto oficial da Peugeot Itália Andrea Nucita (Peugeot 208 Rally4) foi simplesmente imperial, sendo o mais rápido na totalidade dos 10 troços cronometrados. Na sua estreia em provas do CIR, Giacomo Guglielmini acabaria por levar o seu Ford Fiesta Rally4 à segunda posição, com apenas 5,1 seg. de vantagem sobre o Peugeot 208 Rally4 do Campeão Júnior em título, Christopher Lucchesi Jr (3.º).


44º RALLY IL CIOCCO E VALLE DEL SERCHIO



VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (6); Craig Breen (2); Stefano Albertini (2); Giandomenico Basso (1)
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville (SS1); Craig Breen (SS2); Stefano Albertini (SS3); Thierry Neuville (SS4 a 10)

PRINCIPAIS ABANDONOS:
42 Craig Breen / Paul Nagle (IE) Hyundai i20 R5 (acidente SS5)
9 Marco Pollara / Daniele Mangiarotti (IT) Citroën C3 Rally2 (acidente SS5)
16 Damiano De Tommaso / Massimo Bizzocchi (IT) Citroën C3 Rally2 (acidente SS9)
20 Marcello Razzini / Rudy Pollet (IT) Škoda Fabia R5 (travões SS4)


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