sábado, 6 de março de 2021

FINLÂNDIA - SM O.K. Auto-Ralli 2021

O SM O.K. Auto-Ralli, a segunda prova pontuável do Campeonato finlandês de Ralis, em termos desportivos, dividiu-se em duas partes coincidentes com as duas secções daquele evento: a primeira onde Juha Salo era então o mais forte do plantel e a segunda, já noite caída, onde Mikko Heikkilä tirou sobretudo partido da sua posição na estrada (5.ª), para se estrear a vencer no historial daquele Campeonato.


Por: Carlos da Silva
Photo Credits @Copyrights Hannu Rainamo



 
Juha Salo

Resumidamente, o momento da prova deu-se na penúltima e longa especial de Hermunen 2 (29.80 km), quando o aumento da queda de neve ao longo de toda a manhã, viria surpreender categoricamente o então líder da prova Juha Salo (Printsport), Emil Lindholm (TGS Worldwide) e Teemu Asunmaa (TGS Worldwide), sendo que este ultimo como líder do Campeonato em Kouvola, coube-lhe abrir os troços.

Todos os três, a bordo de Skoda Fabia Rally2 evo, viriam a encontrar os troços praticamente sem trajetórias “limpas”, perdendo mais de um minuto para Heikkilä, tendo inclusivamente feito piores registos que os melhores carros de 2 rodas motrizes…
 
Com as condições do terreno e meteorológicas manterem-se no derradeiro troço, Mikko Heikkilä viria desta forma a conquistar o seu primeiro triunfo no Campeonato Finlandês de ralis, com uma vantagem superior a um minuto sobre Salo (2.º), com este ultimo a “encabeçar” um grupo constituído por seis pilotos separados por menos de 30 seg.. 



A bordo de um Hyundai i20 R5, Riku Tahko viria a fechar os lugares do pódio, diante de Lindholm (4.º) e da jovem promessa de 20 anos  Aleksi Röyhkiö (4.º), que a bordo de um menos atual Skoda Fabia R5 está a fazer a sua primeira época a tempo inteiro com um carro de tração total.





Vencendo inclusivamente a ultima especial, Juuso Metsäla (6.º) em Skoda Fabia R5 viria a ultrapassar na geral o campeão em título Teemu Asunmaa (7.º), que nos derradeiros 40 kms cronometrados da prova, viria a perder quase um minuto e meio a “desbravar” a neve da estrada. Com este “magro” resultado, Asunmaa que lembre-se vinha de uma grande vitória na WRC3 no Rally do Ártico, perdeu a liderança do “SM” para Salo, sendo agora o terceiro da geral atrás de Lindholm. 




Na Classe SM2, Ville Hautamäki Motorsporti em Mitsubishi Lancer Evo IX liderou o Rali de principio ao fim, batendo em mais de 20 seg. Anssi Rytkönenn em carro idêntico. No derradeiro troço Jussi Lindberg viria a ultrapassar Kristian Kiviniemi (ambos em Mitsubishi Lancer Evo X), fechando ele os lugares do pódio.



Na estreia mundial do novo Ford Fiesta Rally3, o piloto da Estónia Ken Torn ficou à beira do Top 10 (11º), chegando a efectuar melhores tempos que os melhores pilotos locais com os tradicionais carros do agrupamento da Produção (SM2), o que não deixa de ser um bom prenuncio para um carro que ainda está longe de atingir o seu desenvolvimento na sua plenitude.

Na principal competição reservada às duas rodas motrizes (SM3), Sami Pajari em Ford Fiesta Rally4 a dominou por completo, terminando com 45,9 seg. de vantagem sobre Tuukka Hallia (2.º) e quase um52,2 sobre Lauri Joona (3.º), num pódio totalmente ocupado por carros produzidos pela M-Sport Poland.


16º SM O.K. AUTO-RALLI



VENCEDORES DE TROÇOS:
Juha Salo (3); Mikko Heikkilä (2); Juuso Metsälä (1)
LÍDERES DO RALLY:
Juha Salo (SS1 a 4); Mikko Heikkilä (SS5 a 6)


Se está a visualizar no seu telemóvel, para ver os vídeos, favor selecionar "Ver versão da Web" no fim da página, ou selecione o link com do realizador do vídeo.







Sem comentários:

Enviar um comentário