O World Rally Championship de 1997 foi a 25ª temporada do Campeonato Mundial de Rally da FIA. A temporada viu muitas mudanças no campeonato, com os Grupo A a serem parcialmente substituídos pelo World Rally Car. Um benefício inerente aos fabricantes ao adotar as regulamentações da WRC foi a remoção da necessidade de produzir em massa versões de estrada dos carros com os quais competiam, de acordo com as regras anteriores de homologação.
Isso significava que os veículos como o Escort RS Cosworth e Subaru Impreza 4WD não tinham mais de ser produzidos em massa para venda geral para poder competir a nível de Campeonato Mundial, atuando como um meio de atrair maior concorrência e envolvimento por parte dos fabricantes. Nos poucos anos seguintes, o Campeonato viu a presença adicional de carros WRC de empresas como Hyundai, Seat, Citroen e Peugeot, que competiriam sob as regulamentações da WRC sem ter que fabricar carros de estrada especializados equivalentes para venda pública. Tanto a Ford quanto a Subaru mudaram para a WRC em 1997, exceto a Mitsubishi, que ficou no Grupo A para manter os seus carros de estrada Mitsubishi Lancer Evolution. A transição de Subaru foi muito mais gradual por razões semelhantes com os primeiros Subaru Impreza WRC ainda em grande parte do Grupo A.
Os eventos também ficaram mais curtos e compactos, o sistema de rotação de eventos usado nas três temporadas anteriores foi descartado e os fabricantes inscritos foram obrigados a disputar o calendário expandido a 14 eventos pela primeira vez. No devido tempo, as regras do World Rally Car trariam novos fabricantes para a modalidade, mas no início de 1997 ainda era a Subaru contra Mitsubishi e a Ford, tal como antes, embora, no meio da temporada a Toyota Team Europe estivesse de volta com um Corolla World Rally Car.
O campeonato de Pilotos foi muito disputado e no final, Tommi Mäkinen venceu o seu segundo campeonato mundial de pilotos num Mitsubishi Lancer Evo IV com um único ponto à frente de Colin McRae com o Subaru Impreza WRC, após a rodada final na Grã-Bretanha. Carlos Sainz foi o terceiro na liderança do Ford Escort WRC, mas o título dos Fabricantes foi conquistado pela Subaru.
Uma grande falha no novo sistema de classe foi exposta pela velocidade crescente dos carros da FIA 2-Litros da Copa do Mundo de Rally. Os carros de especificação de asfalto construídos pela Peugeot e pela Renault que competiram nos campeonatos francês, espanhol e português tornaram-se grandes ameaças nos eventos de asfalto da Catalunya e no Tour de Corse com Gilles Panizzi derrotando todos, exceto dois World Rally Cars de tração às quatro rodas, no seu Peugeot 306 Maxi, assumindo o terceiro lugar em ambos os eventos.
SUBARU IMPREZA S3 WRC 97 GC8
2.000cc; 300cv; 1230kg
Colin McRae - 14 eventos . 1º Safari, Córsega, Sanremo, Austrália e RAC, 2º Indónésia
Piero Liatti - 5 eventos . 1º Monte Carlo; 2º Catalunha e Sanremo
Kenneth Eriksson - 10 eventos . 1º Suécia e Nova Zelândia; 3º Argentina e Indonésia
Frédéric Dor - 15º Sanremo
SUBARU IMPREZA GT 4WD - A8
2.000cc; 300cv; 1230kg
Olivier Burri - 7º Monte Carlo
Frédéric Dor - 5 eventos . 6º Safari
Masao Kamioka - 3 eventos . 6º Portugal
Rui Madeira - 2 eventos . 6º Catalunha
Yukihiko Sakurai - 3 eventos . 8º Acrópole
Pierre Colard - 5 eventos . 16º Córsega
Aris Vovos - 9º Acrópolole
'Possum' Bourne - 2 eventos . 5º Nova Zelândia e Austrália
Diego Oldrati - 9º Sanremo
Andrea Navarra - 3 eventos
Angelo Medeghini, Andrea Dallavilla e Krzysztof Hołowczyc - 1 evento
MITSUBISHI LANCER EVO IV - A8
2.000cc; 300cv; 1230kg
Tommi Mäkinen - 14 eventos . 1º Portugal, Catalunha, Argentina e Finlândia; 2º Austrália; 3º Monte Carlo, Suécia, Acrópole e Sanremo
Richard Burns - 8 eventos .2º Safari
Geof Argyle - 1 evento
MITSUBISHI LANCER EVO III - A8
2.000cc; 300cv; 1230kg
Uwe Nittel - 7 eventos . 5º Monte Carlo
Ed Ordynski - 6º Austrália
Kenjiro Shinozuka - 1 evento
FORD ESCORT WRC
2.000cc; 300cv; 1230kg
Carlos Sainz - 14 eventos . 1 Acrópole e Indonésia; 2º Monte Carlo, Suécia e Nova Zelândia; 3º RAC
Armin Schwarz - 6 eventos . 3º Portugal
Juha Kankkunen - 8 eventos . 2º Acrópole, Finlândia, Indonésia e RAC
Angelo Medeghini - 10º RAC
Fernando Peres, Franco Cunico e Bruno Thiry - 1 evento
Grégoire De Mévius - 4 eventos . 4º Portugal
Leonídas Kyrkos - 10º Acrópole
Jarmo Kytölehto - 3º Finlândia
Sebastian Lindholm - 4º Finlândia
Ari Vatanen - 8º RAC
FORD ESCORT RS COSWORTH - A8
2.000cc; 300cv; 1230kg
Didier Auriol, Dieter Depping, César Baroni, Jarmo Kytölehto e Gustavo Louro - 1 evento
Jean-Pierre Richelmi- 2 eventos . 5º Portugal
Mats Jonsson - 9º Suécia
Stig Blomqvist - 10º Suécia
TOYOTA COROLLA WRC E111
2.000cc; 300cv; 1230kg
Didier Auriol - 5 eventos . 3º Austrália
Marcus Grönholm - 2 eventos . 5º RAC
Neal Bates - 2 eventos . 8º Austrália
Freddy Loix - 5º Sanremo
2.000cc; 300cv; 1230kg
Freddy Loix - 5 eventos . 2º Portugal
Marcus Grönholm - 3 eventos . 4º Argentina
Thomas Rådström - 2 eventos . 5º Suécia e Acrópole
Didier Auriol - 5º Argentina
Henrik Lundgaard - 6º Monte Carlo
Isolde Holderied - 8º Monte Carlo
Tomas Jansson - 2 eventos . 5º Finlândia
Ian Duncan - 3º Safari
Andrea Aghini - 7º Sanremo
Raúl Sufan - 9 eventos . 7º Argentina
Pierlorenzo Zanchi - 11º Sanremo
Yoshio Fujimoto - 2 eventos . 5º Indonésia
Neal Bates - 6º Nova Zelândia
Pasi Hagström - 6º Finlândia
José Maria Ponce - 1 evento
AUDI 80 COUPE S2 B3 - A8
2200cc; 300cv; 1230kg
Rudi Stohl - 8º Safari
Esa Saarenpää - 1 evento
F2
SEAT IBIZA KIT CAR
2.000cc; 250cv; 960kg
Harri Rovanperä - 4 eventos . 8º Argentina
Oriol Gómez - 4 eventos . 9º Argentina
Erwin Weber - 11º Portugal
David Higgins - 31º RAC
'Stratissino' - 20º Acrópole
Bruno Thiry e Renaud Verreydt - 1 evento
SEAT IBIZA KIT CAR EVO
2.000cc; 260cv; 960kg
Harri Rovanperä - 6 eventos . 7º Indonésia
Oriol Gómez - 6 eventos . 15º Acrópole e Nova Zelândia
Erwin Weber - 2 eventos - 9º Indonésia
Gwyndaf Evans - 1 evento
SKODA FELICIA 1.6 KIT CAR
1.600cc; 180cv; 870kg
Emil Triner - 8 eventos . 11º Monte Carlo
Pavel Sibera - 7 eventos . 10º Argentina
Jindřich Štolfa - 2 eventos
Fabio Danti - 17º Sanremo
Bernard Munster - 1 evento
SKODA OCTAVIA KIT CAR
2.000cc; 270cv; 960kg
Pavel Sibera - 2 eventos
Emil Triner - 1 evento
PEUGEOT 306 MAXI EVO
2.000cc; 300cv; 960kg
François Delecour - 2 eventos . 4º Córsega
Gilles Panizzi - 2 eventos . 3º Catalunha e Córsega
Jaime Azcona - 7º Catalunha
PEUGEOT 306 MAXI
2.000cc; 280cv; 960kg
Adruzilo Lopes - 10º Portugal
Pierre Colard - 1 evento
PEUGEOT 106 MAXI
1.600cc; 220cv;
Miguel Fuster - 14º Catalunha
Jean-Baptiste Serpaggi, Michel Boetti e Priscille de Belloy - 1 evento
RENAULT MEGANE MAXI
2.000cc; 275cv; 960kg
Philippe Bugalski - 6~Córsega
Serge Jordan - 7º Córsega
Jonas Kruse - 2 eventos . 16º Finlândia
Claude Balesi - 11º Córsega
Raphael Sperrer - 4 eventos . 9º Catalunha
Jean-Pierre Manzagol - 13º Córsega
Corrado Fontana - 12º Sanremo
Robbie Head - 20º RAC
José Carlos Macedo, Pedro Azeredo, Miguel Martínez-Conde, Paolo Andreucci, Piero Longhi e Martin Rowe - 1 evento
VOLKSWAGEN GOLF MK3 KIT CAR
2.000cc; 285cv; 960kg
Alister McRae - 4 eventos . 9º Portugal
Tapio Laukkanen - 2 eventos . 11º Finlândia
Jörgen Jonasson - 14º Suécia
NISSAN SUNNY GTi - A7
2.000cc; 225cv; 950kg
Toni Gardemeister - 2 eventos . 12º Finlândia
NISSAN MICRA KIT CAR
1.300cc; 155cv; 790kg
Mark Higgins - 1 evento
Masahiro Takasaki - 58º RAC
Geoff Jones - 1 evento
NISSAN ALMERA KIT CAR
2.000cc; 270cv; 960kg
Mark Higgins - 1 evento
OPEL ASTRA GSi 16V - A7
2.000cc; 230cv; 925kg
Per Svan - 3 eventos . 15º Suécia
Juha Salo (N3) - 1 evento
CITROËN ZX KIT CAR
2.000cc; 255cv; 1015kg
Jesús Puras - 1 evento
CITROËN ZX 16S - A7
2.000cc; 210cv; 1000kg
Alain Pellerey - 20º Monte Carlo
CITROËN SAXO KIT CAR
1.600cc; 220cv; 890kg
Patrick Magaud - 12º Córsega
FORD ESCORT KIT CAR
2.000cc; 250cv; 940kg
Daniel Alonso - 12º Catalunha
SUZUKI BALENO WAGON KIT CAR GC41W
1.900cc; 265cv; 1000kg
Nobuhiro Tajima - 3 eventos . 13º Indonésia
PWRC
MITSUBISHI LANCER EVO III - N4
Gustavo Trelles - 9 eventos . 6º Argentina
Manfred Stohl - 6 eventos . 8º Portugal
Luis Climent - 6 eventos . 12º RAC
Kenneth Bäcklund - 11º Suécia
Armin Kremer - 10º Monte Carlo
Stig-Olov Walfridsson - 12º Suécia
Juha Kangas - 2 eventos . 13º Suécia
Kris Rosenberger - 2 eventos
Kurt Göttlicher - 5 eventos . 13º Argentina
Miguel Campos - 1 evento
Jorge Recalde - 14º Argentina
Jani Paasonen - 21º Finlândia
MITSUBISHI LANCER EVO IV - N4
Reece Jones - 10º Nova Zelândia
Jouko Puhakka - 9º Finlândia
Manfred Stohl - 20º Finlândia
Luis Climent - 22º Finlândia
Juuso Pykälistö - 1 evento
Janne Tuohino - 1 evento
PROTON WIRA EVO - N4
Karamjit Singh - 4 eventos . 6º Indonésia
Katsuhiko Taguchi - 2 eventos
SUBARU IMPREZA GT 4WD GC8 - N4
Shigeyuki Konishi - 3 eventos . 8º Indonésia
Johnny Hellier - 9º Safari
Bror Danielsson - 25º Suécia
Achim Mörtl - 17º Córsega
Hideaki Miyoshi - 2 eventos . 13º Austrália
Toshihiro Arai - 16º Austrália
FORD ESCORT RS COSWORTH - N4
Horácio Franco - 18º Portugal
Augusto Magalhães - 22º Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário