Decorreu hoje a apresentação oficial do World Rally Championship 2018, no Salão Autosport International em Birmingham.
Sébastien Ogier teve a honra de cortar a fita durante a abertura do salão, para em seguida serem revelados os carros e equipas 2018.
Agora com o apoio da Ford, a equipa M-Sport (campeã 2017) deu a conhecer a renovada decoração para 2018, sendo mesmo a que apresentou alterações mais visíveis.
Sébastien Ogier e Elfyn Evans são os pilotos que irão marcar presença em todos os rallies e ao contrário do ano passado, a decoração será idêntica para os dois pilotos.
De Fiesta R5 no Monte Carlo e Alemanha, Teemu Suninen será o terceiro piloto com as mesmas cores, mas tem para já previsto 8 rallies com o Fiesta WRC e Bryan Bouffier apoiado pela YACCO no Monte Carlo e Córsega. O programa de Eric Camilli ainda não foi revelado, mas deverá estar novamente ao volante do Fiesta R5, não se sabendo se irá competir em alguns eventos no terceiro Fiesta WRC.
Apesar de ter estreado algumas partes da nova versão ainda no Wales Rally GB 2017, a Hyundai Motorsport apresentou a versão final em Birmigham, com as novas cores que só os mais atentos conseguem ver as diferenças da versão 2017.
Sem ser novidade, Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen serão os únicos pilotos com programa completo, uma vez que Dani Sordo e Hayden Paddon terão apenas um programa repartido, com excepção do Rally de Portugal, onde estarão os quatro carros oficiais. Sendo assim, Sordo fará Monte Carlo, México, Córsega, Argentina, Portugal, Alemanha e Catalunha, com a maioria do seu programa na parte inicial do campeonato. Quanto a Paddon, estará mais concentrado na segunda metade do campeonato nos rallies da Suécia, Portugal, Itália, Finlândia, Turquia, Gales e Austrália.
O Hyundai i20 NG R5 do jovem finlandês Jari Huttunen também marcou presença no salão, não tendo ainda o programa totalmente definido, mas já se sabe que estará na Suécia e no México.
A Toyota Gazoo Racing também mostrou as alterações definitivas da versão 2018 do Yaris WRC, sendo a única equipa com três pilotos fixos para toda a temporada, com a novidade do estónio Ott Tänak.
Mesmo com os novos apoios aerodinâmicos e da nova grelha frontal, o Toyota não alterou nada na decoração do Yaris e vai continuar a não ter nenhum destaque para diferenciar os seus três pilotos que se torna sempre confuso para identificar sem ser através do número que nem sempre está visível.
Ainda sem o Yaris R5, a equipa vai manter os dois jovens japoneses a competir com carros da M-Sport, com Hiroki Arai e Takamoto Katsuta a marcar presença na Suécia, Córsega, Portugal, Itália e Finlândia.
Se existem diferenças no Citroën C3 WRC, ainda não foi possível identifica-las em comparação ao carro que competiu em 2017, tanto a nível decorativo, como de apoios aerodinâmicos.
Kris Meeke será o único piloto com programa completo, Craig Breen em dez eventos (Monte Carlo, Suécia, Agentina, Portugal, Itália, Finlândia, Alemanha, Turquia, Gales e Austrália) e os restantes três com Sébastien Loeb (México, Córsega e Catalunha). Khalid Al-Qassimi também estará num terceiro carro em alguns rallies, mas a grande novidade do dia, foi a confirmação de Mads Østberg como terceiro piloto no Rally da Suécia. Para já, é a única confirmação por parte do Norueguês, onde provavelmente, será um teste para futuras decisões.
No ano de lançamento do carro, O C3 R5 vai competir no WRC2 pelas mãos de Stéphane Lefebvre que foi despromovido da equipa principal, mas com a promessa de regressar se mostrar resultados positivos. Espera-se que o novo carro esteja homologado em abril, para a estreia na Córsega em solo francês.
A Proton também marcou presença com o novo Iriz R5, preparado pela MEM com motorização Mitsubishi, em vez da Renault que equipava o Satria S2000 e com homologação estimada para abril. Não se sabe ainda as verdadeiras intenções do construtor malaio, mas fala-se numa eventual participação no WRC2 ou no APRC.
Com a produção 2018 já esgotada, o novo Volkswagen Polo GTi R5, tem estreia marcada para o Rally da Alemanha no final de agosto.
Com a chegada na categoria R5, muito se especula sobre o regresso da Skoda ao mais alto nível, mas agora com outro conhecimento e meios disponíveis, faz muito sentido este regresso que já foi desmentido pelo diretor de equipa - mas será que iriam dizer já tudo? Esperam-se novas regras para 2020 e até lá, haverá novidades por parte de algumas equipas.
Pontus Tidemand marcou presença com o seu navegador, mas irá começar a sua temporada na Suécia, uma vez que em Monte Carlo estará Jan Kopecký, Ole Christian Veiby e Kalle Rovanperä em carros alugados a outras equipas. Quanto a Juuso Nordgren ainda não se sabe quando inicia o seu programa.
Outras das grandes novidades para 2018, foi o "upgrade" no WRC+. Pela primeira vez na história do campeonato, todos os troços de cada ronda serão mostrados tal como acontece. Adicionalmente, a transmissão em direto vai incluir as cerimónias de abertura e fecho de cada rally, bem como, as conferencias de imprensa e sessão de autógrafos.
"Com o WRC+ All Live, é possível ver em todo o lado, a qualquer hora e em qualquer dispositivo - computador, portátil, smart TV ou telemóvel" disse Ciesla.
"Os adeptos não vão perder nada, uma vez que todas as especiais podem ser acompanhadas em direto ou em diferido e um guia com programa interactivo vai providenciar informações preciosas para os adeptos em cada dia."
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