Apesar de um susto na penúltima especial, por ter dado um toque com uma dos rodas do Yaris WRC, Esapekka Lappi teve um dia tranquilo onde bastou controlar a sua vantagem e vencer pela primeira vez de forma brilhante no WRC na sua quarta participação com um World Rally Car.
Para além do vencedor, todos tinham os olhos postos em Suninen, Hänninen e Evans, todos eles separados por 5,6s para uma grande luta pela segunda posição.
Teemu Suninen manteve a segunda posição até à penúltima especial quando perdeu quase 20s com um pião, perdendo a batalha pelo lugar intermédio do pódio e não conseguir melhor do que a quarta posição no seu segundo rally com um WRC.
Juho Hänninen chegou a empatar com Suninen no segundo lugar no inicio da manhã, baixou para quarto depois de dar um toque num rolo de erva, mas venceu a penúltima especial e retomou a segunda posição.
Na Power Stage, Elfyn Evans fez o segundo melhor tempo, derrotou Hänninen no rally por 0,3s, igualando o seu melhor resultado obtido na Argentina deste ano em que esteve perto da vitória. Evans voltou a ser o segundo piloto mais rápido do dia, depois de um inicio menos bom com dificuldades em conseguir um bom setup.
Craig Breen voltou a ser o melhor piloto da Citroën, conseguindo defender-se de Thierry Neuville que passou a dividir a liderança do campeonato com Sébastien Ogier, ao conseguir 3 pontos extra na Power Stage.
Ott Tänak venceu a Power Stage e subiu novamente ao terceiro lugar do campeonato, por troca com Latvala que acabou por ser o piloto azarado do rally, abandonando com uma falha elétrica no Yaris WRC.
Jari Huttunen obteve uma brilhante vitória no WRC2, no seu primeiro rally a sério com uma viatura R5. O jovem finlandês tinha apenas participado num pequeno rally local na semana passada, mas conseguiu derrotar pilotos muito mais experientes, incluindo Eric Camilli - piloto oficial da M-Sport.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Ott Tänak (2); Teemu Suninen (3); Jari-Matti Latvala (9); Esapekka Lappi (9); Thierry Neuville (1); Elfyn Evans (1); Juho Hänninen (1)
LÍDERES DO RALLY:
Ott Tänak (SS1 a 3); Jari-Matti Latvala (SS4 a 9); Esapekka Lappi (SS10 a 14); Jari-Matti Latvala (SS15 a 18); Esapekka Lappi (SS19 a 25)
DIA 3 NESTE RALLY FNLAND
PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (F) Ford Fiesta WRC (acidente/suspensão na SS4)
31 Ole Christian Veiby / Stig Rune Skaermoen (N) Skoda Fabia R5 (acidente na SS15)
38 Fabio Andolfi / Manuel Fenoli (I) Hyundai i20 R5 (acidente na SS15)
Sem comentários:
Enviar um comentário