sábado, 12 de novembro de 2016

WRC - O que poderá ter de novo no regulamento 2017

Várias regras poderão ser alteradas na próxima temporada do World Rally Championship que foram discutidas na última reunião do World Motor Sport Council a 2 de novembro, mas a decisão final, ficou marcada para o dia 30 de novembro.





CALENDÁRIO
Apesar do Promotor WRC ter apresentado uma lista de 14 rallies, a Turquia já pediu para que o seu regresso ao WRC fosse adiado para 2018. Monte Carlo, Suécia, México, Córsega, Argentina, Portugal e Sardenha já têm datas marcadas e os restantes seis rallies, serão apresentados no final do mês.

"PRIVATEER CUP"
Destinado aos World Rally Cars atuais, vai ser criado o FIA WRC Trophy ("Privateer Cup") que já foi aprovado e os primeiros tópicos do regulamento foram preparados.
O sistema de pontuação será idêntico ao WRC2 e WRC3, sendo possível marcar pontos em qualquer rally, mas só serão contabilizados os melhores seis resultados de sete pontuações máximas.

POWER STAGE
A proposta da alteração das pontuações na Power Stage para os cinco primeiros (5-4-3-2-1), permaneceu como proposta e vai ser decidida na próxima reunião do WMSC.

ORDEM DE PARTIDA
Outro ponto importante que vai ser decidido no final do mês, é a ordem de partida dos pilotos prioritários P1. Foram apresentadas quatro opções, mas a que prevaleceu foi a mesma utilizada até 2015, ou seja, a partir do segundo dia, seria em ordem inversa entre os top 10. No entanto, a decisão final não foi tomada e caso a anterior seja rejeitada, ficará como está atualmente, com a ordem de partida a ser inversa apenas no último dia. 

WRC3/JUNIOR
Apesar de alguns rumores, o WRC3 e o JWRC vão continuar na próxima temporada. Ainda não se sabe com que carros os jovens pilotos vão disputar o JWRC, mas a decisão final também será apresentada dentro de duas semanas e meia.

"YELLOW CARD"
A FIA vai começar a atribuir, se necessário, um "cartão amarelo" aos organizadores dos eventos, no caso de quererem identificar algum aspeto menos bom de um rally, para que este seja melhorado. Se o aviso não for melhorado no ano seguinte, o evento correrá o risco de ser excluído do campeonato. 

fonte: Martin Holmes

Sem comentários:

Enviar um comentário