Várias regras poderão ser alteradas na próxima temporada do World Rally Championship que foram discutidas na última reunião do World Motor Sport Council a 2 de novembro, mas a decisão final, ficou marcada para o dia 30 de novembro.
CALENDÁRIO
Apesar do Promotor WRC ter apresentado uma lista de 14 rallies, a Turquia já pediu para que o seu regresso ao WRC fosse adiado para 2018. Monte Carlo, Suécia, México, Córsega, Argentina, Portugal e Sardenha já têm datas marcadas e os restantes seis rallies, serão apresentados no final do mês.
"PRIVATEER CUP"
Destinado aos World Rally Cars atuais, vai ser criado o FIA WRC Trophy ("Privateer Cup") que já foi aprovado e os primeiros tópicos do regulamento foram preparados.
Destinado aos World Rally Cars atuais, vai ser criado o FIA WRC Trophy ("Privateer Cup") que já foi aprovado e os primeiros tópicos do regulamento foram preparados.
O sistema de pontuação será idêntico ao WRC2 e WRC3, sendo possível marcar pontos em qualquer rally, mas só serão contabilizados os melhores seis resultados de sete pontuações máximas.
POWER STAGE
A proposta da alteração das pontuações na Power Stage para os cinco primeiros (5-4-3-2-1), permaneceu como proposta e vai ser decidida na próxima reunião do WMSC.
A proposta da alteração das pontuações na Power Stage para os cinco primeiros (5-4-3-2-1), permaneceu como proposta e vai ser decidida na próxima reunião do WMSC.
ORDEM DE PARTIDA
Outro ponto importante que vai ser decidido no final do mês, é a ordem de partida dos pilotos prioritários P1. Foram apresentadas quatro opções, mas a que prevaleceu foi a mesma utilizada até 2015, ou seja, a partir do segundo dia, seria em ordem inversa entre os top 10. No entanto, a decisão final não foi tomada e caso a anterior seja rejeitada, ficará como está atualmente, com a ordem de partida a ser inversa apenas no último dia.
Outro ponto importante que vai ser decidido no final do mês, é a ordem de partida dos pilotos prioritários P1. Foram apresentadas quatro opções, mas a que prevaleceu foi a mesma utilizada até 2015, ou seja, a partir do segundo dia, seria em ordem inversa entre os top 10. No entanto, a decisão final não foi tomada e caso a anterior seja rejeitada, ficará como está atualmente, com a ordem de partida a ser inversa apenas no último dia.
WRC3/JUNIOR
Apesar de alguns rumores, o WRC3 e o JWRC vão continuar na próxima temporada. Ainda não se sabe com que carros os jovens pilotos vão disputar o JWRC, mas a decisão final também será apresentada dentro de duas semanas e meia.
Apesar de alguns rumores, o WRC3 e o JWRC vão continuar na próxima temporada. Ainda não se sabe com que carros os jovens pilotos vão disputar o JWRC, mas a decisão final também será apresentada dentro de duas semanas e meia.
"YELLOW CARD"
A FIA vai começar a atribuir, se necessário, um "cartão amarelo" aos organizadores dos eventos, no caso de quererem identificar algum aspeto menos bom de um rally, para que este seja melhorado. Se o aviso não for melhorado no ano seguinte, o evento correrá o risco de ser excluído do campeonato.
A FIA vai começar a atribuir, se necessário, um "cartão amarelo" aos organizadores dos eventos, no caso de quererem identificar algum aspeto menos bom de um rally, para que este seja melhorado. Se o aviso não for melhorado no ano seguinte, o evento correrá o risco de ser excluído do campeonato.
fonte: Martin Holmes
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