Reposicionado no calendário, devido ao cancelamento por falta de neve em fevereiro, o Rally Liepaja foi a nona e penúltima ronda do ERC que serviu para encontrar todos os campeões da presente temporada, quando ainda falta disputar o Rally de Chipre.
Ralfs Sirmacis dominou o rally do principio ao fim, vencendo com uma boa vantagem sobre o segundo classificado, onde só não foi o mais rápido na dupla passagem pela super especial em Great Amber. Na sua primeira temporada no mais alto escalão do ERC, o jovem letão foi o piloto que venceu mais rallies na presente temporada e vai a Chipre para lutar pela segunda posição do campeonato.
Alexey Lukyanuk optou por participar com um Evo X, mas a aposta não foi a melhor frente a super Sirmacis que tirou todo o partido do potencial do Fabia R5. Nos dois primeiros troços, a luta foi intensa entre os dois, mas Lukyanuk falhou uma travagem num cruzamento na terceira especial, e a partir desse momento, o russo continuou a perder alguns segundos na maioria dos troços, terminando em segundo a pouco mais de 1 minuto do vencedor.
Encontrando-se na segunda posição do campeonato, com apenas dois pontos de vantagem sobre Sirmacis, o piloto russo também vai disputar o Rally de Chipre.
Siim Plangi e Kajetan Kajetanowicz estiveram envolvidos numa grande luta durante a maior parte do rally. Apesar de alguma falta de potência na terceira especial e uma falha na direção assistida na seguinte, o polaco conseguiu recuperar novamente, passando para terceiro. A meio do segundo dia, o motor do Fiesta R5 desligou-se, perdendo cerca de 20 segundos para Plangi que conseguiu voltar à terceira posição. No entanto, a quarta posição final de Kajetanowicz, serviu para o polaco renovar o título do ERC, e como tal, não irá marcar presença em Chipre.
Larsen, Vorobjovs e Habaj estiveram numa boa luta pela quinta posição, mas Frank Toren Larsen capotou na nona especial, baixou algumas posições e não foi além da décima primeira posição. Jānis Vorobjovs subiu à quinta posição na terceira especial e manteve-se assim até abandonar a dois troços do fim com problemas no motor do Evo X. O polaco Łukasz Habaj acabou por ficar isolado em quinto, mas saiu de estrada na derradeira especial, quando tinha mais de 1 minuto de vantagem para Raimond Kisiels que aproveitou os problemas destes três pilotos para terminar em quinto.
Wojciech Chuchała esteve durante algum tempo na quarta posição do ERC2 e em décimo da classificação geral, mas acabou por perder posições para Maris Neikšans e Mārtiņš Svilis, para depois sair de estrada na derradeira especial. No entanto, o polaco conseguiu obter o título no ERC2 com mais de 50 pontos de vantagem para Giacomo Scattolon que abandonou na terceira especial com problemas na caixa de velocidades.
Sete pilotos do Júnior ERC (Griebel, Ingram, Tannert, Forsström, Niinemäe, Tokee e Sesks) estiveram a lutar pela vitória na Letónia, estando em causa o título desta competição. Apesar das poucas diferenças de tempo entre estes pilotos, Chris Ingram e Marijan Griebel foram os únicos a passar pela liderança, com vantagem na maior parte do rally para o piloto britânico. No entanto, já perto do final, Ingram ficou parado com uma avaria elétrica e Griebel aproveitou para vencer e ficar com o título de campeão. Por outro lado, Chris Ingram sagrou-se campeão no ERC3, com dois pontos de vantagem para Griebel que vai ao Chipre ao volante de um Fabia R5, como prémio de ter sido campeão Júnior.
Destaque ainda para o adolescente Kalle Rovanperä que participava na lista nacional da Letónia, onde obteve o melhor tempo na primeira especial, superando Sirmacis. No entanto, o jovem finlandês perdeu quase 5 minutos com problemas na direção assistida na segunda e terceira especial.
No segundo dia, com tudo a começar do zero, Rovanperä lutou de novo com Sirmacis até ao fim, sendo mais rápido do que o vencedor do rally em algumas especiais. O reconhecimento por parte do ERC ao jovem de 15 anos foi de tal forma que acabou por levar o Colin McRae Trophy, mas não foi o único, pois o local Mārtiņš Sesks com apenas 17 anos que lutou pela melhor posição no JERC, também foi galardoado com este troféu.
Ralfs Sirmacis dominou o rally do principio ao fim, vencendo com uma boa vantagem sobre o segundo classificado, onde só não foi o mais rápido na dupla passagem pela super especial em Great Amber. Na sua primeira temporada no mais alto escalão do ERC, o jovem letão foi o piloto que venceu mais rallies na presente temporada e vai a Chipre para lutar pela segunda posição do campeonato.
Alexey Lukyanuk optou por participar com um Evo X, mas a aposta não foi a melhor frente a super Sirmacis que tirou todo o partido do potencial do Fabia R5. Nos dois primeiros troços, a luta foi intensa entre os dois, mas Lukyanuk falhou uma travagem num cruzamento na terceira especial, e a partir desse momento, o russo continuou a perder alguns segundos na maioria dos troços, terminando em segundo a pouco mais de 1 minuto do vencedor.
Encontrando-se na segunda posição do campeonato, com apenas dois pontos de vantagem sobre Sirmacis, o piloto russo também vai disputar o Rally de Chipre.
Siim Plangi e Kajetan Kajetanowicz estiveram envolvidos numa grande luta durante a maior parte do rally. Apesar de alguma falta de potência na terceira especial e uma falha na direção assistida na seguinte, o polaco conseguiu recuperar novamente, passando para terceiro. A meio do segundo dia, o motor do Fiesta R5 desligou-se, perdendo cerca de 20 segundos para Plangi que conseguiu voltar à terceira posição. No entanto, a quarta posição final de Kajetanowicz, serviu para o polaco renovar o título do ERC, e como tal, não irá marcar presença em Chipre.
Larsen, Vorobjovs e Habaj estiveram numa boa luta pela quinta posição, mas Frank Toren Larsen capotou na nona especial, baixou algumas posições e não foi além da décima primeira posição. Jānis Vorobjovs subiu à quinta posição na terceira especial e manteve-se assim até abandonar a dois troços do fim com problemas no motor do Evo X. O polaco Łukasz Habaj acabou por ficar isolado em quinto, mas saiu de estrada na derradeira especial, quando tinha mais de 1 minuto de vantagem para Raimond Kisiels que aproveitou os problemas destes três pilotos para terminar em quinto.
Wojciech Chuchała esteve durante algum tempo na quarta posição do ERC2 e em décimo da classificação geral, mas acabou por perder posições para Maris Neikšans e Mārtiņš Svilis, para depois sair de estrada na derradeira especial. No entanto, o polaco conseguiu obter o título no ERC2 com mais de 50 pontos de vantagem para Giacomo Scattolon que abandonou na terceira especial com problemas na caixa de velocidades.
Sete pilotos do Júnior ERC (Griebel, Ingram, Tannert, Forsström, Niinemäe, Tokee e Sesks) estiveram a lutar pela vitória na Letónia, estando em causa o título desta competição. Apesar das poucas diferenças de tempo entre estes pilotos, Chris Ingram e Marijan Griebel foram os únicos a passar pela liderança, com vantagem na maior parte do rally para o piloto britânico. No entanto, já perto do final, Ingram ficou parado com uma avaria elétrica e Griebel aproveitou para vencer e ficar com o título de campeão. Por outro lado, Chris Ingram sagrou-se campeão no ERC3, com dois pontos de vantagem para Griebel que vai ao Chipre ao volante de um Fabia R5, como prémio de ter sido campeão Júnior.
Destaque ainda para o adolescente Kalle Rovanperä que participava na lista nacional da Letónia, onde obteve o melhor tempo na primeira especial, superando Sirmacis. No entanto, o jovem finlandês perdeu quase 5 minutos com problemas na direção assistida na segunda e terceira especial.
No segundo dia, com tudo a começar do zero, Rovanperä lutou de novo com Sirmacis até ao fim, sendo mais rápido do que o vencedor do rally em algumas especiais. O reconhecimento por parte do ERC ao jovem de 15 anos foi de tal forma que acabou por levar o Colin McRae Trophy, mas não foi o único, pois o local Mārtiņš Sesks com apenas 17 anos que lutou pela melhor posição no JERC, também foi galardoado com este troféu.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Ralfs Sirmacis (11); Alexey Lukyanuk (2)
LÍDERES DO RALLY:
Ralfs Sirmacis (SS1 a 13)
RALLY LIEPAJA
PRINCIPAIS ABANDONOS:
7 - Jarosław Kołtun / Ireneusz Pleskot (POL) Ford Fiesta R5 (travões antes da SS3) rally2
6 - Raul Jeets / Andrus Toom (EST) Skoda Fabia R5 (capotou na SS5)
8 - Łukasz Habaj / Jacek Spentany (POL) Ford Fiesta R5 (acidente na SS13)
14 - Giacomo Scattolon / Paolo Zanini (ITA) Mitsubishi Lancer Evo IX (caixa de veloc. após SS3)
16 - Jānis Vorobjovs / Andris Mālnieks (LVA) Mitsubishi Lancer Evo X (motor na SS11)
12 - Wojciech Chuchała / Daniel Dymurski (POL) Subaru Impreza STI (acidente na SS13)
24 - Nikolay Gryazin / Yaroslav Fedorov (RUS) Peugeot 208 R2 (capotou na SS2) rally2
22 - Łukasz Pieniążek / Przemysław Mazur (POL) Opel Adam R2 (motor na SS9)
23 - Dominik Brož / Petr Těšínský (CZE) Ford Fiesta R2 (capotou na SS9)
20 - Chris Ingram / Elliott Edmondson (GBR) Opel Adam R2 (avaria elétrica na SS11)
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