quarta-feira, 10 de agosto de 2016

WRC - Neste Oil Rally Finland 2016

Por: Carlos da Silva
DIA 1
O primeiro dia do Rally da Finlândia foi quase um "copy paste" ao que se assistiu no último Rally de Portugal. Tirando bastante partido da sua posição de partida na estrada, permitiu ao britânico Kris Meeke em Citroen DS3 WRC, tomar a liderança da prova logo após a primeira das onze especiais disputadas.




Sendo o mais rápido em quatro troços, o piloto da Abu Dhabi Total WRT teve inicialmente dois pilotos que conseguiam aproximar-se do seu ritmo: Jari-Matti Latvala e Ott Tänak. O finlandês da Volkswagen, vencedor de três troços, não evitou um toque numa berma provocando-lhe um furo e a perda de 16s para Meeke, sendo no entanto um "desafogado" segundo da geral, a 18,1 da liderança.

Menos sorte teve Tänak, vencedor de quatro troços, que devido a um pião, partiu uma das transmissões do seu Ford Fiesta RS WRC, perdendo depois mais 25 segundos com um furo e uma queda para a oitava posição.

Autor de uma prova muito regular, Thierry Neuville (Hyundai) fecha os lugares do pódio tendo apenas 1,1 seg. de vantagem sobre Andreas Mikkelsen (VW) que admitiu ter efectuado alguns erros de condução.

Craig Breen (Citroen), Hayden Paddon (Hyundai) e Mads Ostberg (Ford), são respectivamente 5.º, 6.º e 7.º da geral com menos de 10 segundos a separar este trio.

Nota final sobre Sébastien Ogier que no decorrer do 10.º troço perdeu mais de 16 minutos com o seu VW Polo R WRC preso numa berma, após uma ligeira saída num gancho.


DIA 2
Tal como se previa, no segundo dia do Rally da Finlândia assistiu-se a um reforço da liderança do Citroen de Kris Meeke, onde o piloto britânico voltou novamente a tirar o máximo partido da sua posição na estrada (8º) para aumentar para 41 seg. a sua vantagem sobre o segundo classificado, Jari-Matti Latvala.

O piloto da Abu Dhabi Total WRT venceu quatro das oito especiais disputadas hoje e quando faltam disputar apenas 33.96 km em troços cronometrados tudo indica que a questão da vitória na prova é um "assunto" praticamente arrumado.

Sem dar qualquer sinal de arriscar o quer que seja, Latvala manteve um andamento rápido q.b. pensando essencialmente já nos pontos para o Campeonato, quer dos Pilotos quer dos Construtores, já que Ogier (31.º) desde cedo ficou longe dos lugares da frente e a Hyundai tem os seus dois pilotos "pontuáveis" dentro do Top 6.

Mas o destaque da etapa deverá recair em Craig Breen, com o piloto irlandês a ocupar uma magnifica terceira posição, aproveitando alguma falta de confiança de Andreas Mikkelsen (desceu para 8º), do Hyundai de Thierry Neuville (5º) - que segundo o piloto belga, escorregava muito e de um novo furo de Ott Tanak (4º).

O piloto da DMack está apenas 11,5 seg. de Breen e de um dos lugares no pódio mas tem atrás de si Neuville (+6.4), Paddon (+9.1) e Østberg a 11.5. Promete!

Pela negativa estiveram Lorenzo Bertelli (despiste) e Eric Camilli, com o piloto M-Sport World Rally Team a sair de estrada quando era o nono da geral o que revela que a sua adaptação ao Ford Fiesta RS WRC tem sido particularmente difícil.

Na WRC2, domínio dos carros da Skoda, com o piloto oficial da Škoda Motorsport Esapekka Lappi a ter praticamente assegurada a sua primeira vitória da época, tendo 46,9 seg. de vantagem sobre o seu compatriota Teemu Suninen (Skoda Fabia R5) e do seu colega de equipa Pontus Tidemand (+58,0)


DIA 3 (por Paulo Homem)
Depois de Portugal, Kris Meeke aproveitou da melhor forma as regras do Mundial de Ralis, para somar uma nova e excelente vitória no Rally da Finlândia.

No derradeiro dia havia apenas que manter a posição de liderança, gerindo o andamento, tanto mais que se percebeu que Latvala não poderia arriscar este seu segundo lugar, pois Ogier e Mikkelsen estavam muito atrasados e as contas das equipas são muito importante para a Volkswagen no Mundial.

No terceiro lugar é que estava tudo em aberto. Graig Breen esteve muito bem, ao não cometer qualquer erro, vencendo mesmo uma especial, o que lhe permitiu o primeiro pódio no Mundial de Ralis.

Ott Tänak começou o dia ao ataque, tentando apanhar Breen, mas na segunda especial do dia bateu e terminou a sua prestação nesta prova.

Neuville ficou na posição de atacar Breen, tendo mesmo vencido dois troços (um deles a Power Stage), mas o belga, numa fase bem competitiva da sua carreia, não conseguiu chegar ao pódio, ficando no 4º lugar.

Paddon também esteve nesta guerra pelo pódio, mas não conseguiu superar Nueville, nem muito menos Breen.

Esapekka Lappi venceu de forma estrondosa a WRC2, deixando Teemu Sunien no segundo lugar, ambos em Skoda Fabia R5.

Na Drive DMACk Cup, Max vatanen venceu em casa, ficando Bernardo Sousa no segundo lugar.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Andreas Mikkelsen (2); Ott Tänak (6); Kris Meeke (11); Jari-Matti Latvala (3); Sébastien Ogier (3); Thierry Neuville (2); Craig Breen (1)
LÍDERES DO RALLY:
Andreas Mikkelsen e Ott Tänak (SS1); Kris Meeke (SS2 a 24)



































DIA 1













DIA 2












DIA 3














Sem comentários:

Enviar um comentário