domingo, 8 de maio de 2016

ERC - SEAJETS Acropolis Rally 2016

O Acropolis Rally voltou a ser demolidor, como o sempre foi na sua longa história de competição. Os dois pilotos favoritos foram uma das vítimas dos traiçoeiros troços gregos e como tal, acabou por haver um vencedor que se estreava com o um novo carro.





Na primeira especial do rally, Kajetan Kajetanowicz capotou depois de cortar uma curva à direita, demorando cerca de 15 minutos para colocar o carro direito, numa zona onde não havia espetadores. O campeão em título regressou à estrada, venceu 8 dos 12 troços do rally, para recuperar da trigésima quarta posição até à oitava.

No seu primeiro troço ao volante do Fabia R5, Ralfs Sirmacis foi o mais rápido na primeira especial, distanciou-se de Alexey Lukyanuk quando este furou um pneu na segunda especial, mas viria a perder a liderança para o russo no derradeiro troço do primeiro dia.

No primeiro troço de hoje, Lukyanuk voltou a furar e a perder de novo a liderança para o jovem de 21 anos e depois tudo ficou ainda mais fácil para Sirmacis quando Lukyanuk danificou a suspensão no último troço da secção matinal. Com uma boa vantagem para o novo segundo classificado, Sirmacis acabou mesmo por vencer o seu primeiro rally do ERC, na estreia com o novo carro e Lukyanuk não foi além da décima posição.

Lambros Athanassoulas e Jaromír Tarabus estiveram envolvidos numa boa luta pela terceira posição durante o primeiro dia, mas hoje, o piloto local esteve mais rápido do que o checo e mbos acabaram por terminar em segundo e terceiro respetivamente, depois dos problemas de suspensão no carro de Lukyanuk.

Raul Jeets esteve sempre na quinta posição durante a maior parte do rally, ficando isolado nessa mesma posição, quando o suíço Federico Della Casa abandonou com problemas no Peugeot. No entanto, também Jeets beneficiou dos problemas no carro de Lukyanuk, para terminar numa excelente quarta posição. 

Wojciech Chuchała voltou a vencer no ERC2 e ainda terminar na quinta posição da clasificação geral, depois do seu compatriota Jarosław Kołtun ter-se atrasado na derradeira especial com um pneu furado.

Péter Ranga chegou a liderar o ERC2 e depois manteve durante muito tempo a segunda posição na classe, mas infelizmente, o piloto húngaro ficou parado na derradeira especial com problemas no Mitsubishi.

Tomasz Kasperczyk entrou no top 10, quando Antonín Tlusťák foi obrigado a desistir com o depósito de combustível furado, vindo a terminar em sétimo,depois de beneficiar de alguns abandonos.

No ERC3, o polaco Łukasz Pieniążek esteve a dominar a classe, mas viria a desistir após o último troço do primeiro dia, com problemas na caixa de velocidades do Opel.

O turco Murat Bostanci assumiu a liderança após os problemas de Pieniążek e manteve-se assim até ao final, terminando na décima segunda posição com o Fiesta R2T, com uma vantagem de 2m39,3s para Zoltan Bessenyey que terminou em segundo no ERC3.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ralfs Sirmacis (1); Kajetan Kajetanowicz (8); Alexey Lukyanuk (3)
LÍDERES DO RALLY:
Ralfs Sirmacis (SS1 a 5); Alexey Lukyanuk (SS6); Ralfs Sirmacis (SS7 a 12)

SEAJETS ACROPOLIS RALLY


























PRINCIPAIS ABANDONOS:
12 Antonín Tlusťák / Ladislav Kučera (CZE) Skoda Fabia R5 (rompeu depósito gasolina após SS5)
21 Łukasz Pieniążek / Przemysław Mazur (POL) Opel Adam R2 (caixa de velocidades na SS6)
7 Federico Della Casa / Domenico Pozzi (CHE/ITA) Peugeot 208 T16 (travões após SS7)
4 Dávid Botka / Péter Szeles (HUN) Citroën DS3 R5 (elétrico na SS10)
18 Péter Ranga / Viktor Bán (HUN) Mitsubishi Lancer Evo IX (avaria na SS12)






























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