domingo, 24 de abril de 2016

WRC - Rally Argentina 2016

Com apenas 28 viaturas à partida e se não fossem alguns Maxi Rally, o Rally Argentina só teria 22 concorrentes. Talvez a FIA comece a perceber que 14 rallies no calendário são demasiados para um campeonato desta dimensão e com custos muito elevados.
Desportivamente, esteve muito animado do principio ao fim, com uma luta a três pela vitória no rally.



Ogier e Sordo ficaram empatados com o melhor tempo na super especial disputada na noite de quinta feira, mas no inicio da manhã de sexta feira, o francês voltou a ser o mais rápido na primeira especial, mantendo-se na frente até ao troço seguinte.

Jari-Matti latvala começou a vencer troços a partir da terceira especial, passou para a liderança na seguinte e manteve-se assim até quase ao final da segunda etapa, até capotar quando cortou uma curva em demasiado e só regressar no domingo.

Para além de Ogier e Latvala, o neozelandês Hayden Paddon, demonstrou mais uma vez que está a atravessar um bom momento e a sua evolução tem sido constante. Paddon venceu cinco troços, passou para a liderança após o erro de Latvala, lutou com Ogier até ao final e acabou mesmo por vencer o seu primeiro rally do WRC.

Andreas Mikkelsen ocupou a quarta posição em quase todos os troços, subiu para terceiro depois do erro de Latvala, terminou a mais de 1 minuto de Paddon, mas manteve uma luta interessante com Dani Sordo que ficaram separados por 11,9s.

Mads Østberg esteve outra vez muito regular, mas sem velocidade para se bater com os melhores. O norueguês chegou a ter alguns problemas nas reduções da caixa de velocidades do Fiesta e também com a direção assistida, mas conseguiu terminar na quinta posição.

Thierry Neuville perdeu muitos minutos no primeiro dia, quando uma ficha se desligou e o belga foi obrigado a parar para procurar e conetar a ficha elétrica do Hyundai. O belga caiu para além da vigésima posição, mas conseguiu recuperar até à sexta posição final, depois de passar Marcos Ligato no último dia que se estreava com um Citroën DS3 WRC.

Nicolas Fuchs começou por liderar no WRC2, mas perdeu algumas posições quando ficou sem direção assistida na quarta especial. Abdulaziz Al Kuwari passou para a frente da competição e liderou até à décima segunda especial, altura essa em que saiu de estrada e ficou só com tração posterior. Fuchs já tinha recuperado terreno e aproveitou o erro do qatari para regressar à liderança e vencer o WRC2.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (4); Dani Sordo (1); Jari-Matti Latvala (6); Thierry Neuville (1); Hayden Paddon (5); Andreas Mikkelsen (1); Ott Tänak (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier e Dani Sordo (SS1); Sébastien Ogier (SS2 a 3); Jari-Matti Latvala (SS4 a 13); Hayden Paddon (SS14 a 18)



































PRINCIPAIS ABANDONOS:
12 Ott Tänak / Raigo Mõlder (EST) Ford Fiesta RS WRC (alternador após SS4) rally2
18 Valeriy Gorban / Volodymyr Korsia (UKR) Mini Cooper WRC (SS5)
37 Lorenzo Bertelli / Simone Scattolin (ITA) Ford Fiesta RS WRC (SS7) rally 2
2 Jari-Matti Latvala / Miika Antila (FIN) Volkswagen Polo R WRC (acidente na SS14) rally2
31 Elfyn Evans / Craig Parry (GBR) Ford Fiesta R5 (avaria elétrica antes da SS3) rally 2
35 Khalid Al-Suwaidi / Giovanni Bernacchini (QAT/ITA) Skoda Fabia R5 (avaria na SS2)
49 Augusto Bestard / Fernando Mendonça (PRY) Ford Fiesta R5 (SS7) rally 2

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