Quando se esperava alguma chuva logo pela manhã, os troços iniciais do Circuit of Ireland apresentaram-se secos, mas à tarde, a chuva caiu com alguma intensidade e provocou muitos sustos e algumas desistências por acidente.
Elfyn Evans começou por liderar, ao ser o mais rápido na primeira especial, apesar de problemas na direção assistida. No entanto, logo a seguir, partiu-se um suporte de uma correia e já não foi possível continuar hoje, mas amanhã o galês está de regresso.
Quando tinha um atraso de 6,4 segundos, Craig Breen passou para a liderança após o abandono prematuro de Evans, fez um excelente tempo na terceira especial onde ganhou mais de 20 segundos ao segundo mais rápido, para depois perder 14,1s na última do dia depois de ter feito um pião. De qualquer forma, o irlandês manteve-se em primeiro.
Depois de um tempo menos bom no inicio do rally, Kajetan Kajetanowicz venceu a segunda especial e aproximou-se de Breen, com apenas 0,9s de atraso. Na terceira especial, o polaco não conseguiu acompanhar o ritmo de Breen nos muitos saltos e lombas do troço, mas manteve-se na segunda posição a 25,1s do irlandês no final do dia.
Alastair Fischer foi sempre terceiro desde o inicio e sempre a pressionar Kajetanowicz, com o irlandês a vencer a última curta especial e terminar o dia só a 2,5s do polaco.
Desi Henry passou pela quarta e quinta posição, mas abandonou no final da terceira especial com um rolamento gripado numa doas rodas do Fabia R5.
Martin McCormark começou o rally algo nervoso, mas acabou por melhorar bastante e subir até à quarta posição num Fabia S2000, depois do sueco Fredrik Åhlin ter cometido um erro na última especial do dia e baixar para sétimo.
Jaromír Tarabus foi muito regular durante todo dia, aproveitando a experiencia adquirida no ano passado. O checo terminou o dia em quinto, mas está muito próximo de McCormack, com apenas 7,2s de atraso.
Josh Moffett foi igualmente muito regular, ao ocupar a sexta posição, até ser ultrapassado na classificação pelo checo. No entanto, o irlandês acabou por regressar à sexta posição com o erro de Åhlin.
Alexey Lukyanuk nem chegou a partir para o rally, depois de um aparatoso acidente nos testes no inicio da semana. Os danos até eram facilmente recuperáveis, mas o dinheiro disponível do russo foi só para reparar o carro.
Robert Consani voltou a trocar de navegador, mas regressou ao volante de um Citroën. Ontem, na Q.S., o francês teve uma saída de estrada, hoje começou o rally com muitos problemas na caixa de velocidades e já não arrancou para a segunda especial.
Keith Cronin era apontado como um dos principais pilotos para discutir as posições cimeiras, mas acabou por nem conseguir fazer a primeira curva do rally, batendo forte na mesma.
Wojciech Chuchała está sem surpresas, a dominar o ERC2, intrometendo-se mesmo em em lutas que não são suas, terminando o dia em décimo quinto no meio de muitos R5.
Marijan Griebel passou para a liderança do ERC3 e ERC Júnior na segunda especial, mas foi sempre pressionado por Nikolay Gryazin. No entanto, o jovem russo furou um pneu na última especial do dia e caiu para terceiro a 23 segundos do alemão e a 3,7s de Łukasz Pieniążek que foi o primeiro líder.
Chris Ingram começou bem, mas depois foi sempre a perder cerca de 15 segundos por troço para Griebel, acabando por recuperar a quarta posição, após Julius Tannert ter saído de estrada e não conseguir regressar à mesma, sem qualquer dano no Opel.
Steve Røkland apanhou um carro do Grupo N à sua frente e acabou por se distrair e bater numa barreira, arrancando a roda dianteira direita.
Quantos aos portugueses, João Correia nem chegou a participar, devido a um atraso de algumas peças para o Renault, mas Renato Pita é no momento o melhor representante português ao ocupar a quinta posição no ERC3, a mais de 7 minutos de Griebel e Marco Cid está em oitavo, mas igualmente em quinto entre os júniores.
Quando tinha um atraso de 6,4 segundos, Craig Breen passou para a liderança após o abandono prematuro de Evans, fez um excelente tempo na terceira especial onde ganhou mais de 20 segundos ao segundo mais rápido, para depois perder 14,1s na última do dia depois de ter feito um pião. De qualquer forma, o irlandês manteve-se em primeiro.
Depois de um tempo menos bom no inicio do rally, Kajetan Kajetanowicz venceu a segunda especial e aproximou-se de Breen, com apenas 0,9s de atraso. Na terceira especial, o polaco não conseguiu acompanhar o ritmo de Breen nos muitos saltos e lombas do troço, mas manteve-se na segunda posição a 25,1s do irlandês no final do dia.
Alastair Fischer foi sempre terceiro desde o inicio e sempre a pressionar Kajetanowicz, com o irlandês a vencer a última curta especial e terminar o dia só a 2,5s do polaco.
Desi Henry passou pela quarta e quinta posição, mas abandonou no final da terceira especial com um rolamento gripado numa doas rodas do Fabia R5.
Martin McCormark começou o rally algo nervoso, mas acabou por melhorar bastante e subir até à quarta posição num Fabia S2000, depois do sueco Fredrik Åhlin ter cometido um erro na última especial do dia e baixar para sétimo.
Jaromír Tarabus foi muito regular durante todo dia, aproveitando a experiencia adquirida no ano passado. O checo terminou o dia em quinto, mas está muito próximo de McCormack, com apenas 7,2s de atraso.
Josh Moffett foi igualmente muito regular, ao ocupar a sexta posição, até ser ultrapassado na classificação pelo checo. No entanto, o irlandês acabou por regressar à sexta posição com o erro de Åhlin.
Alexey Lukyanuk nem chegou a partir para o rally, depois de um aparatoso acidente nos testes no inicio da semana. Os danos até eram facilmente recuperáveis, mas o dinheiro disponível do russo foi só para reparar o carro.
Robert Consani voltou a trocar de navegador, mas regressou ao volante de um Citroën. Ontem, na Q.S., o francês teve uma saída de estrada, hoje começou o rally com muitos problemas na caixa de velocidades e já não arrancou para a segunda especial.
Keith Cronin era apontado como um dos principais pilotos para discutir as posições cimeiras, mas acabou por nem conseguir fazer a primeira curva do rally, batendo forte na mesma.
Wojciech Chuchała está sem surpresas, a dominar o ERC2, intrometendo-se mesmo em em lutas que não são suas, terminando o dia em décimo quinto no meio de muitos R5.
Marijan Griebel passou para a liderança do ERC3 e ERC Júnior na segunda especial, mas foi sempre pressionado por Nikolay Gryazin. No entanto, o jovem russo furou um pneu na última especial do dia e caiu para terceiro a 23 segundos do alemão e a 3,7s de Łukasz Pieniążek que foi o primeiro líder.
Chris Ingram começou bem, mas depois foi sempre a perder cerca de 15 segundos por troço para Griebel, acabando por recuperar a quarta posição, após Julius Tannert ter saído de estrada e não conseguir regressar à mesma, sem qualquer dano no Opel.
Steve Røkland apanhou um carro do Grupo N à sua frente e acabou por se distrair e bater numa barreira, arrancando a roda dianteira direita.
Quantos aos portugueses, João Correia nem chegou a participar, devido a um atraso de algumas peças para o Renault, mas Renato Pita é no momento o melhor representante português ao ocupar a quinta posição no ERC3, a mais de 7 minutos de Griebel e Marco Cid está em oitavo, mas igualmente em quinto entre os júniores.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Elfyn Evans (1); Kajetan Kajetanowicz (1); Craig Breen (3); Alastair Fisher (1)
LÍDERES DO RALLY:
Elfyn Evans (SS1); Craig Breen (SS2 a 6)
DIA 1
PRINCIPAIS ABANDONOS:
4 Alexey Lukyanuk / Alexey Arnautov (RUS) Ford Fiesta R5 (acidente nos testes)
5 Keith Cronin / Mikie Galvin (IRL) Citroën DS3 R5 (acidente na SS1)
8 Robert Consani / Renaud Jamoul (FRA/BEL) Citroën DS3 R5 (caixa de velocid. após SS1)
2 Elfyn Evans / Craig Parry (GBR) Ford Fiesta R5 (apoio de correia na SS3)
19 Federico Della Casa / Domenico Pozzi (CHE/ITA) Citroën DS3 R5 (acidente na SS3)
31 Steve Røkland / Patrik Barth (NOR/SWE) Peugeot 208 R2 (acidente na SS3)
33 Julius Tannert / Jennifer Thielen (DEU/LUX) Opel Adam R2 (acidente na SS5)
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