domingo, 26 de abril de 2015

WRC - Dia 3 Rally Argentina 2015

Com apenas uma especial percorrida duas vezes, o derradeiro dia do Rally Argentina foi dramático na super demolidora especial El Condor, especialmente, na Power Stage.







Depois de alguns rallies em que deitou tudo a perder quando liderava, Kris Meeke disse que hoje seria um passeio de domingo, para que nada de mal acontecesse. Meeke perdeu tempo nas duas especiais de hoje mas, não o suficiente para deixar fugir a sua primeira vitória no WRC que a dedicou ao seu mentor Colin McRae, em momentos de grande emoção... "This one is for Colin". Aliás, a última vitória de um piloto britânico no WRC, pertencia ao próprio McRae no Rally Safari em 2002.

Apesar de não estar nas melhores condições de saúde, onde ontem até teve febre, Mads Østberg também conseguiu levar o Citroën ao final do rally e num brilhante segundo lugar a 18,1s do seu companheiro de equipa, acabando por ser um excelente resultado para a Citroën Racing e ainda obter um ponto na Power Stage.

O azarado do dia foi mesmo o finlandês Jari-Matti Latvala. Depois de um fim-de-semana desastroso para a Volkswagen, Latvala era a única esperança para um resultado no pódio para a equipa alemã. No entanto, o finlandês já entrou 2 minutos atrasado para a primeira especial do dia e acabou parado na mesma com problemas num injetor do motor do carro alemão.

Com os problemas de Latvala, o jovem Elfyn Evans subiu uma posição e conseguiu obter o seu primeiro pódio no WRC. No entanto, Evans terminou a Power Stage muito devagar, sem potência no motor do Fiesta WRC mas, garantiu provisoriamente o terceiro lugar.

Embora os problemas no carro de Evans pudessem ter colocado o terceiro lugar em risco, tal não aconteceu porque o belga Thierry Neuvile foi algo "guloso" na Power Stage. Em vez de segurar uma boa quarta posição, depois do tempo perdido no primeiro dia, Neuville só fez 20 segundos da Power Stage, depois de bater numa rocha e arrancar a suspensão do lado contrário quando o Hyundai aterrou no chão.

Com este excesso, o privado e regular Martin Prokop, acabou por beneficiar e repetir o resultado que obteve em 2012, levando o seu Fiesta WRC à quarta posição e somar mais uns preciosos pontos no campeonato.

Tal como previsto, Dani Sordo conseguiu passar à frente Khalid Al Qassimi na classificação com alguma facilidade. Com os problemas de Latvala e o excesso do seu companheiro de equipa, o piloto espanhol ainda levou o carro coreano à quinta posição e conseguiu mais 2 pontos na Power Stage.

Abdulaziz Al Kuwari levou o seu Fiesta RRC até ao final, num excelente sétimo lugar da classificação geral mas, mais importante, foi a pontuação máximo no WRC2, com quase 3 minutos de vantagem para Diego Dominguez.

Gustavo Saba levou o Skoda à nona posição e Federico Villagra terminou no décimo lugar mas, como o seu Ford Fiesta Maxi Rally não tem homologação FIA, o ponto da décima posição poderá ir para Ott Tänak que conseguiu levar o segundo carro da M-Sport ao final, a 32 segundos do argentino.

Andreas Mikkelsen até poderia ter terminado no top 10 mas, tal com Neuville, o norueguês bateu na mesma rocha e também ele ficou sem uma roda. No entanto, no caso de Mikkelsen, não tinha nada a perder.

Sébastien Ogier cumpriu o seu objetivo que tinha para o último dia, ao vencer a Power Stage mas, os 3 pontos obtidos, será a única coisa que vai levar para casa, para além de ter sido o único piloto a dar pontos para a Volkswagen.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (3); Kris Meeke (3); Jari-Matti Latvala (1); Dani Sordo (1); Andreas Mikkelsen (4)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Kris Meeke (SS2 a 12)

DIA 3


































PRINCIPAIS ABANDONOS:
32 Stéphane Lefebvre / Stéphane Prevot (FRA/BEL) Citroën DS3 R5 (motor após SS8)
2 Jari-Matti Latvala / Miika Antila (FIN) Volkswagen Polo R WRC (motor na SS11)
7 Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (BEL) Hyundai i20 WRC (acidente na SS12)
9 Andreas Mikkelsen / Ola Floene (NOR ) Volkswagen Polo R WRC (acidente na SS12)

"This one is for Colin"








Sem comentários:

Enviar um comentário