Em 1985, o 46º Rothmans Circuit of Ireland fez parte do ERC com o coeficiente 2, sendo palco de uma grande luta pela vitória entre pilotos britânicos.
Aos 41 anos, Jimmy McRae esteve envolvido numa grande luta pela vitória na 46ª edição do Circuit of Ireland. Com a chegada da chuva no derradeiro dia, o escocês subiu à primeira posição e venceu o rally num Opel Manta 400, com o tempo total de 7h35m37s.
Russell Brookes (39) liderou grande parte do rally, sempre pressionado por McRae mas, quando perdeu a liderança, recebeu ordens da Opel para manter a posição e não atacar o pai de Colin e Alister, devido à pontuação que obteria no ERC.
Apesar de ter furado por duas vezes, o irlandês Bertie Fisher (35), conseguiu terminar no lugar mais baixo do pódio, colocando o terceiro Opel nos três primeiros lugares. O tio de Alastair Fisher, faleceu juntamente, com dois dos seus filhos em 2001 num trágico acidente de helicóptero.
Bernard Béguin (37) perdeu 6 minutos com um pneu furado e depois mais 2 com problemas de travões mas, conseguiu recuperar da décima até à quarta posição.
Billy Coleman (37) perdeu muitos minutos com problemas elétricos mas, também beneficiou de alguns abandonos para terminar na quinta posição.
Tony Pond (39) liderou desde o inicio o Grupo A, com o enorme Rover 3500. O bem conhecido piloto britânico dos anos 80, faleceu em 2002, vítima de cancro.
Na estreia do Toyota Supra Turbo, o sueco Per Eklund (38), terminou na sétima posição e foi segundo do Grupo A.
David Llewellin (24) foi o sobrevivente dos Audi num distante oitavo posto, a mais de 30 minutos de Jimmy McRae.
Num Audi Sport Quattro, Michele Mouton (33) abandonou no primeiro dia com problemas no sistema hidráulico do carro alemão.
Malcolm Wilson (29) abandonou com problemas no motor do Audi Quattro A1 na primeira especial do rally.
Terry Kaby (34) saiu de estrada com o Nissan 240RS, quando ocupava a quarta posição no primeiro dia.
Austin MacHale (30) também abandonou devido a uma saída de estrada, quando ocupava a sétima posição.
46º Rothmans Circuit of Ireland 1985
1. 4 Jimmy McRae / Ian Grindrod (GBR) Opel Manta 400 7:35:37
2. 5 Russell Brookes / Mike Broad (GBR) Opel Manta 400 +1:58
3. 6 Bertie Fisher / Austin Frazer (IRL) Opel Manta 400 +10:50
4. 9 Bernard Béguin / Jean-Jacques Lenne (FRA) Porsche 911 SC RS +15:38
5. 3 Billy Coleman / Ronan Morgan (GBR) Porsche 911 SC RS +20:44
6. 12 Tony Pond / Rob Arthur (GBR) Rover 3500 Vitesse +23:17
7. 2 Per Eklund / Dave Whittock (SWE) Toyota Supra Turbo +27:23
8. 10 David Llewellin / Phill Short (GBR) Audi Quattro A2 +30:55
9. 24 Kenny McKinstry / Mark Crowe (IRL) Ford Escort RS +39:07
10. 22 Cyril Bolton / Derek Ervine (IRL) Opel Manta 400 +40:03
PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Michele Mouton / Fabrizia Pons (FRA/ITA) Audi Sport Quattro (sistema hidráulico)
7 Malcolm Wilson / Nigel Harris (GBR) Audi Quattro A1 (motor)
8 Terry Kaby / Kevin Gormley (GBR) Nissan 240 RS (acidente)
15 Mikael Sundström / Paul White (SWE) Peugeot 205 GTI (bomba de gasolina)
16 Mark Lovell / Peter Davis (GBR) Ford Escort RS Turbo (caixa de velocidades)
17 Austin MacHale / Christy Farrell (GBR) Opel Manta 400 (acidente)
Sem comentários:
Enviar um comentário