Na estreia com a versão S11 do Subaru Impreza, Petter Solberg dominou o rally do principio ao fim, vencendo 6 das 4 especiais do evento mexicano. Esta vitória seria a única de Solberg e da Subaru neste evento.
Marcus Grönholm subiu à segunda posição no segundo troço e manteve-se assim até ao final, sendo mesmo o único piloto a dar luta a Solberg, mesmo com problemas nos travões durante todo o rally, o finlandês ficou só a 34.5s do norueguês.
Apesar de também ter tido problemas nos travões, Markko Märtin (o vencedor da edição 2004), subiu à terceira posição no inicio do segundo dia mas, não foi capaz de chegar perto do seu companheiro de equipa. De qualquer forma, o estónio efetuou um excelente resultado de equipa com Gronholm a 1:38.3 do vencedor.
Sébastien Loeb começou bem na primeira especial mas, acabou por destruir um amortecedor na segunda especial. Ao perder uma das rodas posteriores, o francês foi obrigado a parar pela policia e depois acabou por ser escoltado até à primeira assistência, caindo para a décima oitava posição. Após a reparação e de ter penalizado 2 minutos, Loeb efetuou uma brilhante recuperação, conseguindo mesmo terminar na quarta posição, a 3:51.1 de Solberg.
Harri Rovanperä penalizou 1m20s no primeiro dia mas, acabou por beneficiar de alguns abandonos e também de um final de rally que foi rápido q.b. para terminar na quinta posição, a 7 segundos de Loeb.
Toni Gardemeister cometeu alguns erros no primeiro dia e teve muita sorte em não ter tido consequências maiores em algumas situações. Mesmo assim, o finlandês conseguiu subir à quarta posição mas, viria a perder duas posições no último dia para Rovanperä e Loeb.
Antony Warmbold nunca esteve fora do top 10, beneficiou de alguns abandonos mas também evitou problemas, conseguindo até à altura, o seu melhor resultado num evento WRC.
Numa superfície em que nunca se sentiu muito à vontade, Gilles Panizzi esteve na sexta posição desde a segunda especial mas, acabou por danificar a suspensão e baixar algumas posições. No entanto, o francês ainda recuperou até à oitava posição.
Na única participação no México, Armin Schwarz teve uma prestação muito apagada, com tempos sempre fora do top 10. O alemão terminou em nono mas, só porque beneficiou dos vários abandonos.
Apesar de uma penalização de 2m30s, Guy Wilks foi o mais rápido no JWRC, conseguindo levar o Suzuki Ignis S1600 ao décimo primeiro lugar.
O Local Ricardo Triviño terminou na décima segunda posição em super-rally, na estreia com uma viatura WRC.
Depois de efetuar o sexto melhor tempo na primeira especial, Jani Paasonen bateu na seguinte e foi obrigado a parar. Regressou em super-rally para terminar na décima terceira posição a 29:04.8 do vencedor.
Pavel Valoušek jun. ficou parado na primeira especial do rally mas, graças ao super-rally, o piloto checo conseguiu terminar na quarta posição do JWRC.
François Duval ocupou a terceira posição durante algum tempo mas, depois de ter perdido essa posição para Martin, o Citroën do belga ficou parado com problemas na pressão de óleo no motor.
Dani Solà foi nomeado para marcar pontos para a Ford mas, quando espanhol ocupava a quinta posição, sofreu um aparatoso acidente no segundo dia, deixando o Focus bastante mal tratado.
Chris Atkinson chegou a ocupar a quinta posição mas, teria um problema na direção no segundo dia e depois, na tentativa de recuperar o máximo de posições, o australiano sofreu um acidente na última especial do rally.
Depois de ter subido até à sexta posição, Roman Kresta danificou a suspensão no inicio do segundo dia, terminando o rally mais cedo.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Petter Solberg (6); Marcus Grönholm (3); Markko Märtin (1); Sébastien Loeb (4)
LÍDERES DO RALLY:
Petter Solberg (SS1 a 14)
RALLY MEXICO
1. #5 Petter Solberg / Phill Mills (NOR/GBR) Subaru Impreza S11 WRC '05 3:41:06.2
2. #7 Marcus Grönholm / Timo Rautiainen (FIN) Peugeot 307 WRC '05 +34.5
3. #8 Markko Märtin / Michael Park (EST/GBR) Peugeot 307 WRC '05 +1:38.3
4. #1 Sébastien Loeb / Daniel Elena (FRA/MON) Citroën Xsara WRC +3:51.1
5. #9 Harri Rovanperä / Risto Pietiläinen (FIN) Mitsubishi Lancer WRC '05 +3:58.1
6. #3 Toni Gardemeister / Jakke Honkanen (FIN) Ford Focus RS WRC '04 +4:05.6
7. #15 Antony Warmbold / Michel Orr (DEU/GBR) Ford Focus RS WRC '04 +6:01.0
8. #10 Gilles Panizzi / Hervé Panizzi (FRA) Mitsubishi Lancer WRC '05 +6:01.7
9. #11 Armin Schwarz / Klaus Wicha (DEU) Škoda Fabia WRC '05 +8:05.3
10. #17 Xavi Pons / Lucas Cruz (ESP) Peugeot 206 WRC +18:49.0
11. #32 Guy Wilks / Phill Pugh (GBR) Suzuki Ignis S1600 +21:53.9
12. #18 Ricardo Triviño / Carlos Del Barrio (MEX) Peugeot 206 WRC +22:59.5
13. #12 Jani Paasonen / Jani Vainikka (FIN) Škoda Fabia WRC '05 +29:04.8
14. #31 Per-Gunnar Andersson / Jonas Andersson (SWE) Suzuki Ignis S1600 +30:58.2
19. #42 Pavel Valoušek jun. / Pierangelo Scalvini (CZE/ITA) Suzuki Ignis S1600 +58:15.9
PRINCIPAIS ABANDONOS:
#2 François Duval / Stéphane Prévot (BEL) Citroën Xsara WRC (avaria na SS14)
#4 Dani Solà / Xavier Amigò (ESP) Ford Focus RS WRC '04 (acidente na SS11)
#6 Chris Atkinson / Glenn MacNeall (AUS) Subaru Impreza S11 WRC '05 (acidente na SS14)
#14 Roman Kresta / Jan Možný (CZE) Ford Focus RS WRC '04 (suspensão na SS9)
#16 Tobias Johansson / Kaj Lindström (SWE/FIN) Subaru Impreza S10 WRC '04 (acidente na SS11)
Sem comentários:
Enviar um comentário