sábado, 28 de fevereiro de 2015

SUÉCIA - Östersund Winter Rally 2015

O Östersund Winter Rally foi a segunda ronda da temporada 2015 do campeonato sueco e a última da fase de inverno. O rally acabou por ter um final bastante polémico mas, a organização foi obrigada a seguir o regulamento sueco.
Foto: Urban Andersson



Jerker Axelsson passou para a frente do rally na manhã de sábado, venceu cinco troços e preparava-se para voltar a vencer pela segunda vez consecutiva mas, na derradeira especial, Axelsson acabaria por perder mais de 4 minutos devido a um carro acidentado que estava a bloquear a estrada. Ingloriamente, o líder do rally foi relegado para a décima quinta posição, depois da organização ter atribuído inicialmente, um tempo comum a vários pilotos.

Robin Friberg venceu a primeira especial disputada na noite de sexta-feira e depois esteve quase todo o rally em segundo mas, a dois troços do fim, o sueco perdeu quase 1 minuto e baixou para a terceira posição por troca com o veterano Mats Jonsson que subiu à segunda posição. No entanto, Friberg e Jonsson também foram prejudicados com o carro acidentado, ficando o Citroën de Friberg na vigésima posição e Mats Jonsson em décimo nono.

Thomas Thruström subiu à quarta posição na primeira especial do dia mas, só ficou sem pressão após o abandono de Mattias Jirvelius na quinta especial quando este, estava só a 3 segundos do piloto do Citroën. No entanto e por incrível que pareça, Thunström não foi prejudicado no final, acabou por vencer a derradeira especial e o rally também.

Esta situação é no mínimo estranha e poderá colocar em causa a verdade desportiva, numa temporada que prometia ser das melhores do campeonato sueco.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Robin Friberg (1); Jerker Axelsson (5); Thomas Thunström (1)
LÍDERES DO RALLY:
Robin Friberg (SS1); Jerker Axelsson (SS1 a 6); Thomas Thunström (SS7)

ÖSTERSUND WINTER RALLY













PRINCIPAIS ABANDONOS:
33 Mattias Jirvelius / John Stigh (SWE) Ford Fiesta S2000 (SS6)
26 Björn Adolfsson / Mikael Johansson (SWE) Peugeot 208 T16 (após SS6)

Sem comentários:

Enviar um comentário