Com temperaturas entre os 2 e os 3 graus, os troços na Letónia não tiveram a neve que se esperava, tendo mesmo a quarta especial sido disputada em pisos de terra, o que provocou estragos nos pneus.
Com os pisos matinais muito traiçoeiros, Alexey Lukyanuc venceu o primeiro troço mas, saiu de estrada no seguinte, onde já não prosseguiu em prova, pois não tinha espetadores para o ajudar a sair de uma vala.
Após o erro do russo, Craig Breen passou para a liderança, venceu os restantes quatro troços do dia e ficou isolado na primeira posição, depois de Kajetan Kajetanowicz ter também abandonado na última especial do primeiro dia. O polaco estava a mais de 20 segundos do irlandês mas, acabou por dar um toque em algo que o fez perder uma das rodas do Fiesta R5.
Siim Plangi lidera o ERC 2 desde o inicio, sendo rápido mas sem correr muitos riscos. Com os abandonos de Lukyanuc e de Kajetanowicz, o jovem estónio terminou o dia na segunda posição a 1m23s de Craig Breen.
Mārtiņš Svilis perdeu algum tempo esta manhã, substituiu a bomba de gasolina na assistência e depois recuperou várias posições, conseguindo terminar o dia na terceira posição a 2m37,7s de Plangi e segundo no ERC 2.
O lituano Dominykas Butvilas também recuperou várias posições esta tarde, conseguindo levar o Subaru à quarta posição a 3,4s de Svilis, em terceiro do ERC 2.
Mārtiņš Svilis perdeu algum tempo esta manhã, substituiu a bomba de gasolina na assistência e depois recuperou várias posições, conseguindo terminar o dia na terceira posição a 2m37,7s de Plangi e segundo no ERC 2.
O lituano Dominykas Butvilas também recuperou várias posições esta tarde, conseguindo levar o Subaru à quarta posição a 3,4s de Svilis, em terceiro do ERC 2.
Partir nos últimos lugares com as condições que se encontravam esta manhã, tornou-se claro que era benéfico para quem vinha mais atrás pois, os pilotos do Júnior ERC mostraram-se muito rápidos, com vários pilotos no top 10.
O sueco Emil Bergkvist chegou a ocupar a quarta posição da geral, só perdendo essa posição na derradeira especial do dia para Svilis e Butvilas... num Opel Adam R2, liderando os júniores.
Mattias Adielsson ocupa a segunda posição no JERC em sexto na classificação geral a 15,7s de Berkvist mas, com a curta vantagem de apenas 3,7s sobre o norueguês Steve Røkland que é terceiro entre os júniores.
Jānis Vorobjovs perdeu muito tempo na segunda e na penúltima especial quando rodou algum tempo atrás de Vojtěch Štajf. O piloto local já recuperou até à oitava posição mas amanhã, facilmente, poderá ultrapassar os três júniores que se encontram à sua frente.
Ralfs Sirmacis saiu um pouco prejudicado com a estranha ordem de partida dada a um piloto júnior (4º na estrada) pois, o Peugeot 208 R2 perdia alguma tração na neve e muita água dos troços matinais. À tarde, o rápido piloto local fez tempos muito bons, conseguindo recuperar até à nona posição.
Raul Jeets teve alguns problemas elétricos esta manhã mas, recuperou quase 20 posições desde a primeira especial, terminando o dia a poucos segundos de Sirmacis na décima posição.
O sueco Emil Bergkvist chegou a ocupar a quarta posição da geral, só perdendo essa posição na derradeira especial do dia para Svilis e Butvilas... num Opel Adam R2, liderando os júniores.
Mattias Adielsson ocupa a segunda posição no JERC em sexto na classificação geral a 15,7s de Berkvist mas, com a curta vantagem de apenas 3,7s sobre o norueguês Steve Røkland que é terceiro entre os júniores.
Jānis Vorobjovs perdeu muito tempo na segunda e na penúltima especial quando rodou algum tempo atrás de Vojtěch Štajf. O piloto local já recuperou até à oitava posição mas amanhã, facilmente, poderá ultrapassar os três júniores que se encontram à sua frente.
Ralfs Sirmacis saiu um pouco prejudicado com a estranha ordem de partida dada a um piloto júnior (4º na estrada) pois, o Peugeot 208 R2 perdia alguma tração na neve e muita água dos troços matinais. À tarde, o rápido piloto local fez tempos muito bons, conseguindo recuperar até à nona posição.
Raul Jeets teve alguns problemas elétricos esta manhã mas, recuperou quase 20 posições desde a primeira especial, terminando o dia a poucos segundos de Sirmacis na décima posição.
Diogo Gago começou o rally com o pé direito, ao ser décimo sexto no primeiro troço mas, para infortúnio da dupla portuguesa, Gago bateu na segunda especial, continuou em prova mas, voltou a perder mais alguns minutos na derradeira especial, no sítio em que Kajetanowicz abandonou.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Alexey Lukyanuc (1); Craig Breen (4)
LÍDERES DO RALLY:
Alexey Lukyanuc (SS1); Craig Breen (SS2 a 5)
DIA 1
PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 Jonathan Hirschi / Vincent Landais (CHE/FRA) Peugeot 208 T16 (acidente na SS1)
3 Alexey Lukyanuk / Yevhen Chervonenko (RUS/UKR) Ford Fiesta R5 (acidente na SS2)
1 Kajetan Kajetanowicz / Jaroslaw Baran (POL) Ford Fiesta R5 (perdeu roda na SS5)
10 Jaroslav Orsak / David Šmeidler (CZE) Skoda Fabia S2000 (perdeu roda na SS5)
11 Giacomo Costenaro / Justin Bardini (ITA) Peugeot 207 S2000 (acidente na SS5)
1 Kajetan Kajetanowicz / Jaroslaw Baran (POL) Ford Fiesta R5 (perdeu roda na SS5)
10 Jaroslav Orsak / David Šmeidler (CZE) Skoda Fabia S2000 (perdeu roda na SS5)
11 Giacomo Costenaro / Justin Bardini (ITA) Peugeot 207 S2000 (acidente na SS5)
24 Gino Bux / Eric Borguet (BEL) Peugeot 208 R2 (refrigeração na SS1)
33 Guillaume de Mevius / Geoffrey Brion (BEL) Peugeot 208 R2 (acidente na SS2)
35 Julius Tannert / Jennifer Thielen (DEU/LUX) Opel Adam R2 (perdeu roda na SS2)
27 Marijan Griebel / Stefan Clemen (DEU) Opel Adam R2 (SS4)
27 Marijan Griebel / Stefan Clemen (DEU) Opel Adam R2 (SS4)
Sem comentários:
Enviar um comentário