1995 foi o primeiro ano em que se aplicou a regra dos números fixos nos carros das equipas oficiais, onde ainda se aplica hoje em dia. O Rallye Monte Carlo foi competitivo até ao final do segundo dia mas, depois disso, foi um passeio para o vencedor.
Carlos Sainz (32), subiu à primeira posição na segunda especial mas, viria a baixar momentaneamente para segundo no decorrer do segundo dia. Sainz recuperou de novo a primeira posição dois troços mais tarde e começou a distanciar-se da concorrência, acabando por vencer o rally com uma boa vantagem.
François Delecour (32) foi o piloto que deu mais luta a Sainz, onde liderou por pouco tempo a meio da segunda etapa. O francês terminaria em segundo a 2m25s do espanhol.
Juha Kankkunen (35) rodou a maior parte do rally na quarta posição mas, na derradeira classificativa, o finlandês fez um tempo impressionante, onde deu um "calendário" a todos os concorrentes, conquistando a terceira posição mesmo no fim.
Depois da experiência no ano anterior em Sanremo, Tommi Mäkinen (30) conseguiu um lugar oficial na Mitsubishi em 1995. O finlandês ocupou a terceira posição em quase todo o rally, sempre atrás de Sainz e Delecour mas, acabaria por perder a posição para Kankkunen no derradeiro troço com alguns problemas de transmissão.
Bruno Thiry (32) competia pela primeira vez como piloto oficial com a RAS em 1995, onde beneficiou dos abandonos de McRae e mais tarde de Auriol, para terminar na quinta posição a quase 7 minutos do vencedor.
Depois de uma temporada com a Grifone, Andrea Aghini (31) teve um mini programa com a Mitsubishi nos rallies de asfalto. No Monte Carlo, o italiano não fez melhor do que a sexta posição.
"Monsieur" Jean Ragnotti (49) estreava aqui o bonito Renault Clio Maxi, onde proporcionou muito espétaculo com o pequeno carro francês, obtendo um brilhante sétimo lugar com um carro de duas rodas motrizes.
Na sua primeira temporada como piloto oficial, Piero Liatti (32) chegou a passar pela quinta posição mas, acabaria por perder quase 30 minutos em Sisteron com uma saída de estrada, conseguindo recuperar até à oitava posição.
O suiço Christian Jaquillard, levou o seu Escort Cosworth privado até à décima primeira posição, com 41 segundos de vantagem para Rui Madeira que acabaria por ser o terceiro no Grupo N, atrás de Camadonna e de Isolde Holderied.
Didier Auriol (36) estava a ter uma boa luta com Juha Kankkunen mas, abandonava por danificar uma das rodas do Celica GT4 na primeira especial da última etapa.
Colin McRae (26) foi o primeiro líder do rally mas, logo na segunda especial, o escocês perdeu quase 50 segundos com uma saída de estrada. McRae recuperou várias posições, mas quando já era sexto na segunda etapa, voltou a sair de estrada pela última vez no rally na classificativa do Sisteron, de onde já não saiu mais.
O já falecido Philippe Bugalsky (31), estava a liderar nas duas rodas motrizes, com uma vantagem de 8 minutos para Ragnotti mas, na ligação para a segunda especial do último dia, o francês sofreu um acidente de viação e já não conseguiu prosseguir no rally.
O dinamarquês Henrik Lundgaard (25), sofreu uma penalização de 8 minutos ainda no decorrer do primeiro dia. Quando já tinha recuperado 106 posições, Lundgaard abandonou a meio da última etapa como o motor partido do Opel Calibra 2.0 16v.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Colin McRae (2); Carlos Sainz (7); François Delecour (6); Bruno Thiry (3); Juha Kankkunen (3)
LÍDERES DO RALLY:
Colin McRae (SS1); Carlos Sainz (SS2 a 8); François Delecour (SS9 a 10); Carlos Sainz (SS11 a 21)
RALLYE MONTE CARLO
1. #5 Carlos Sainz / Luis Moya (ESP) Subaru Impreza GT 4WD (A8) 6:32:31
2. #7 François Delecour / Catherine François (ESP) Ford Escort RS Cosworth (A8) +02:25
3. #2 Juha Kankkunen / Nicky Grist (FIN/GBR) Toyota Celica GT4 ST205 (A8) +03:57
4. #11 Tommi Mäkinen / Seppo Harjanne (BEL) Mitsubishi Lancer Evo II (A8) +04:39
5. #8 Bruno Thiry / Stéphane Prévot (BEL) Ford Escort RS Cosworth (A8) +06:47
6. #12 Andrea Aghini / Sauro Farnocchia (ITA) Mitsubishi Lancer Evo II (A8) +10:46
7. #14 Jean Ragnotti / Gilles Thimonier (FRA) Renault Clio Maxi +31:55
8. #6 Piero Liatti / Alessandro Alessandrini (ITA) Subaru Impreza GT 4WD (A8) +37:23
9. #24 Philippe Camandona / Feorges Crausaz (CHE) Ford Escort RS Cosworth (N4) +40:30
10. #17 Isolde Holderied / Christina Thörner (DEU) Mitsubishi Lancer Evo II (N4) +41:03
11. #33 Christian Jaquillard / Christiane Jaquillard (CHE) Ford Escort RS Cosworth (A8) +45:01
12. #133 Rui Madeira / Nuno Rodrigues da Silva (PRT) Mitsubishi Lancer Evo II (N4) +45:42
...
15. #50 Hermann Gassner / Siegfried Schrankl (DEU) Mitsubishi lancer Evo II (N4) +53:29
...
18. #136 Uwe Nittel / Monika Eckardt (DEU) Ford Escort RS Cosworth (N4) +57:16
...
29. #30 Nicolai Burkart / Regine Rausch (DEU) Nissan Sunny GTI (A7) +1:17:06
...
48. #19 Darko Pelijhan / Miran Kacin (SVK) Volkswagen Golf G60 Rally (A8) +1:40:41
PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Didier Auriol / Bernard Occelli (FRA) Toyota Celica GT4 ST205 (A8) (perdeu roda na SS16)
3 Armin Schwarz / Klaus Wicha (DEU) Toyota Celica GT4 ST205 (A8) (motor na SS16)
4 Colin McRae / Derek Ringer (GBR) Subaru Impreza GT 4WD (A8) (acidente na SS12)
15 Philippe Bugalski / Thierry Renaud (FRA) Renault Clio Maxi (acidente de viação)
20 Henrik Lundgaard / Freddy Pedersen (DK) Opel Calibra 16v (A7) (motor na SS19)
23 Maurizio Verini / Enrico Roveda (ITA) Lancia Delta HF Integrale Evo (A8) (motor)
25 Piergiorgio Deila / Pierangelo Scalvini (ITA) Peugeot 306 S16 (A7) (motor na SS3)
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