quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

FIA - O que irá mudar nos campeonatos FIA em 2019

O World Motor Sport Council reuniu-se hoje em Saint Petersburg durante a FIA Assembleia Geral Anual 2018 para a sua reunião final do ano. O sumário apresentado, resume-se apenas aos rallies, tendo-se confirmado e decido o seguinte:








FIA World Rally Championship

O calendário FIA World Rally Championship 2018 ficou confirmado da seguinte forma:

27 Jan - Rally Monte Carlo
17 Fev - Rally Sweden
10 Mar - Rally Mexico
31 Mar - Rally France
28 Abr - Rally Argentina
12 Mai - Rally Chile
02 Jun - Rally Portugal
16 Jun - Rally Italy
04 Ago - Rally Finland
25 Ago - Rally Germany
15 Set - Rally Turkey
06 Out - Rally Great Britain
27 Out - Rally Spain
17 Nov - Rally Australia

WRC2 PRO
Os competidores do recentemente criado campeonato FIA WRC2 Pro, serão permitidos dois carros R5 por equipa e deverão participar um mínimo de sete rondas com um carro - incluindo um evento fora da Europa.
 Para os campeonatos de pilotos e co-pilotos, serão contabilizados os oito melhores resultados para o título, enquanto que o melhor carro classificado em cada equipa, irá marcar pontos para o campeonato WRC2 Pro para construtores.
Os competidores vão ter estatuto P2P, sendo permitido um dia de testes por evento e por piloto, partindo pela ordem do campeonato após os pilotos P1, no primeiro dia de competição. Nos dias dois e três, as equipas vão partir após o grupo P1, por ordem de classificação.

WRC2
O campeonato FIA WRC2, agora só para pilotos e co-pilotos, não terá número mínimo de participações em rallies, embora os melhores seis resultados de sete participações, irão contar para chegar ao título.
Vai ser permitido aos competidores um dia de testes em cada evento, partindo pela ordem do campeonato após os grupo P2P e nos dias dois e três, partirão pela sua ordem de classificação, igualmente após o grupo P2P.
Não será exigido no WRC2, a inscrição do competidor que tenha licença desportiva da sua federação que organize um rally do seu país, no primeiro evento em que participa.

Serão adicionados 10 minutos aos atuais 30 minutos na assistência a meio do dia, para dar oportunidade aos organizadores de implementar atividades promocionais com qualquer piloto.

Com o propósito de reduzir custos, os rallies da Argentina/ Chile e  Portugal/ Itália serão emparelhados para permitir que as equipas de construtores participem com os mesmos chassis, motores e peças sobresselentes. 


FIA Regional Rally Championships

FIA Asia-Pacific Rally Championship

O formato do FIA Asia-Pacific Rally Championship vão ser alterados em 2019, para ajudar os competidores com logística e agregar valor para o título. Duas APRC Cups, organizadas em pequenos territórios, será realizada como qualificações para uma final. O APRC Ásia e Pacifico Cups para pilotos e co-pilotos será realizada durante um mínimo de três eventos e todos os resultados serão contabilizados. Após participação em dois rallies numa APRC Cup, os pilotos ficarão automaticamente qualificados para a final, que será anfitriã alternadamente num diferente país da Ásia ou Pacifico em cada ano. Com base nos resultados da final, serão entregue os seguintes títulos:

- FIA Asia-Pacific Rally Championship for Drivers and Co-drivers
- FIA Junior APRC Championship for Drivers (under the age of 28 years)
- FIA Asia-Pacific Rally Championship for Manufacturers
- APRC Nations Trophy
- APRC Team Trophy

Os competidores poderão inscrever categorias de carros aprovados pelas suas federações, nas rondas APRC.

FIA European Rally Championship

Com o fim de simplificar a nomeação de títulos no FIA European Rally Championship, o FIA ERC Junior Championship U27 para pilotos será agora conhecido como o FIA ERC 3 Junior Championship e o U28 passará a ser o FIA ERC 1 Junior Championship.
Os Kit-R4 e viaturas R-GT serão elegíveis na no ERC 2 Championship a partir de 2019.

O calendário FIA European Rally Championship 2019 será o seguinte:

21-23 Mar - Azores Airlines Rallye**
02-04 Mai - Rally Islas Canarias
24-26 Mai - Rally Liepaja (Letónia)
28-30 Jun - Rally Poland
19-21 Jul - Rally di Roma Capitale*
16-18 Ago - Barum Czech Rally Zlín
27-29 Set - The Cyprus Rally
08-10 Nov - Rally Hungary

* Sujeiro à confirmação ASN
** Sujeito ao acordo como o promotor

Sem comentários:

Enviar um comentário