sexta-feira, 8 de junho de 2018

WRC - Dia 1 Rally Italia Sardegna 2018

Com uma super especial disputada ontem em pisos enlameados e com chuva forte antes do inicio do rally, os primeiros troços de hoje estiveram complicados em termos de aderência, mas tudo ficou melhor a partir da tarde em termos meteorológicos. No entanto, pedras e dureza foi coisa que não falto no primeiro dia a sério na Sardenha





Andreas Mikkelsen começou o dia de hoje na liderança, onde permaneceu toda a manhã com uma vantagem de 14 segundos. No inicio da tarde, o norueguês começou a ficar com problemas na caixa de velocidades, baixou para segundo e depois acabaria por ficar parado com o Hyundai "preso" em marcha atrás e desistir por hoje.

Após ter sido o mais rápido na super especial disputada ontem, Sébastien Ogier não teve uma manhã fácil nos pisos enlameados, mas à tarde, o francês aproveitou o infortúnio de Mikkelsen para passar da quinta posição para a liderança, juntando também os bons tempos e a ausência de erros para terminar o dia com uma vantagem razoável.

Primeiro na estrada, mas a beneficiar das condições de piso que não eram tão penalizadoras mas, ao mesmo tempo traiçoeiras, Thierry Neuville esteve sempre nos lugares do pódio. No entanto, o belga fez um pião à tarde e deu um toque com a traseira na derradeira especial, quando usava pneus usados atrás, terminando o dia em segundo a 18.9s de Ogier.

Ott Tänak conseguiu vencer uma especial e passar a maior parte do dia nos lugares do pódio, mas o Toyota parecia não estar suficientemente rápido para bater Ogier e Neuville. Na derradeira especial do dia, o estónio aterrou com alguma violência após um salto e parou logo a seguir com danos de radiador ou motor, desistindo pela segunda vez consecutiva na presente temporada.

Teemu Suninen também venceu uma especial e estava a fazer uma grande rally, até sair de estrada na derradeira especial e não conseguir colocar o carro de volta à estrada, quando tinha acabado de subir virtualmente à terceira posição com a desistência de Tänak.

Jari-Matti Latvala teve um dia com altos e baixos, mas manteve-se na estrada e terminou o dia no pódio ao beneficiar dos abandonos de Mikkelsen, Tänak e Suninen, este último com quem vinha a ter uma boa luta. No entanto, para chegar bater o líder, terá de se esforçar muito para recuperar quase 40 segundos de atraso.

Esapekka Lappi furou um pneu no inicio da manhã, obrigando-o a ter mais cautelas por não ter pneu sobressalente. À tarde, o finlandês entrou com mais garra, subindo algumas posições e aproximou-se de Latvala com quem está a ter grande luta, com 4.4s de desvantagem.

Mads Østberg foi sempre o melhor Citroën, mas só terminou na quinta posição devido aos três abandonos à sua frente. O norueguês esteve todo o dia em luta com Hayden Paddon, com ambos pouco confiantes com as condições de piso.

Craig Breen deixou o motor calar-se várias vezes quando usava o travão de mão, chegando a perder cerca de 40s só numa das situações que o deixou bastante irritado e atrasado na classificação.

Elfyn Evans ainda foi pior ao perder mais de 13 minutos com uma saída de estrada onde danificou um braço de direção ao passar por cima de uma grande pedra. Graças à sua rapidez e dotes para mecânica, o galês conseguiu substituir o braço danificado em pleno troço e terminar a etapa na vigésima posição.

Stéphane Lefebvre está a demonstrar mais uma vez que o C3 R5 tem muito potencial, ao estar a liderar o WRC2, após Ole Christian Veiby se ter atrasado com problemas na suspensão do Skoda.

Jan Kopecký terminou o dia em segundo da classe, a 14 segundos do francês e com mais 1 minuto de vantagem para o Hyundai de Nicolas Ciamin.



VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (2); Andreas Mikkelsen (2);Ott Tänak (1); Thierry Neuville (2); Teemu Suninen (1) Jari-Matti Latvala (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Andreas Mikkelsen (SS2 a 5); Sébastien Ogier (SS6 a 9)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
4 Andreas Mikkelsen / Anders Jæger (NO) Hyundai i20 coupe WRC (caixa na SS7)
8 Ott Tänak / Martin Järveoja (EE) Toyota Yaris WRC (radiador na SS9)
22 Yazeed Al Rajhi / Michael Orr (SAU/GB) Ford Fiesta RS WRC (avaria na SS3)
37 Hiroki Arai / Jarmo Lehtinen (JP/FI) Ford Fiesta R5 (avaria na SS5)
41 Simone Tempestini / Sergiu-Sebastian Itu (IT/RO) Citroën C3 R5 (SS6)
42 Kajetan Kajetanowicz / Maciej Szczepaniak (PL) Ford Fiesta R5 (SS6)


































Sem comentários:

Enviar um comentário