domingo, 3 de junho de 2018

ERC - EKO Acropolis Rally 2018

Mesmo a não contar para os dois campeonatos júnior, o EKO Acopolis Rally até teve uma boa lista de inscritos num dos rallies FIA mais duros da temporada e não foi excepção em 2018, com vários pilotos a serem surpreendidos com a falta de aderência e muitas pedras que provocaram pneus furados e avarias, apesar de muitas cautelas.






Disputado em três dias e com apenas duas especiais na primeira etapa, Norbert Herczig foi o mais rápido na curta super especial, mas o dia viria a terminar com um troço de 30,53km que foi ganho por Alexey Lukyanuk e ficar com mais de 30s de vantagem para o segundo classificado, apesar de ter furado na super especial. O piloto russo voltou a vencer a primeira especial do segundo dia, mas viria a ficar parado na seguinte com uma transmissão partida.

Eyvind Brynildsen perdeu tempo com um pião na maior especial do primeiro dia, mas ainda terminou o dia em segundo, mas viria a furar um pneu na especial em que Lukyanuk abandonou e atrasar-se mais de 2 minutos na classificação.

Com muitas cautelas mas, a iniciar o rally na terceira posição, Bruno Magalhães passou para a liderança na quarta especial com 40s de vantagem, ao beneficiar dos problemas de Lukyanuk e Brynildsen. A dupla portuguesa ainda dilatou a mesma vantagem para pouco mais de 1 minuto até ao final do segundo dia, para depois gerir da melhor forma para obter uma excelente vitória no exigente rally grego.

Norbert Herczig que tinha sido o primeiro líder, foi premiado com o segundo lugar que tinha conquistado ao polaco Grzegorz Grzyb, vindo a atrasar-se posteriormente por ter partido uma jante e permitir que Hubert Ptaszek terminasse no lugar mais baixo do pódio, a pouco mais de 1 minuto do piloto húngaro e com cerca de 1 minuto de vantagem para o norueguês Brynildsen.

Juuso Nordgren chegou a passar pela segunda posição em luta direta com Brynildsen e Magalhães, mas o o jovem finlandês acabou por furar os deus pneus posteriores na quarta especial e ser obrigado a regressar em rally2, juntamente com Lukyanuk e o polaco Łukasz Habaj que abandonou duas vezes, sendo uma por acidente e a segunda por ter partido um disco de travão.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Norbert Herczig (2); Alexey Lukyanuk (5); Bruno Magalhães (3); Eyvind Brynildsen (1); Juuso Nordgren (1)
LÍDERES DO RALLY:
Norbert Herczig (SS1); Alexey Lukyanuk (SS2 a 3); Bruno Magalhães (SS4 a 12)

64º EKO ACROPOLIS RALLY


PRINCIPAIS ABANDONOS:
7 Alexandros Tsouloftas / Antonis Chrysostomou (CY) Citroën DS3 R5 (transmissão na SS7)
18 Juan Carlos Alonso / Juan Pablo Monasterolo (RA) Mitsubishi Lancer Evo X (capotou na SS8)

5 Łukasz Habaj / Daniel Dymurski (PL) Ford Fiesta R5 (acidente na SS2/8) rally2
1 Alexey Lukyanuk / Alexey Arnautov (RU) Ford Fiesta R5 (transmissão na SS4) rally2
29 Juuso Nordgren / Tapio Suominen (FI) Skoda Fabia R5 (duplo furo após SS4) rally2





























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