domingo, 17 de junho de 2018

ERC - Cyprus Rally 2018

A quarta ronda do ERC foi disputada na distante ilha de Chipre, demasiado quente nesta altura do ano e sempre muito duro para as mecânicas, principalmente para os pneus.
Como tem sido hábito, este rally também contou para o moribundo FIA Meadle East Rally Championship (MERC), que faz mais sentido ser disputado neste campeonato, em vez do European Raly Championship...






Alexey Lukyanuk venceu a primeira especial com um excelente tempo e liderou durante a primeira secção. No entanto, o russo deu um toque numa grande pedra que o atirou para fora de estrada, desistindo no inicio da segunda secção. Mais tarde, o piloto viria a ser multado em 7.500€ por ter usado equipamento de reconhecimento que os comissários não gostaram.

Nasser Al-Attiyah foi o piloto que venceu mais troços, mas também foi o que sofreu mais com os pneus, ao furar por várias vezes e perder a liderança por duas vezes, inclusive, na derradeira especial onde desceu da primeira para a quarta posição.

No seu segundo rally do ERC, Juuso Nordgren passou para a liderança quando Al-Attiyah furou pela primeira vez, mas no final da manhã do segundo dia, o finlandês capotou e abandonou no após ter terminado a especial com sérios danos no Skoda.

O local Simos Galatariotis aproveitou os erros e azares alheios para se instalar na primeira posição, após o abandono de de Nordgren quando tinha uma desvantagem de 7,3s para o líder. Galatariotis voltou  passar para segundo na derradeira especial, mas beneficiou de um furo lento no Fiesta R5 de Al-Attiyah que parou para trocar a roda, com medo que o carro não aguentasse até ao final, entregando a vitória no rally ao herói local.

Bruno Magalhães teve como principais rivais o finlandês Juuso Nordgren e o local Simos Galatariotis, uma vez que Lukyanuk e Al-Attiyah enquanto estiveram sem problemas, estavam num rally à parte com uma superioridade bem notada. A dupla portuguesa tentou chegar à vitória, mas acabou por perder o rally por apenas 0,6s que talvez tenham sido perdidos quando travou para não bater no carro de Al-Attiyah durante a derradeira especial. Com este bom resultado, Bruno e Hugo Magalhães passaram para a liderança do ERC, mas o restante campeonato vai ser muito mais difícil.

Norbert Herczig voltou a terminar no pódio pela segunda vez consecutiva, mas este nunca esteve realmente rápido, mas não deixou de ser um bom resultado para o húngaro.

O local Alexandros Tsouloftas teve um bom inicio de rally, envolvido na luta com Magalhães, Nordgren e o vencedor Galatariotis, mas foi traído pela mecânica do Citroën na derradeira especial do primeiro dia, não indo além da décima primeira posição, após uma boa recuperação e de ter vencido a Golden Stage.

Apesar de ter sido o segundo entre os carros de produção, a pontuação máxima no ERC2 foi para o local Petros Panteli e entre os carros de duas rodas motrizes, a vitória foi para o jovem francês Laurent Pellier que regressará aos comandos do Peugeot R5 em Itália.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Alexey Lukyanuk (1); Nasser Al-Attiyah (7); Juuso Nordgren (2); Dávid Botka (1); Alexandros Tsouloftas (1)
LÍDERES DO RALLY:
Alexey Lukyanuk (SS1 a 3); Nasser Al-Attiyah (SS4 a 5); Juuso Nordgren (SS6 a 8); Simos Galatariotis (SS9 a 10); Nasser Al-Attiyah (SS12); Simos Galatariotis (SS13)

47º CYPRUS RALLY



PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Alexey Lukyanuk / Alexey Arnautov (RU) Ford Fiesta R5 (acidente na SS4)
8 Juuso Nordgren / Tapio Suominen (FI) Skoda Fabia R5 (capotou na SS9)

























Sem comentários:

Enviar um comentário