sexta-feira, 18 de maio de 2018

WRC - Dia 1 Vodafone Rally de Portugal 2018

Foi muito duro o primeiro dia do Rally de Portugal, com alguns pilotos principais a serem obrigados a abandonar e outros quantos em viaturas R5, sendo sempre imprevisível saber quem iria sobreviver às muitas pedras na estrada.







Ott Tänak foi o mais rápido na super especial disputada em Lousada no dia anterior. Hoje, logo na especial de abertura, os estónio bateu forte numa pedra ignorada por alguns elementos da organização, danificou o radiador e por consequência, ficou com graves danos no motor, sendo o fim do rally para Tänak.

Hayden Paddon estava de regresso ao WRC e passa a ser o novo líder após ter sido o mais rápido na primeira especial do dia. Perdeu a primeira posição no troço seguinte e depois, recuperou-a na sexta especial, mas na seguinte, o neozelandês desviou-se de uma pedra e acabou por bater e ser direcionado ao hospital mais próximo e o troço teve de ser neutralizado após bloqueio da estrada.

Kris Meeke venceu o segundo troço do dia, passou a ser o terceiro líder diferente. Perde a posição no troço seguinte, mas recupera a liderança na quinta especial, após vitória em mais um troço. No entanto, o britânico furou nas duas especiais seguintes, caindo para a sétima posição e foi obrigado a percorrer as especiais no Porto com três pneus.

Dani Sordo não está a pontuar para a Hyundai, mas está a fazer um grande rally, com o espanhol a passar pela liderança no final da manhã e depois só saiu uma vez dos lugares do pódio, terminando o primeiro dia em terceiro, mesmo com vários problemas com os pneus no final do dia.

Jari-Matti Latvala deixou o motor calar-se em Lousada e perdeu alguns segundos na primeira especial de hoje. No segundo troço do dia, o finlandês voltou a partir a suspensão após uma forte pancada numa pedra, tendo de esperar pelo dia seguinte para poder continuar.

Novamente a abrir a estrada, Sébastien Ogier fez uma boa manhã, ao estar na quarta posição a 7,3s do líder, mas no inicio da tarde, o francês cortou demais uma curva e partiu um braço de direção, saindo de estrada muito devagar na curva seguinte.

Andreas Mikkelsen entrou no rally não tão rápido quanto queria, mas começou a recuperar e quando já estava na quarta posição após o abandono de Ogier, o norueguês ficou sem direção assistida, levando-o mais tarde a outros problemas e ser obrigado a parar.

Apesar de estar com várias dificuldades em ser rápido, Thierry Neuville aproveitou todos os erros e azares para subir ao primeiro lugar após o acidente de Hayden Paddon, num dia em que esteve quase sempre fora do top 5.

Elfyn Evans fez um bom tempo no inicio do dia, mas depois começou a baixar posições, não indo além da sétima posição. No entanto e tal como Neuville, aproveitou os infortúnios da concorrência da melhor maneira, para terminar o dia em segundo a 17,7s de Neuville.

Teemu Suninen esteve rápido em alguns troços e como não cometeu erros ou teve surpresas mecânicas, o finlandês terminou o dia na quarta posição e a fazer um bom resultado de equipa com Evans.

Esapekka Lappi foi o único Toyota sobrevivente da etapa e só conseguiu terminar o dia em quinto porque beneficiou dos vários abandonos à sua frente, estando Mads Ostberg na mesma situação, como melhor piloto da Citroën e a ocupar a sexta posição pelos mesmos motivos de Lappi.

Por outro lado, Craig Breen estava a fazer um raly razoável e até venceu uma especial, mas acabaria por perder tempo com um pneu furado e cair para a oitava posição e vai ter de abrir a estrada amanhã.

Os dois pilotos da Skoda Motorsport, Pontus Tidemand e Juuso Nordgren furaram na primeira especial de hoje, o que permitiu que Gus Greensmith, Łukasz Pieniążek e Stéphane Lefebvre que estreava o C3 R5 em pisos de terra, a serem os mais rápidos do dia na categoria WRC2.



VENCEDORES DE TROÇOS:
Ott Tänak (1); Hayden Paddon (1); Kris Meeke (2); Dani Sordo (1); Thierry Neuville (4)
LÍDERES DO RALLY:
Ott Tänak (SS1); Hayden Paddon (SS2); Kris Meeke (SS3); Dani Sordo (SS4); Kris Meeke (SS5);  Hayden Paddon (SS6); Thierry Neuville (SS7 a 9)

DIA 1 


PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (FR) Ford Fiesta WRC (braço de direção na SS5)
4 Andreas Mikkelsen / Anders Jäger (NO) Hyundai i20 coupe WRC (direção assistida após SS7)
6 Hayden Paddon / Sebastian Marshall (NZ) Hyundai i20 coupe WRC (acidente na SS7)
7 Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (FI) Toyota Yaris WRC (suspensão na SS3)
8 Ott Tänak / Martin Järveoja (EE) Toyota Yaris WRC (radiador/motor na SS2)

34 Takamoto Katsuta / Marko Salminen (JP/FI) Ford Fiesta R5 (SS6)
35 Jari Huttunen / Antti Linnaketo (FI) Hyundai i20 NG R5 (braço de direção na SS6)
36 Fabio Andolfi / Simone Scattolin (IT) Skoda Fabia R5 (SS5)
41 Kevin Abbring / Pieter Tsjoen (NL/BE) Ford Fiesta R5 (avaria na SS5)
44 Max Vatanen / Christopher Guieu (FI/FR) Hyundai i20 NG R5 (SS5)
46 Simone Tempestini / Sergiu Itu (IT/RO) Ford Fiesta R5 (SS4)






Hyundai Motorsport

TOYOTA GAZOO Racing

WRCatedral_Fafe

MAT Rally Video

MOUCHORACING RALLY & RACING VIDEOS

Espia Carros





FIA World Rally Championship

AsportZ

Pedro Figueiredo




Sem comentários:

Enviar um comentário