sábado, 5 de maio de 2018

ERC - Rally Islas Canárias 2018

Alexey Lukyanuk dominou o Rally Islas Canarias, a segunda ronda do ERC. O piloto russo liderou o evento do principio ao fim e ainda foi o mais rápido em dez dos quatorze troços disputados, sendo uma vitória mais fácil do que a obtida nos Açores.
Com um bom treino de inverno, Nikolay Gryazin chegou à segunda posição ainda no inicio do rally, para nunca mais largar esse lugar e ser o único que rodou mais perto de Lukyanuk, vencendo entre os U28.





Ao contrário do que se passou nos Açores, Fabian Kreim mostrou o seu valor e a preferência pelos pisos de asfalto, numa grande luta com José António Suárez que acabou por perder a terceira posição para o alemão da Skoda e ficar apenas com 1.5s de vantagem para o francês Laurent Pellier.

Pierre-Louis Loubet esteve regularmente na quinta posição, mas o jovem francês voltou a desistir com problemas elétricos, numa altura em que travava uma boa luta com Suárez e Pellier.

Grzegorz Grzyb começou rápido, mas afundou-se na classificação na segunda especial. O polaco recuperou várias posições, regressando ao top 10 ainda no final do primeiro dia. Na derradeira etapa, Grzyb estabilizou-se na sexta posição após o abandono de Loubet.

Bruno Magalhães errou em escolhas de pneus e a válvula pop-off atrasou o piloto em alguns troços, mas sempre regularmente na sétima posição. O final do rally foi numa grande luta constante com Iván Ares (+02.0s) que foi o melhor do campeonato espanhol, Miguel Fuster (+03.2s) e o norueguês Eyvind Brynildsen (+04.8s) que não foi aos Açores por ter sido pai na mesma altura.

Depois de um acidente durante o Monday Test, Chris Ingram não conseguiu terminar a primeira etapa, devido a uma intoxicação alimentar.

Até à derradeira especial, Alberto Monarri foi o melhor com um carro de duas rodas motrizes, mas da categoria RGT. No entanto, o espanhol perdeu tempo mesmo no fim, permitindo que o francês Florian Bernardi fosse o primeiro com um carro 2WD e de ter dominado o ERC3.

Entre os U27, Mārtiņš Sesks, Diogo Gago e Efrén Llarena estiveram numa grande luta pela vitória, mas o espanhol bateu forte no inicio do segundo dia e o nosso português Diogo Gago, voltou a vencer de forma categórica entre os júniores, após grande luta com o letão Sesks que fez o seu primeiro rally em pisos de asfalto...


VENCEDORES DE TROÇOS:
Alexey Lukyanuk (10); Miguel Fuster (1); Nikolay Gryazin (2); Orhan Avcioğlu (1)
LÍDERES DO RALLY:
Alexey Lukyanuk (SS1 a 14)

42º RALLY ISLAS CANARIAS


PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 Pierre-Louis Loubet / Vincent Landais (FR) Hyundai i20 NG R5 (elétrico antes da SS11)
10 Hermann Neubauer / Bernhard Ettel (AT) Ford Fiesta R5 (duplo furo na SS6) rally2
11 Chris Ingram / Ross Whittock (GB) Skoda Fabia R5 (por motivos de saúde após SS2)
12 Dávid Botka / Márk Mesterházi (HU) Skoda Fabia R5 (por motivos de saúde após SS10)
14 Paulo Nobre / Gabriel Morales (BR) Skoda Fabia R5 (acidente na SS3) rally2
17 Luis Monzón / Jose Carlos Deniz (ES) Ford Fiesta R5 (após SS8)
31 Efrén Llarena / Sara Fernandez (ES) Peugeot 208 R2 (acidente na SS10)
45 Victor Javier Delgado / Daniel Sosa (ES) Hyundai i20 NG R5 (acidente na SS4)



















































Sem comentários:

Enviar um comentário