sexta-feira, 6 de abril de 2018

WRC - Dia 1 CORSICA Linea Tour de Corse 2018

Com o itinerário mais curto da temporada, em termos de números de troços, o Tour de Corse está mais uma vez na estrada, para se competir no rally conhecido como a das 10.000 curvas. Depois de uma forte chuvada que antecedeu o shakedown e mais alguma na noite passada, o primeiro longo troço com 49km, apresentou-se algo húmido e com água em alguns sítios.






De novo a liderar o campeonato, Sébastien Ogier tinha a oportunidade de fazer um bom inicio de rally por ser primeiro na estrada e ter a mesma toda limpa nas primeiras passagens. O campeão foi o mais rápido em três das quatros especiais do dia, mesmo com alguns problemas hidráulicos no inicio do dia.

Sébastien Loeb foi quem se aproximou mais de Ogier na primeira grande especial com os seus 49km, mas o francês da Citroën entrou demasiado rápido numa curva com os pneus ainda frios, levando-o a alargar a trajetória e não conseguiu evitar cair dentro de um buraco de onde já não conseguiu sair.

Thierry Neuville foi surpreendido na primeira especial ao perder cerca de 20s para Ogier na primeira passagem pelo troço grande, com a repartição de travagem incorreta no inicio. O belga perdeu sempre para o francês, mas acabou por subir à segunda posição na terceira especial e terminar o dia a 33.6s de Ogier.

Kris Meeke foi algo cauteloso na primeira especial, ao ter apanhado já alguma sujidade e água em alguns sítios e depois alguns problemas no intercomunicador, com o britânico a passar pela segunda posição após o abandono de Loeb e depois descer para terceiro a 5.1s de Neuville.

Ott Tänak teve algumas dificuldades em afinar o carro corretamente, no seu primeiro rally totalmente em asfalto com o Yaris WRC. Ainda assim, Tänak manteve-se sempre próximo de Neuville e de Meeke, terminando o dia a 5.5s do britânico da Citroën.

Meio minutos mais atrás, Esapekka Lappi perdeu mais de 1 minuto para Ogier só nas duas passagens por La Porta - Valle di Rostino, mas o finlandês acabou por vencer a última especial do dia e saltar de sétimo para quinto, com apenas 0.3s de vantagem para Elfyn Evans com quem teve uma boa luta durante todo o dia, em conjunto com o espanhol Dani Sordo que terminou o dia a 0.6s de galês e a 0.9s de Lappi.

Jari-Matti Latvala não esteve muito confiante nas travagens e queixou-se de muita água no primeiro troço, sendo um pouco mais lento do que Lappi, Evans e Sordo, mas no mesmo ritmo do que o norueguês Andreas Mikkelsen que não foi além da nona posição ao perder o oitavo lugar para Latvala no derradeiro troço do dia e ficar a 4.2s do finlandês.

Bryan Bouffier teve algumas dificuldades em tentar acompanhar os pilotos habituais do WRC, sendo o último do pelotão na décima posição a 15.6s de Mikkelsen.

Jan Kopecký terminou o primeiro dia na liderança do WRC2, ao ter sido o mais rápido em duas especiais com o Skoda, frente ao novo Citroën C3 R5 de Yoann Bonato que apesar de pequenos pormenores técnicos, manteve-se na segunda posição a cerca de 20s do checo.

Ole Christian Veiby foi terceiro a mais de 1 minuto de Kopecký e agora tem de se preocupar com o outro C3 R5 de Lefebvre que perdeu muito tempo na primeira especial com problemas de travões, mas recuperou algum tempo ao ser o mais rápido por duas vezes.

Andrea Nucita e Raphaël Astier são os dois Fiat Abarth mais rápidos entre os RGT, com todos os Porsche a ficarem de fora na primeira especial e no JWRC, Terry Folb lidera com 10.9s de vantagem para Jean-Baptiste Franceschi.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (3); Esapekka Lappi (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1 a 4)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
11 Sébastien Loeb / Daniel Elena (FR/MC) Citroën C3 WRC (acidente na SS2)
32 Takamoto Katsuta / Marko Salminen (JP/FI) Ford Fiesta R5 (acidente na SS1)
36 Nil Solans / Miquel Ibañes (ES) Ford Fiesta R5 (embraiagem na SS1)












Sem comentários:

Enviar um comentário