sexta-feira, 28 de julho de 2017

WRC - Dia 1 Neste Rally Finland 2017

Para muitos é o melhor rally do WRC e sem dúvida, o evento mais esperado da temporada, com as suas especiais rapidíssimas com muitos saltos e curvas cegas.
Desportivamente, o primeiro dia esteve animado e competitivo, com novos pilotos a mostrarem rapidez.





Ott Tänak começou o dia na liderança após ter sido o mais rápido na super especial disputada ontem, mas acabou por dar um toque numa pedra na quarta especial, danificando uma transmissão e furar um pneu. Com este descuido do estónio, acabou por baixar até 13º, mas ainda recuperou três posições.

Na mesma quarta especial, Sébastien Ogier poderá ter danificado a suspensão após um salto e mais à frente quando precisou de apoio numa curva, saiu de estrada e bateu numa àrvore, regressando amanhã mas com muito tempo perdido.

Hayden Paddon também foi vitima no mesmo troço depois de bater com uma roda numa pedra e danificar a suspensão posterior direita, ficando também ele de fora.

Jari-Matti Latvala passou para a liderança na quinta especial, mas sempre muito pressionado por Esapekka Lappi que acabou por ser o novo líder a partir da décima especial. Os dois finlandeses da Toyota começaram a fazer um rally à parte numa grande luta pela liderança, com o mais jovem piloto da equipa a terminar o dia em primeiro com 4,4s de vantagem.

Teemu Suninen está a ser outra agradável surpresa, ou a confirmação do que muitos esperavam após a excelente performance na Polónia. No seu segundo rally com um dos novos Ford, Sunninen terminou o dia em terceiro a 19s de Lappi.

Craig Breen e os seus colegas de equipa, não estiveram muito à vontade com o Citroën. O carro francês estava difícil de conduzir e não dava confiança para atacar. Mesmo assim, o jovem irlandês volta a ser o melhor piloto da equipa, estando a ocupar a quarta posição.

Juho Hänninen também está a fazer um bom rally e poderia estar melhor classificado se não tivesse dado um toque que danificou a suspensão. O finlandês conseguiu reparar o carro, mas teve de fazer as últimas especiais com muitas cautelas, terminando o dia a 6,1s de Breen.

Mads Østberg e Elfyn Evans estão envolvidos numa boa luta, separados por apenas 0,1s. O norueguês chegou a ser terceiro, mas um problema no diferencial fez-lhe baixar um pouco na classificação e o britânico demorou a encontrar o melhor setup para fazer melhores tempos.

Kris Meeke esteve com falta de confiança no seu carro, queixando-se de estar a utilizar novos elementos no C3 que ainda não tinha testado. Meeke acabou por dar um toque numa pedra, danificando um pouco a direção e perder um lugar para Neuville.

Os Hyundai estão a ter a pior performance da temporada. Paddon até estava rápido, mas saiu de estrada, Thierry Neuville acabou por abrir a estrada após o abandono de Ogier, nunca conseguindo ser rápido, com a excepção da super especial. Dani Sordo ainda esteve pior, sem nunca conseguir ser rápido, apesar de dizer que o seu carro estava bom.

Ole Christian Veiby esteve sempre a liderar entre os R5, mas foi sempre muito pressionado por Eric Camilli que mais uma vez, não está a pontuar para o WRC2.
Jari Huttunen está a ser outra surpresa finlandesa, ao ser o mais rápido em algumas especiais e a pressionar muito tanto Veiby como Camilli. Apesar de ter batido, o piloto da Opel Motorsport está só a 1,7s de Camilli.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Ott Tänak (1); Teemu Suninen (2); Jari-Matti Latvala (1); Esapekka Lappi (8); Thierry Neuville (1)
LÍDERES DO RALLY:
Ott Tänak (SS1 a 3); Jari-Matti Latvala (SS4 a 9); Esapekka Lappi (SS10 a 13)

DIA 1 NESTE RALLY FNLAND


PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (F) Ford Fiesta WRC (suspensão na SS4)
4 Hayden Paddon / Sebastian Marshall (NZ/GB) Hyundai i20 coupe WRC (suspensão após SS4)
33 Pierre-Louis Loubet / Vincent Landais (FRA) Ford Fiesta R5 (acidente na SS10)
34 Gus Greensmith / Craig Parry (GBR) Ford Fiesta R5 (avaria na SS10)






































Sem comentários:

Enviar um comentário