segunda-feira, 14 de novembro de 2016

BÉLGICA - "Fast Freddy" termina carreira como piloto de rallies

Aos 46 anos o piloto belga Freddy Loix põe fim a uma longa carreira de 27 anos como piloto de rallies. Numa conferencia de imprensa realizada hoje em Bruxelas, o sete vezes Campeão da Bélgica de Ralis (1997, 1998, 2010 e 2013-2016), teve uma carreira desportiva recheada de sucessos, dentro e fora de portas, tendo participado em 93 provas pontuáveis para o WRC, sendo os seus melhores resultados no mundial, três segundos lugares e um terceiro posto. 

por: Carlos Silva



Mas foi sobretudo na Bélgica e no ERC/IRC que o vencedor da edição de 2010 do Rali Vinho Madeira "assinou" os seus maiores sucessos desportivos, onde se destaca naturalmente as suas impressionantes 11 vitórias no Ypres Rally !

"Uma das razões porque coloco um ponto final na minha carreira como piloto profissional, deve-se a uma oferta irrecusável de trabalho. Um dos meus fieis patrocinadores pediu-me para ser o relações públicas para vários concessionários do Grupo Volkswagen, onde se inclui a Skoda (marca com a qual ele ganhou os seus últimos três títulos nacionais). É um desafio que considero bastante importante para mim e senti que era hora de fazer outra coisa." 
Loix será Gerente de Marketing da MIG Motors em quatro concessões de Flandres Oriental, mas continuará a estar ligado ao Rallies nomeadamente, como piloto de testes da Michelin bem como: "ajudar a um jovem piloto a vingar na competição automóvel."

O seu início da carreira começou nos kartings em 1987 e três anos depois disputou o seu primeiro rally ao volante de um Lancia Delta HF 4WD. Durante duas épocas disputou o C. belga de Ralis com um Mitsubishi Galant VR-4 de Grupo N para em 1993 se juntar a equipa do Opel Team Belgium onde rapidamente deu nas vistas com uma soberba condução - ainda hoje relembrada, com um Opel Astra GSi 16V. 
Durante esse período foi co-pilotado por Sven Smeets, hoje director desportivo da Volkswagen Motorsport dando-se então ao inicio da sua carreira internacional na equipa da Marlboro Toyota Castrol Belgium. Em 1999 foi contratado pela equipa oficial da Mitsubishi Ralliart que se juntou ao quatro vezes Campeão Mundial Tommi Mäkinen. Foi nesse ano que no decorrer no Rally Safari, Loix fraturou uma vértebra cervical num acidente que o impediu de repetir os bons resultados até então alcançados. Entre 2002 e 2003 foi contratado pela Hyundai onde o Accent WRC se revelou pouco competitivo, tendo no ano seguinte feito um mini-programa no Mundial com a Marlboro Peugeot Total a bordo de um Peugeot 307 WRC.

Depois de dois anos apeado de uma equipa oficial, em 2007 tornou-se campeão belga na sua classe onde utilizou um VW Polo S2000 da Equipa René Georges, para em 2008 se consagrar vice-campeão no IRC (Intercontinental Rally Challenge) num Peugeot 207 S2000 da Peugeot Team Bel-Lux. Em 2010, juntou-se à equipa da BFO-Škoda Rally Team, relacionamento esse interrompido em 2012 onde obteve o título francês novamente num Peugeot 207 S2000 e no ano seguinte mais um título nacional belga, com um Ford Focus WRC. Em 2014 regressou a Skoda e somou três títulos consecutivos de campeão Belga com o Fabia S2000 e com o Fabia R5.


1990 - Lancia Delta HF 4WD N4

1991/ 1992 - Mitsubishi Galant VR4 N4

1993-1995 - Opel Astra GSi 16v A7

1996/ 1997 - Toyota Celica GT4 (ST205)

1997/ 1998 - Toyota Corolla WRC

1999/ 2000 - Mitsubishi Lancer Evo 6

2000/ 2001 - Mitsubishi lancer Evo 6.5

2001 - Mitsubishi Lancer WRC

2002 - Hyundai Accent WRC2

2003 - Hyundai Accent WRC3

2003 - Peugeot 206 WRC

2004 - Peugeot 307 WRC

2005 - Citroën C2 S1600

2005 - Peugeot 206 WRC

2006/ 2007 - Volkswagen Polo S2000

2007 - Fiat Punto Abarth S2000

2008/ 2009 - Peugeot 207 S2000

2010/ 2011 - Skoda Fabia S2000



2012 - Peugeot 207 S2000

2012 - Peugeot 307 WRC

2013 - Ford Focus RS WRC / Skoda Fabia S2000

2014/ 2015 - Skoda Fabia S2000

2015/ 2016 - Skoda Fabia R5






Sem comentários:

Enviar um comentário