sexta-feira, 14 de outubro de 2016

WRC - Dia 1 Rally Catalunya 2016

Depois de uma especial disputada ontem nas ruas de Barcelona, o rally a sério começou hoje com muita chuva e muita lama nos troços matinais. À tarde, a chuva parou e o sol apareceu em algumas situações, os pisos continuaram escorregadios, mas houve muita luta numa etapa em que teve quatro líderes diferentes.





Ott Tänak foi o mais rápido na especial citadina, mas perdeu muito tempo nos troços matinais com problemas no diferencial posterior e muita falta de tração, perdendo mais de 2 minutos durante o dia.

Thierry Neuville foi o segundo piloto a passar pela liderança, quando venceu o primeiro troço do dia, passou para segundo por troca com Sébastien Ogier no troço seguinte, mas viria a cair algumas posições no final da manhã, após um toque numa árvore e deixou o motor desligar-se.

Ogier comandou na terceira e na quarta especial, mas à tarde, o local Dani Sordo venceu duas especiais, subiu da quarta para a primeira posição e terminou o dia como líder, com 17 segundos de vantagem para o francês.

Depois de um mau tempo na especial citadina, Jari-Matti Latvala começou por recuperar posições e até foi o mais rápido em duas especiais, mas viria a ficar parado com uma suspensão dianteira partida, quando estava em terceiro a 5,7s da liderança.

Com os problemas de Neuville e de Latvala, Andreas Mikkelsen subiu da quinta para a terceira posição, terminando o dia a 35,1s de Sordo.

Sem assistência durante todo o dia, Hayden Paddon queixou-se de problemas no acelerador que tinha uma resposta tardia. No entanto, o neozelandês não perdeu muito tempo nos troços matinais, mas perdeu uma posição para Neuville na derradeira especial, com uma curta diferença de 1,2s entre os dois pilotos.

Mads Ostberg não esteve rápido, perdeu algum tempo por ter apanhado muita chuva nas duas primeiras especiais, mas foi regular ao longo do dia, estando a poucos segundos dos dois Hyundai de Neuville e de Paddon.

Kris Meeke entrou esta manhã com o pé esquerdo, ao capotar na primeira especial do dia. Mesmo assim, o britânico conseguiu prosseguir em prova, mas tal como Ostberg, apanhou chuvas fortes enquanto disputava os troços matinais. Durante a tarde, os tempos foram muito melhores e até venceu a última especial do dia, terminando a etapa em sétimo a 12 segundos do norueguês.

Craig Breen esteve algo cauteloso nas difíceis condições do piso, mas também fez alguns tempos de registo, estando na oitava posição, com 19,8s de vantagem para Ott Tänak.

No WRC2, Teemu Suninen liderou nas primeiras especiais, até ficar parado com o turbo partido. A luta continua entre os dois pilotos da Skoda Motorsport, com Jan Kopecký a liderar com margem curta para Pontus Tidemand, mas o checo deu um toque na derradeira especial e o jovem sueco aproveitou para subir à primeira posição com 3 segundos de vantagem para Kopecký.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ott Tänak (1); Thierry Neuville (1); Jari-Matti Latvala (2); Dani Sordo (2); Kris Meeke (1)
LÍDERES DO RALLY:
Ott Tänak (SS1); Thierry Neuville (SS2); Sébastien Ogier (SS3 a 4); Dani sordo (SS5 a 7)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
2 Jari-Matti Latvala / Miika Antilla (FIN) Volkswagen Polo R WRC (suspensão na SS5)
31 Teemu Sunninen / Mikko Markkula (FIN) Skoda Fabia R5 (turbo na SS4)
32 Armin Kremer / Pirmin Winklohfer (DEU) Skoda Fabia R5 (avaria após SS6)
39 Ghislain de Mevius / Johan Jalet (BEL) Skoda Fabia R5 (SS4)
41 José Antonio Suárez / Candido Carrera (ESP) Peugeot 208 T16 (acidente na SS2)
44 Ole Christian Veiby / Stig Rune Skjærmoen (NOR) Skoda Fabia R5 (SS4)
























Sem comentários:

Enviar um comentário