quarta-feira, 20 de julho de 2016

ERC - Auto24 Rally Estonia 2016

O campeonato europeu regressou aos pisos de gravilha com o Auto24 Rally Estónia que viria a ser duro para algumas mecânicas e ter um final inesperado.






Alexey Lukyanuk entrou forte desde o inicio, liderou durante todo o rally com passagens sempre espetaculares, terminando o primeiro dia com 20 segundos de vantagem para o segundo classificado. No segundo dia, Lukyanuk dilatou a sua vantagem ao ser o mais rápido nos primeiros troços de domingo, até partir um braço de suspensão na penúltima especial após um salto e abandonar quando estava muito perto de vencer.

Ralfs Sirmacis  pressionou o russo no inicio, mas viria a perder cerca de 10 segundos quando falhou um cruzamento no primeiro dia. O letão não baixou os braços, chegou a vencer alguns troços, mas voltou a perder tempo para Lukyanuk no segundo dia. No entanto, a sorte esteve do seu lado e o jovem piloto acabou por vencer o seu segundo rally do ERC, após o azar de Lykyanuk e aproximar-se do russo nas contas do ERC.

Kajetan Kajetanowicz entrou com o pé esquerdo no rally ao cometer um erro na primeira super especial, teve problemas de travões e terminou o primeiro dia sem direção assistida. O polaco esteve melhor no segundo dia, recuperou até terceiro, mas viria a subir uma posição no final com o abandono de Lukyanuk, aumentando também a pontuação na liderança do campeonato.

Depois de um promissor terceiro tempo na super especial de abertura, o checo Jaromír Tarabus nem chegou a partir para os troços a sério, com problemas no motor do Fabia R5.

Rainer Aus começou por rodar a meio do top 10, mas foi beneficiando de problemas alheios ao longo do rally, terminando o primeiro dia na terceira posição. O piloto local perdeu uma posição para Kajetanowicz e a três troços do fim, bateu numa pedra, perdeu muito tempo com problemas no diferencial, mas conseguiu levar o Evo IX até ao final na quarta posição e vencer o ERC2.

Siim Plangi era um dos candidatos aos lugares de topo e chegou mesmo a ser terceiro, mas no arranque da quarta especial, o piloto local partiu a caixa de velocidades, conseguindo apenas regressar em rally2 e ser o terceiro piloto mais rápido do segundo dia.

Egon Kaur ocupou a segunda posição nos primeiros troços, foi ultrapassado na classificação por Sirmacis, mas quando era terceiro classificado, o motor do Evo IX cedeu na oitava especial, sendo o fim de uma excelente prestação.

Alheio a todos este problemas esteve Raul Jeets que conseguiu terminar o primeiro dia na quinta posição e subir mais um lugar no derradeiro dia com o abandono de Lukyanuk.

Continuando o seu trabalho de aprendizagem para um possível lugar na equipa Toyota, Hiroki Arai estava em luta direta com Jeets e Koltun, mas o filho de Toshi Arai capotou quando era sétimo classificado com o Fiesta R5 da equipa de Tommi Mäkinen.

Atendendo às caraterísticas do rally, Jarosław Kołtun esteve em bom plano, ao acompanhar o ritmo de Jeets durante algum tempo, para depois terminar a quase 1 minuto do piloto local num bom quinto lugar final.

Łukasz Habaj rodou muito perto de Jeets e de Koltun, mas um pneu furado ainda no primeiro dia, atrasou o polaco na luta direta com o seu compatriota. Mesmo assim, o polaco conseguiu terminar em sétimo.

Miko-Ove Niinemäe dominou o JERC desde o inicio, chegou a ter pressão por parte de Nikolay Gryazin, mas este viria a capotar a meio do segundo dia e deixar Niinemäe isolado na primeira posição.

Chris Ingram chegou a ser o melhor piloto da Opel, mas viria a ser suplantado por Marijan Griebel que terminou em segundo do JERC.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Alexey Lukyanuk (9); Ralfs Sirmacis (5); Raul Jeets (2)
LÍDERES DO RALLY:
Alexey Lukyanuk (SS1 a 14); Ralfs Sirmacis (SS15 a 16)

AUTO24 RALLY ESTONIA











































PRINCIPAIS ABANDONOS:
4 Jaromír Tarabus / Daniel Trunkát Daniel (CZE) Skoda Fabia R5 (motor antes da SS2)
12 Takamoto Katsuta / Daniel Barritt (JPN/GBR) Ford Fiesta R5 (acidente na SS3 e SS11)
17 Siim Plangi / Marek Sarapuu (EST) Mitsubishi Lancer Evo X (caixa de velocidades na SS4)
35 Oleksii Tamrazov / Kuldar Sikk (UKR) Skoda Fabia R5 (acidente na SS4)
14 Hiroki Arai / Glenn MacNeall (JPN/AUS) Ford Fiesta R5 (acidente na SS6)
16 Egon Kaur / Silver Simm (EST) Mitsubishi Lancer Evo IX (motor na SS8)
25 Nikolay Gryazin / Yaroslav Fedorov (RUS) Peugeot 208 R2 (acidente na SS13)
2 Alexey Lukyanuk / Alexey Arnautov (RUS) Ford Fiesta R5 (suspensão na SS15)

PONTUAÇÃO ERC:
1. Kajetanowicz 120; 2. Lukyanuk 84; 3. Sirmacis 79; 4. Breen e Loix 38; 6. Moura 37

































Sem comentários:

Enviar um comentário