domingo, 13 de setembro de 2015

MADEIRA - Rali Município do Funchal e Câmara de Lobos 2015

O Rali Municípios do Funchal e Câmara de Lobos que decorreu ao longo do dia de ontem, serviu de palco para a entrega de alguns títulos nas mais variadas competições que englobam o Campeonato de Ralis “Coral” da Madeira, onde foram centradas atenções na participação da dupla Alexandre Camacho e Pedro Calado.

fonte: maisralis.com



A dupla da “Team Vespas” entrava para a prova alvi-negra sem a pressão de resolver desde logo a questão do título, tendo em conta que faltam ainda duas provas para o términos do campeonato. Camacho entrou no rali com o ritmo que lhe é reconhecido, apesar de queixar-se de alguns problemas a nível da travagem do Porsche 997 GT3. Com alguma vantagem para os seus mais diretos adversários para o ataque às restantes quatro classificativas do rali, Camacho apenas teve que controlar o andamento, tendo em conta que a chuva decidiu marcar presença durante a tarde. Com a quinta vitória em outras tantas provas na temporada, Alexandre Camacho carimba mais um título no automobilismo regional, onde no ano transato fugiu-lhe entre os dedos, bem como na categoria RGT.

No segundo lugar do rali quedou-se Gil Freitas, navegado por Duarte Miranda, aos comandos do potente Porsche 997 GT3. O piloto da “Team RIM” entrou com o pé direito na prova, ao vencer desde logo a primeira classificativa do dia, mas com as mudanças climatéricas que se fizeram sentir durante a tarde, limitou a prestação da equipa, ao não adaptar-se ao nevoeiro que se fez sentir em algumas partes dos troços.

André Silva e Adriana Neves a bordo do Citroën C2 R2 encerraram o pódio. Este excelente resultado deve-se essencialmente ao ritmo imposto pela dupla nos troços à chuva, onde manteve uma toada forte apesar das condições adversas do piso.

Dando seguimento ao que anteriormente referimos, sobre os vários títulos que seriam entregues nesta prova, eis um deles, o da RC2N, onde Filipe Pires e Vasco Mendonça levam o título para casa, apesar dos problemas sentidos ao longo do rali com a transmissão do Mitsubishi Lancer Evo X. Problemas à parte, Pires fez um rali de trás para a frente, e ainda fechou com chave de ouro o dia, ao vencer a última classificativa do rali, o que lhe valeria o quarto lugar final.

Bruno Fernandes e Mauro Sousa foram os quintos classificados. A dupla da BF Sport seria umas das equipas que mais foi penalizada pelo tempo adverso que se fez sentir na segunda metade da prova, pois muito pouco havia competido com o Citroën C2 R2 nestas condições. Adiado está a conquista na categoria RC4. Apresentando um andamento sempre vivo ao longo do dia, demonstrando uma maior adaptação ao Mitsubishi Lancer Evo X,

Américo Gouveia e Marco Marote foram os sextos classificados. O sétimo lugar foi ocupado por Paulo Mendes e Roberto Figueira, que desde cedo seriam vítimas de problemas mecânicos no Porsche 997 GT3, mais concretamente a nível da caixa de velocidades.

Sempre com um andamento exuberante, que há muito lhe é reconhecido, Vasco Silva foi oitavo classificado com o “velhinho” Peugeot 205 GTI, mantendo ao seu lado Ricardo Abreu. No final da prova era notória a satisfação do piloto, que confidenciou ao nosso site que para o ano irá, merecidamente, evoluir para uma viatura da categoria R2, estando em cima da mesa a hipótese de um Citroën C2.

O nono posto foi ocupado por Ricardo Gonçalves e Artur França, que mantiveram-se focados na evolução aos comandos do Citroën C2.

A fechar o «top-ten» ficou a única dupla feminina em prova, Isabel Ramos e Sofia Pereira, aos comandos do Renault Clio R3, queixando-se da pouca visibilidade encontrada nos troços, o que no final do rali viria a classificar como a pior prova realizada até então esta temporada.

De sublinhar o título alcançado por Artur Quintal e Vitor Henriques na categoria VSH 2RM para viaturas até 1400cc, a bordo do Toyota Starlet.

Quanto ao Zoom Dmack Yaris Cup 2015, a vitória no Rali Municípios do Funchal e Câmara de Lobos foi dos regressados Marco Nóbrega e Valdemiro Garcês. A dupla que fez o seu regresso à competição este fim-de-semana, deu início a um mini projeto de final de temporada, a fim de preparar a época de 2016, onde a viatura japonesa será pilotada por Valdemiro Garcês. Nóbrega venceu a prova alvi-negra, mas quem levou o título para casa desta competição monomarca foi Pedro Diogo, que ao desistir logo na primeira classificativa do rali fruto da quebra da caixa de velocidades, tornou-se campeão sem sequer ir para a estrada fruto do resultado alcançado por Paulo Andrade, que foi apenas terceiro classificado.

Narciso Andrade, navegado nesta prova por Rui Madeira, rodou sempre no primeiro lugar, mas um final menos conseguido por parte da dupla, seriam relegados para o lugar intermédio do pódio na penúltima classificativa do rali.

O único piloto que viria a terminar a prova e adiar a decisão do título para o Rali do Faial, foi Paulo Andrade, navegado por Sílvio Malho, que ao não se adaptar ao piso escorregadio e ao nevoeiro, deitou por terra as poucas hipóteses que teriam em lutar pelo título nesta competição, a ser apenas terceiro classificado. Décio Gonçalves e Énio Andrade fecharam as contas desta competição.

Quanto aos desistentes, foram oito as equipas que seriam obrigadas a abandonar a prova, todas elas por avaria mecânica: Filipe Freitas, Duarte Ramos, Dinarte Baptista, Rui Conceição, Paulo Nunes, Pedro Diogo, Ilídio Sardinha e Filipe Bettencourt.

O Campeonato de Rali “Coral” da Madeira tem a sua continuidade dentro de 15 dias, com a realização do Zoom-TRAP Rali de 25 a 26 de Setembro, a cargo do Clube 100 à Hora Madeira.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Gil Freitas (2); Alexandre Camacho (5); Filipe Pires (1)
LÍDERES DO RALLY:
Gil Freitas (SS1); Alexandre Camacho (SS2 a 8)

RALI MUNICÍPIO DO FUNCHAL E CÂMARA DE LOBOS
1º Alexandre Camacho / Pedro Calado (PRT) Porsche 997 GT3 Cup 01:06:40,0
2º Gil Freitas / Duarte Miranda (PRT) Porsche 997 GT3 Cup +45,2
3º André Silva / Adriana Neves (PRT) Citroën C2 R2 +03:40,4
4º Filipe Pires / Vasco Mendonça (PRT) Mitsubishi Lancer Evo X +04:30,0
5º Bruno Fernandes / Mauro Sousa (PRT) Citroën C2 R2 +04:33,4
6º Américo Gouveia / Marco Marote (PRT) Mitsubishi Lancer Evo X +06:00,1
7º Paulo Mendes / Roberto Figueira (PRT) Porsche 997 GT3 Cup +06:26,2
8º Vasco Silva / Ricardo Abreu (PRT) Peugeot 205 GTI +07:22,1
9º Ricardo Gonçalves / Artur França (PRT) Citroën C2 R2 +09:51,9
10º Isabel Ramos / Sofia Pereira (PRT) Renault Clio R3 +10:56,6

PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Filipe Freitas / Daniel Figueiroa (PRT) Porsche 997 GT3 Cup (avaria após SS2)
4 Duarte Ramos / Luís Ramos (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX (avaria na SS6)
11 Dinarte Batista / João Paulo (PRT) Citroën Saxo Cup (acidente na SS6)
10 Rui Conceição / Roberto Fernandes (PRT) Ford Escort RS Cosworth (avaria após SS8)




Sem comentários:

Enviar um comentário