sábado, 11 de julho de 2015

WRC - Os World Rally Cars vão mesmo ser mais potentes

Dinâmico, distinto, poderoso e potente,  será assim o novo World Rally Car para o FIA World Rally Championship, a partir de 2017. Os princípios da estrutura do novo regulamento técnico e de homologação, aprovados pelo World Motor Sport Council, ontem na cidade do México, são uma evolução dos actuais regulamentos 2014-2016 mas vai entregar mais do que os fãs querem ver: um aumento na potência escondido sob uma carroçaria mais individual e dramática que exala o espírito de competição de automobilismo.




Os regulamentos de 2017 vão ver melhorias no motor e o impacto visual criado por um pacote aerodinâmico novo, irá enriquecer o espetáculo desses carros e fornecer maior diversidade. O motor de 1.6 litros turbo foi mantido, mas a potência será aumentada até o nível dos carros do WTCC, com cerca de 380cv. O diâmetro do restritor do turbo será aumentado de 33mm para 36mm, enquanto a pressão do turbo permanece num absoluto máximo de 2.5 bar. O peso mínimo do carro também foi reduzido em 25 quilogramas, traduzindo-se assim em 1175kg.

Também irá beneficiar de uma maior liberdade com a aerodinâmica, definindo este World Rally Car além de muitos dos seus antecessores recentes. A carroçaria do carro de produção poderá ver uma saliência no pára-choque dianteiro com mais 60mm, potencialmente também com dispositivos aerodinâmicos adicionais à frente das rodas dianteiras, enquanto a saliência traseira pode ser aumentada em 30 mm. Maiores embaladeiras também serão permitidas. A asa traseira fixa pode ser drasticamente aumentada em tamanho e enquanto o difusor traseiro terá dimensões máximas permitidas, a forma será livre e pode sobressair até 50mm do pára-choque traseiro. O carro WRC será desenvolvido a partir de um carro de produção do qual o comprimento total homologado deve ser maior ou igual a 3,9 metros, adicionando potencialmente ainda mais oportunidades para os fabricantes.

Sébastien Ogier: "Eu acho que as ideias para o look e o desempenho do novo carro para 2017 são ótimas notícias. Como piloto de rallies, estou sempre à procura de mais desempenho. Acho que a asa maior e nova aerodinâmica vão dar ao carro um pouco mais de downforce, mais aderência e mais velocidade para as curvas. Isso também é bom para o espétaculo, porque a potência extra vai certamente fazer a condução mais espetacular para os fãs. E também fará o carro parecer um pouco mais agressivo, com uma carroçaria mais ampla - estou ansioso para ver a próxima geração do Polo R WRC."

Yves Matton, diretor da Citroën Racing, disse: "Estamos muito animados com o novo visual do World Rally Car de 2017. É difícil para nós dizer se vamos estar envolvidos neste campeonato naquela época, mas tudo o que posso dizer é que os carros serão absolutamente fantásticos. Vão suportar mais aspectos tecnológicos e levar ao público ao seu sonho. As asas e os pára-choques serão reformulados para atingir uma maior largura máxima e uma asa traseira maior também trará um visual mais agressivo para os veículos. Nós acreditamos que isto criará mais emoção para o público nos troços, mas eles ainda serão capazes de reconhecer o modelo de carro de estrada que podem conduzir no dia a dia."

Michel Nandan, chefe da equipa Hyundai Motorsport: "O WRC beneficiou-se de uma regulamentação estável durante os últimos anos, que tem sido boas para empresas como a Hyundai que regressou à modalidade. As regras actuais permitiram-nos flexibilidade e facilidade na adaptação do carro de estrada para desenvolvê-la em uma especificação de WRC. As mudanças para 2017 são, no entanto, ainda mais apropriadas ao fabricante em que temos mais liberdade para trabalhar no carro, por exemplo, sobre a suspensão que consequentemente será mais poderoso, maior e olhar mais agressivo. Apesar de tudo, vai ser outro passo positivo para a frente para melhorar o valor do WRC e levar o desporto numa excitante nova era."

Malcolm Wilson, M-Sport Managing Director: "estes novos regulamentos marcam o início de uma excitante nova era para o FIA World Rally Championship. Não só os carros de 2017 serão muito mais espetaculares, mas também veremos um aumento na potência e desempenho. O conceito faz-me realmente, lembrar os dias do Grupo B. Quando se combinar a alegria daquela época com as medidas de segurança fantásticas que a FIA tem trabalhado para implementar, isto vai marcar o início de um novo capítulo emocionante para o WRC. Embora os carros vão parecer completamente diferentes, e vai haver algum trabalho substancial sobre a carroçaria, um número de componentes-chave pode ser reforçado e transitado do nosso carro atual. Do ponto de vista financeiro, um número de peças que estamos atualmente trabalhando para desenvolver, pode ser dado um passo em frente e toda a equipa está realmente ansiosa para começar neste novo projeto."

A Toyota também vai regressar ao WRC em 2017 com uma equipa conhecida como Toyota Gazoo Racing, refletindo a identidade comum dos japoneses noutras atividades de automobilismo internacional do fabricante. "Estamos muito animados sobre o desafio de voltar para o WRC. Depois do convite feito a Tommi Mäkinen para liderar o nosso projeto WRC, a estrutura de desenvolvimento da Toyota Gazoo Racing foi ainda mais reforçada. Sob sua experiência de liderança, a equipa irá avançar com construção do carro com base nos regulamentos de 2017."

Enquanto os novos carros são definidos para atingir os troços a partir de 2017, os carros WRC homologados entre 2011 e 2016, permanecerão elegíveis no FIA World Rally Championship, mas não serão atualizados para atender os regulamentos técnicos de 2017. A homologação de um World Rally Car 2017 será concluída somente após um fabricante ficar registado no campeonato de 2017 para fabricantes.

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