sábado, 18 de julho de 2015

ERC - Dia 1 auto24 Rally Estonia 2015

Com médias quase sempre entre os 125 e 141km/h, o auto24 Rally Estónia começou com grande luta pela liderança entre quatro pilotos mas, o primeiro dia terminou com apenas dois na disputa pela primeira posição.






De novo com um Lancer Evo X, Alexey Lukyanuk terminou o dia na primeira posição, apesar de uma penalização de 10 segundos por falsa partida. O piloto russo venceu a super especial disputada ontem mas, no primeiro troço de hoje, Martin Kangur foi o mais rápido, com Karl Kruuda a passar para a frente. Nas três especiais seguintes, Lukyanuk recuperou a primeira posição, perdeu-a de novo para Kruuda e depois recuperou-a de novo na quinta especial.

No sexto troço, Martin Kangur saiu de estrada quando estava em terceiro a 1,5s da liderança e Karl Kruuda ficou parado dois troços mais tarde, com um problema no radiador, quando era segundo a 1,2s de Lukyanuk.

Kajetan Kajetanowicz chegou a passar pela primeira posição depois de Lulyanuk ter penalizado mas, a maior velocidade de ponta do Mitsubishi (atinge os 200km/h contra os 180 do Fiesta R5), aliando aos grandes dotes de pilotagem neste tipo de especiais por parte do russo, Lukyanuk recuperou a primeira posição, deixando o polaco a 2,4s na segunda posição.

Com os abandonos de Kangur e de Kruuda, o local Rainer Aus colocou provisoriamente, outro Mitsubishi no pódio com 31 segundos de atraso para o líder.

Craig Breen nunca foi dos pilotos mais rápidos, ao perder sempre alguns segundos em todas as especiais, talvez devido aos acertos da suspensão. Na sétima especial, o irlandês perdeu mais algum tempo com um pneu furado mas, já recuperou até à quarta posição a 36,9s do líder.

Egon Kaur chegou a ocupar a quarta posição, sempre em luta direta com Breen e Aus. Na derradeira especial do dia, Kaur baixou para quinto por troca com Breen, com apenas mais 0,1s do que o irlandês.

Siim Plangi perdeu algum tempo esta manhã com falta de pressão no turbo mas, recuperou algum tempo durante a tarde, apesar de um pião a alta velocidade que podia ter deitado tudo a perder.

Timu Kõrge este envolvido numa luta com vários pilotos pela terceira posição mas, o piloto local começou a perder tempo nos últimos troços do dia, terminando apenas em sétimo a 7,2s de Plangi.

Entre os pilotos júniores, Ralfs Sirmacis volta a mostrar que é rápido neste tipo de troços e em pisos de terra, liderando a competição durante todo o dia, com 25,1s de vantagem para o sueco Emil Bergkvist, no Opel Adam R2. Diogo Gago não está a conseguir impor-se nos muito rápidos troços da Estónia, estando a ocupar o oitavo posto entre os júniores, na vigésima segunda posição da geral.

Quanto às restantes desistências, destaque para Sander Pärn que nem chegou a partir depois de ter batido numa árvore durante a Qualifying Stage, Robert Consani com problemas no motor do Citroën, na segunda especial do dia e de Teemu Suninen que capotou o Skoda quando ocupava a oitava posição.



VENCEDORES DE TROÇOS:
Alexey Lukyanuk (6); Martin Kangur (1); Karl Kruuda (1); Kajetan Kajetanowicz (1); Raul Jeets (1)
LÍDERES DO RALLY:
Alexey Lukyanuk (SS1); Karl Kruuda (SS2); Alexey Lukyanuk (SS3); Karl Kruuda (SS4); Alexey Lukyanuk (SS5); Kajetan Kajetanowicz (SS6 a 7); Alexey Lukyanuk (SS8 a 10)

DIA 1

































PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Sander Pärn / James Morgan (EST/GBR) Ford Fiesta R5 (acidente na Q.S.)
7 Robert Consani / Maxime Vilmot (FRA) Citroën DS3 R5 (motor na SS3)
4 Martin Kangur / Kuldar Sikk (EST) Ford Fiesta R5 (acidente na SS6)
11 Tomasz Kasperczyk / Damian Syty (POL) Ford Fiesta R5 (capotou na SS7)
3 Karl Kruuda / Martin Järveoja (EST) Citroën DS3 R5 (radiador na SS8)
39 Björn Adolfsson / Mikael Johansson (SWE) Peugeot 208 T16 (acidente na SS8)
40 Teemu Suninen / Mikko Markkula (FIN) Škoda Fabia S2000 (capotou na SS7)

35 Florin Tincescu / Sergiu-Sebastian Itu (ROU) Peugeot 208 R2 (avaria na SS2)
30 Aleks Zawada / Cathy Derousseaux (POL/FRA) Opel Adam R2 (avaria na SS4)
37 Ole Christian Veiby / Anders Jaeger (NOR) Citroën DS3 R3T Max (acidente na SS7)

22 Inessa Tushkanova / Dmitry Chumak (FIN/LVA) Mitsubishi Lancer Evo IX (capotou na SS4)
18 Roland Murakas / Kalle Adler (EST) Mitsubishi Lancer Evo X (avaria antes da SS6)











Sem comentários:

Enviar um comentário