quinta-feira, 18 de junho de 2015

WRC - Rally Sardegna 2015

DIA 1
Foi decisiva a ordem de partida para os principais concorrentes enfrentarem os 136 Kms de especiais de classificação da primeira etapa do Rally da Sardenha.

fonte: ralisonline.net




Que o diga Hayden Paddon, que ao partir para a estrada na 11ª posição atacou forte e conseguiu estar da segunda especial até final da etapa sempre na liderança da prova. Não sendo tão rápido nas segundas passagens, certo é que Paddon andou mesmo assim nos lugares do pódio, chegou a dar um toque mas revelou uma consistência e rapidez que não se lhe conhecia.

Para Ogier não foi um dia fácil, tendo que arriscar bastante para não se atrasar na luta pela vitória. Foi mais rápido nas segundas passagens e ainda beneficiou de um toque de Latvala a dois troços do fim para subir ao segundo lugar a apenas 8,8s de Paddon, embora na segunda etapa, seja um dos primeiros pilotos na estrada.

Latvala foi rápido e beneficiou de ser o quinto na estrada, mas voltou a cometer um erro que o fez perder cerca de 20 segundos, sendo juntamente com o seu colega de equipa, os únicos que estão no alcance do primeiro lugar.

Dani Sordo também deu nas vistas com o outro Hyundai, estando até à altura, em posição de lutar pelo terceiro lugar, mas no derradeiro troço arrancou uma roda ao i20 WRC, perdendo com isso todas as esperanças num bom resultado.

Ott Tänak teve um dia regular, beneficiando do azar de Sordo para subir ao 4º lugar, fazendo alguns bons tempos assim que foi ganhando confiança, embora a 10ª posição de partida poderia ter-lhe dado mais vantagem na classificação.

Ostberg teve um dia muito apagado, ocupando mesmo assim o quinto lugar, e Meeke nem passou da segunda classificativa quando capotou o seu Citroen DS3 WRC.

Neuville teve sempre problemas de turbo no Hyundai e perdeu demasiado tempo, terminando o primeiro dia no sexto lugar.

Na WRC2, Yuri Protasov liderava ao volante do Fiesta RRC, terminando a etapa com 2m02,8s de vantagem sobre Al-Kuwari noutro Fiesta RRC, enquanto o português Bernardo Sousa voltou a penar devido à frágil mecânica do Peugeot 208 T16, sendo obrigado a desistir por problemas elétricos sensivelmente a meio do dia.


DIA 2
Não foi fácil para Sebasien Ogier, mas o francês da Volkswagen conseguiu mesmo chegar à liderança do Rally de Itália, acabando por ter um opositor inesperado.

Hayden Paddon ficará na história deste rally pela rapidez que vinha a demonstrado, mas a pressão de ter atrás um campeão do mundo talvez o tenha levado a fazer um pião e a perder uma liderança que teve durante mais de meio rally. É certo que o Hyundai voltou a claudicar mecanicamente com problemas de caixa de velocidades no final do dia, mas mesmo assim o piloto do i20 WRC estava num excelente segundo lugar.

Apesar de ter sido rápido e de ter pressionado a liderança na altura de Paddon, Latvala bem se pode queixar do Polo WRC e da sua suspensão que cedeu, bem como de um furo e ainda um toque que o atiraram para o 6º lugar e com pouca margem para melhorar a sua classificação.

Quem teve um dia bem mais vistoso foi Mads Ostberg, que subiu a um bom terceiro lugar, tendo vencido dois troços, estando na frente de Neuville, com um dia em grande e Evans que é neste momento o melhor dos Ford no 5º lugar, depois de recuperar dos problemas de transmissão.

Sordo acabou por desistir por problemas de motor e Tänak perdeu muito tempo quando a caixa de velocidades não colaborou na 17ª especial.

Protasov liderava a WRC2 com 7s de vantagem para Andreucci, enquanto Bernardo Sousa desistiu com novos problemas no 208.


DIA 3
Mesmo sendo um dia a "feijões", nem por isso Sebastien Ogier facilitou, demonstrando mais uma fez que pouco lhe falta para conquistar o terceiro título mundial tal a vantagem, em termos de condução e de carro, que tem sobre toda a concorrência.

Quem sai muito satisfeito de Itália é a Hyundai. Depois de um Rally de Portugal abaixo das expectativas, em Itália o protagonista foi Haydon Paddon, com uma exibição notável, mostrando que tem valor para integrar uma equipa oficial, enquanto Thierry Neuville, ficou no terceiro lugar, embora fruto de muitos azares alheios.

Um dos deles foi o de Mads Ostberg, que na luta pelo pódio, acabou por bater e danificar a suspensão e os travões do DS3 WRC, descendo ao quinto lugar, possibilitando dessa forma a subida à quarta posição do regular Elvyn Evans.

Na WRC2 Protasov acabou mesmo por vencer, com Andreucci a vender cara a vitória, enquanto Kopecky voltou a colocar o Skoda Fabia R5 no pódio.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Martin Prokop (1); Hayden Paddon (4), Sebastien Ogier (7); Jari.Matti Latvala (7); Ott Tänak (1); Mads Ostberg (2); Thierry Neuville (1)
LÍDERES DO RALLY:
Martin Prokop (SS1); Hayden Paddon ( SS2 a 16); Sebastien Ogier (SS17 a 23)



































PRINCIPAIS ABANDONOS:
3 Kris Meeke / Paul Nagle (GBR) Citroën DS3 WRC (acidente na SS2)
14 Robert Kubica / Maciej Szczepaniak (POL) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS3)
9 Andreas Mikkelsen / Ola Fløene (NOR) Volkswagen Polo R WRC (suspensão na SS4)
47 Julien Maurin / Nicolas Klinger (FRA) Ford Fiesta RRC (acidente na SS4)
43 Esapekka Lappi / Janne Ferm (FIN) Skoda Fabia R5 (acidente na SS7)






















































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