segunda-feira, 29 de junho de 2015

PORTUGAL - Rally Vidreiro Centro de Portugal 2015

O Rali Vidreiro foi, objetivamente, das melhores provas do Nacional de Ralis dos últimos anos, com quatro pilotos a lutarem abertamente pela vitória, e ainda com algumas boas surpresas pelo meio.

fonte: ralisonline.net




Destaque máximo para Ricardo Moura. Teve uma vitória brilhante, acabando com os fantasmas do asfalto que vinham do Rali Vinho Madeira de 2014, sendo muito rápido e consistente de troço para troço, que lhe valeu uma vantagem de 7,3 segundos à entrada do último troço, o suficiente para terminar o rali sem pressão adicional. O Fiesta também esteve afinado para asfalto como nunca, tendo ainda uma nova eletrónica (presente em todos os Fiesta), que permitiram a Moura uma grande vitória.

Do lado de José Pedro Fontes ficou também o registo de uma prova notável. Apesar de um sensor do turbo retirar algum rendimento ao motor do DS3 R5, o piloto do Porto venceu mais troços e andou sempre na luta pela vitória até ao final, felicitando com grande "fair play" Ricardo Moura. Ficou contudo a sensação, de que não foi mesmo pelo piloto que a vitória fugiu!!!

João Barros foi do lote dos quatro, o único que não chegou a passar pela liderança nem a vencer qualquer troço. Andou dentro da luta pela vitória, até o motor ficar a trabalhar em três cilindros nos dois últimos troços, perdendo dessa forma muito tempo, mas não o terceiro lugar.

Pedro Meireles foi a grande surpresa... até para ele próprio. Para quem vinha rodar com o novo Fabia R5, e até teve a participação em risco, o Campeão Nacional deu a entender, à entrada do penúltimo troço e depois de um rali fantástico, que estava em condições de vencer o rali, só que dois piões na 8ª especial ditaram a perda de um minuto e, quem sabe, a perda do rali. Mesmo assim ficou o registo de que temos carro para lutar pela vitórias no Nacional.

Fora da luta pela vitória andou Carlos Vieira. O piloto do Porsche mostrou contudo que poderia ter lutado pela vitória, não fosse um furo logo no troço inaugural do rali. Vencer troços à geral na sua estreia no Vidreiro não é para todos, ficando demonstrado que no asfalto começa a ser um piloto a ter em conta com este Porsche.
No 6º lugar ficou Adruzilo Lopes. Não fosse um furo no derradeiro troço e poderia ter conseguido o 5º lugar que foi seu durante grande parte do rali. Mesmo assim, voltou a vencer no RC2N e com isso é o primeiro campeão da temporada nesta categoria.

Finalmente Diogo Salvi conclui uma prova do Nacional, ficando no 7º lugar, enquanto a posição seguinte foi ocupada pelo piloto oficial da Suzuki, o espanhol Gorka Antxusteg que deu um enorme espectáculo ao volante do endiabrado Swift S1600.

No Campeonato Nacional de Ralis 2RM, a vitória foi para João Ruivo. Rápido e inteligente, Ruivo aproveitou o que o seu Clio pode dar, impondo-se novamente nesta competição, que ficou relaçanda mais uma vez já Paulo Neto (caixa de velocidades) e Marco Cid (transmissão) ficaram pelo caminho.

Gil Antunes na estreia nacional do seu Clio R3T, foi o segundo classificado, embora o seu interesse esteja no Troféu Ibérico, enquanto Renato Pita foi terceiro classificado para além de ter vencido nos RC4.

Quanto ao nacional de Iniciados, nova vitória do rapidíssimo David Brites no Peugeot 206, enquanto Pedro Antunes ficou no segundo lugar com o DS3 R1.

Nas contas do Challenge DS3 R1, Ricardo Roda aproveitou o conhecimento dos troços e venceu de forma categórica, ficando Pedro Antunes em segundo e Margarida Barbosa em terceiro.

Na Regional FPAK Centro Carlos Fernandes não deu grandes hipóteses à concorrência, depois de mais uma prova fantástica, ficando Fernando Teotónio em segundo e Carlos Cruz em terceiro, depois de André Cabeças (que era segundo) ter perdido muito tempo.

João Mexia voltou a vencer no Nacional de Clássicos, com Cipriano Antunes e José Mendes em terceiro, somando Joaquim Bernardes mais uma desistência.

Vitória no Ladies Rally Trophy de Mariana Carvalho, com Rosário Sottomayor em segundo.
Gonçalo Figueiroa, Nuno Antunes e Luís Duarte foram os três primeiros no Rali Sprint.

VENCEDORES DE TROÇOS:
José Pedro Fontes (4); Carlos Vieira (2); Carlos Martins (1); Pedro Meireles (2); Ricardo Moura (1)
LÍDERES DO RALLY:
José Pedro Fontes (SS1 a 3); Ricardo Moura (SS4 a 5); Pedro Meireles (SS6 a 7); Ricardo Moura (SS8 a 9)

RALLY VIDREIRO CENTRO DE PORTUGAL
1. Ricardo Moura / António Costa (PRT) Ford Fiesta R5 1:02:24.6
2. José Pedro Fontes / Miguel Ramalho (PRT) Citroën DS3 R5 +3.9
3. João Barros / Jorge Henriques (PRT) Ford Fiesta R5 +31.1
4. Pedro Meireles / Mário Castro (PRT) Škoda Fabia R5 +1:05.1
5. Carlos Vieira / Luis Ramalho Luis (PRT) Porsche 997 GT3 RS 3.8 +1:19.5
6. Adruzilo Lopes / Vasco Ferreira (PRT) Subaru Impreza STi R4 +1:57.5
7. Diogo Salvi / Paulo Babo (PRT) Ford Fiesta R5 +3:17.7
8. Gorka Antxustegi / Alberto Iglesias (ESP) Suzuki Swift S1600 +3:53.9
9. Ricardo Costa / Nuno Almeida (PRT) Mitsubishi Lancer Evo X +4:04.3
10.Manuel Castro / Luis Costa (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX R4 +4:59.5
11. Elias Barros / Ricardo Faria (PRT) Ford Fiesta R5 +5:10.8
12. Fran Cima / Alejandro López (ESP) Renault Clio RS R3T +5:16.6
13. João Ruivo / João Peixoto (PRT) Renault Clio R3 Maxi +5:21.5
14. Joaquim Alves / Pedro Alves (PRT) Škoda Fabia S2000 +6:16.0
15. Gil Antunes / Diogo Correia (PRT) Renault Clio RS R3T +6:16.3
16. Adrián Díaz / Andrea Lamas (ESP) Suzuki Swift Sport +9:38.3
17. David Cortés / Rúben Soto (ESP) Suzuki Swift Sport +9:49.5
18. Renato Pita / Luis Cavaleiro (PRT) Peugeot 208 R2 +9:54.9
19. José Fernando Rico / José Murado (ESP) Suzuki Swift Sport +10:09.0
20. José Monteiro / Sancho Eiró (PRT) Renault Clio R3 +10:14.4

PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Carlos Martins / Daniel Amaral Daniel (PRT) Škoda Fabia S2000 (acidente na SS5)
8 Marco Cid / Nuno Rodrigues da Silva (PRT) Renault Clio S1600 (avaria na SS6)
9 Paulo Neto / Hugo Oliveira Vítor (PRT) Citroën DS3 R3T Max (caixa de velocidades na SS5)
15 Marco Reis / Nuno Carvalhosa (PRT) Citroën C2 R2 Max (acidente na SS4)
23 José Vieira / António Vieira (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX (avaria na SS7)
24 Nélson Trindade / Roberto Santos (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX (avaria na SS1)
29 Armindo Neves / Bernardo Gusmão (PRT) Honda Civic Type-R (avaria na SS2)
32 Pedro Lago Vieira / João Aguiar (PRT) Renault Twingo RS R2 (avaria na SS7)



José Mendes

Rui Fonseca

Paulo Homem


Sem comentários:

Enviar um comentário