domingo, 8 de fevereiro de 2015

ERC - Dia 2 Rally Liepāja 2015

Depois de tantos abandonos ontem, o derradeiro dia do Rally Liepāja foi um passeio para o líder do evento. No entanto, ao contrário do primeiro dia, a tão desejada neve esteve por todo o lado.







Craig Breen começou o dia com um pião mas, isso não preocupou o irlandês que apenas precisou levar o Peugeot ao final do rally sem necessitar correr riscos. Depois de dois anos seguidos a terminar no pódio, Breen conseguiu a sua segunda vitória no ERC - a primeira em pisos de neve.

Sem pressão por parte de ninguém, Siim Plangi também fez o mesmo do que o irlandês da Peugeot. O jovem estónio obteve um brilhante segundo lugar num rally ao lado do seu país e agora, resta esperar se Plangi irá conseguir reunir budget para estar em mais rallies para além da Estónia em julho.

Dominykas Butvilas conseguiu terminar na terceira posição e segundo entre os ERC 2. O lituano ainda teve hoje alguma luta com Vorobjovs mas este, furou um pneu e danificou a suspensão no derradeiro troço, caindo para a sétima posição final.

Mārtiņš Svilis começou o dia com uma penalização de 30 segundos que lhe foi atribuída ontem ao final do dia. Mesmo assim, Svilis foi o melhor piloto local e numa boa quarta posição final e terceiro no ERC 2.

Com verdadeiras condições de neve, Robert Consani recuperou várias posições, o que lhe permitiu subir até à quinta posição final e ficar empatado com Craig Breen na segunda posição do campeonato.

Emil Bergkvist fez um rally fantástico a todos os níveis, na estreia com o Opel Adam R2 e no JERC. O jovem sueco liderou nas duas rodas motrizes do principio ao fim e sempre dentro do top 10, deixando bons indicativos para o futuro.

Depois da boa prestação em 2014, até desistir, Steve Røkland vingou-se este ano ao obter um excelente segundo lugar entre os júniores e no ERC 3.

Ralfs Sirmacis saiu prejudicado ontem com a sua ordem de partida mas, ainda assim, o jovem local mostrou mais uma vez a sua rapidez, ao terminar na nona posição a 9,1s de Røkland.

Raul Jeets subiu algumas posições esta manhã mas, nos troços à tarde, o estónio voltou a baixar até à décima posição depois de ter muitas dificuldades com a pouca visibilidade que se encontrava.

Diogo Gago subiu algumas posições e conseguiu pontuar tanto nos júniores, como no ERC3. Apesar dos percalços ontem, a dupla portuguesa deve ter amealhado muita experiência neste novo tipo de piso.

Alexey Lykyanuk e Kajetan Kajetanowicz regressaram no segundo dia, sendo o russo o mais rápido do dia, obtendo assim a pontuação máxima da etapa e o polaco o segundo mais rápido. Kajto venceu o primeiro troço e Lukyanuc os restantes. Por outro lado, Kajetanowicz foi o vencedor destacado do ERC Ice Master.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Alexey Lukyanuc (1); Craig Breen (4); Kajetan Kajetanowicz
LÍDERES DO RALLY:
Alexey Lukyanuc (SS1); Craig Breen (SS2 a 5)

DIA 2


































PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 Jonathan Hirschi / Vincent Landais (CHE/FRA) Peugeot 208 T16 (acidente na SS1)
3 Alexey Lukyanuk / Yevhen Chervonenko (RUS/UKR) Ford Fiesta R5 (acidente na SS2) - R2
1 Kajetan Kajetanowicz / Jaroslaw Baran (POL) Ford Fiesta R5 (perdeu roda na SS5) - R2
10 Jaroslav Orsak / David Šmeidler (CZE) Skoda Fabia S2000 (perdeu roda na SS5) - R2
11 Giacomo Costenaro / Justin Bardini (ITA) Peugeot 207 S2000 (acidente na SS5) - R2
24 Gino Bux / Eric Borguet (BEL) Peugeot 208 R2 (refrigeração na SS1) - R2
33 Guillaume de Mevius / Geoffrey Brion (BEL) Peugeot 208 R2 (acidente na SS2) - R2
35 Julius Tannert / Jennifer Thielen (DEU/LUX) Opel Adam R2 (perdeu roda na SS2) - R2
27 Marijan Griebel / Stefan Clemen (DEU) Opel Adam R2 (SS4)
25 Aleks Zawada / Cathy Derousseaux (POL) Opel Adam R2 (acidente na SS7)
39 Wojciech Chuchała / Sebastian Rozwadowski (POL) Peugeot 208 R2 (SS8)












Sem comentários:

Enviar um comentário