sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

WRC - Rallye Monte Carlo 1975

43º Rallye Monte Carlo - 15 a 23 de janeiro de 1975

Depois de não ser ter realizado no ano anterior, devido à crise petrolífera de 1974, o Rallye Monte Carlo foi de novo para a estrada. Com o inicio do campeonato mundial em 1973, a edição de 1975 contou pela segunda vez na história para o mundial de construtores.







Aos 34 anos, Sandro Munari com Mario Mannuci ao seu lado, conquistou em 1975 a primeira de 3 vitórias consecutivas com o Lancia Stratos HF, no Rallye Monte Carlo.

No penúltimo ano em que a Fiat competiu com o 124 Abarth Spider a nível oficial no Monte Carlo, Hannu Mikkola e Jean Todt terminaram na segunda posição a mais de 3 minutos de Munari, naquele que foi o melhor resultado do finlandês no evento monegasco, quando tinha 32 anos.

No seu primeiro Monte Carlo, aos 23 anos, Marku Alen com Ilka Kivimäki obtiveram um lugar no pódio, a 41 segundos de Mikkola em carro idêntico.


Tal como Alen aos 23 anos e também pela primeira vez em Monte Carlo, Fulvio Bacchelli terminou na quarta posição, sendo o melhor resultado do italiano neste rally, a mais de 21 minutos de Munari.

No seu último Monte Carlo, Jean-François Piot aos 36 anos de idade, terminou na quinta posição com um Renault 17 Gordini. O piloto francês viria a falecer num trágico acidente no Rally de Marrocos em 1980.


Num Alfa Romeo 2000 GTV do Grupo 1, Guy Fréquelin terminou na oitava posição a mais de 1 hora do vencedor, quando tinha 29 anos. 

Claude Laurent levou o Citroën GS até à décima terceira posição, com um atraso superior a 1 hora e meia do vencedor.

Jean-Claude Andruet, o primeiro vencedor de um evento do WRC, abandonou devido a um acidente com o Lancia Stratos HF. Andruet tinha na altura 32 anos.

Amilcare Ballestrieri partiu o motor do Lancia Beta 1.8 Coupe, no seu último Rallye Monte Carlo.

Também com problemas no motor do Opel Ascona 1904 SR, Walter Röhrl aos 27 anos, também não terminou o rally.

No segundo rally ao volante do Alpine Renault A310 1.8, Jean-Luc Thérier (29) abandonou depois de ter saído de estrada.

Bernard Darniche quando tinha 32 anos, foi o único dos Fiat 124 Abarth oficiais a não terminar o rally, devido a problemas no motor.

Na última temporada com o "velhinho" Alpine Renault A110 1.8, Jean-Pierre Nicolas não conseguiu regressar à estrada depois de um acidente. O francês tinha naquela altura 29 anos.

O sueco Lars Carlsson, acompanhado pelo já falecido piloto holandês Bob de Jong, não conseguiu prosseguir o rally, depois de ter destruído dois pneus do Opel Ascona 1904 SR.

Aos 29 anos, Jean Ragnotti abadonou devido a um acidente com o Alpine Renault A110 1800.

 O sueco Anders Küllang sofreu um acidente numa ligação que o impossibilitou de seguir em prova, sendo o terceiro Opel oficial a não concluir a edição de 1975 do Rallye Monte Carlo. No final do mês de fevereiro, fará 3 anos que Küllang faleceu - um dos grandes animadores dos rallies na década de 70.


RALLYE MONTE CARLO 1975
1. #14 Sandro Munari / Mario Mannucci (ITA) Lancia Stratos HF 6:25:59
2. #2 Hannu Mikkola / Jean Todt (FIN/FRA) Fiat 124 Abarth Spider +03:06
3. #10 Markku Alén / Ilka Kivimäki (FIN) Fiat 124 Abarth Spider +03:47
4. #12 Fulvio Bacchelli / Bruno Scabini (ITA) Fiat 124 Abarth Spider +21:03
5. #20 Jean-François Piot / Jean De Alexandris (FRA) Renault 17 Gordini +25:16
6. #28 Jacques Henry / Maurice Gélin (FRA) Alpine-Renault A110 1.8 +26:13
7. #56 Jean-Pierre Rouget / Patrice Chonez (FRA) Porsche 911 S +59:01
8. #40 Guy Fréquelin / Christian Delferrier (FRA) Alfa Romeo 2000 GTV +01:07:31
9. #41 Noël Labaune / Jean Maurin (FRA) Porsche 911 S +01:20:26
10. #30 Christian Dorche / Pierre Gertosio (FRA) Alpine-Renault A110 1.8 +01:32:29

PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Jean-Claude Andruet / Yves Jouanny (FRA) Lancia Stratos HF (acidente na SS6)
3 Amilcare Ballestrieri / Piero Sodano (ITA) Lancia Beta Coupé 1.8 (motor)
4 Walter Röhrl / Jochen Berger (DEU) Opel Ascona 1904 SR (motor na SS7)
5 Jean-Luc Thérier / Michel Vial (FRA) Alpine-Renault A310 1.8 (acidente na SS5)
6 Bernard Darniche / Alain Mahé (FRA) Fiat 124 Abarth Spider (motor na SS4)
8 Jean-Pierre Nicolas / Vincent Laverne (FRA) Alpine-Renault A110 1.8 (acidente na SS12)
9 Lars Carlsson / Bob de Jong (SWE/NLD) Opel Ascona 1904 SR (dois furos na SS14)
11 Achim Warmbold / John Davenport (DEU) Alpine-Renault A310 1.8 (acidente na SS4)
17 Raffaele Pinto / Arnaldo Bernacchini (ITA) Lancia Stratos HF (acidente na SS6)
23 Jean Ragnotti / Pierre Thimonier (FRA) Alpine-Renault A110 1.8 (acidente na SS5)
24 Anders Kulläng / Claes-Göran Andersson (SWE) Opel Ascona 1904 SR (acidente de viação após SS6)






Sem comentários:

Enviar um comentário