quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

WRC - Dia 1 Rallye Monte Carlo 2015

Já começou a competição em mais uma temporada do WRC, com o habitual Rallye Monte Carlo. O primeiro dia teve apenas duas especiais noturnas, encontrado-se a primeira com muito gelo e na segunda com muita lama.


Sébastien Loeb surpreendeu pela positiva ao efetuar um excelente tempo na primeira especial (-22s do que o segundo classificado), talvez devido à sua ordem de partida. Na especial seguinte, foi o inverso pois, o francês apanhou muita lama ao ser o décimo quarto na estrada mas, conseguiu manter a liderança.

Ao ser primeiro na estrada, Sébastien Ogier saiu prejudicado na primeira especial mas, por outro lado, foi muito bom ser primeiro na segunda especial. O francês campeão do mundo, subiu de terceiro para segundo, estando a 13,3s de Loeb.

Jari-Matti Latvala foi apenas o sétimo no primeiro troço mas, efetuou o segundo melhor tempo na seguinte, permitindo-lhe subir até à terceira posição.

Ott Tänak começou muito bem com o segundo melhor tempo, a 22s de Loeb e menos 8,9s do Ogier. Na especial seguinte, o jovem piloto não se sentiu confortável com toda a lama encontrada, baixando à quarta posição, a 2,5s de Latvala.

Elfyn Evansperdeu muito tempo no primeiro troço mas, respondeu bem no seguinte ao fazer só mais 0,7s do que Loeb, o que lhe permitiu subir de décimo para quinto.

Kris Meeke fez um tempo semelhante ao de Ogier na primeira especial mas, atrasou-se no seguinte, baixando da quarta para a sexta posição.

Andreas Mikkelsen não quis arriscar nada, perdeu quase 1 minuto para Loeb na primeira especial, fazendo bem melhor na seguinte mas, já tem um atraso de 59,9s para o francês da Citroën.

Thierry Neuville conseguiu um recorde pessoal, ao ter terminado o primeiro dia de um Monte Carlo pela primeira vez. O belga foi com muitas cautelas nos dois troços, estando já com mais de 1 minto de atraso para o líder.

Mads Östberg atrapalhou-se um bocado na lama do segundo troço, onde baixou de quinto para nono. O norueguês está perto de Neuville mas, igualmente, longe de Loeb.

Havia algumas expectativas na prestação de Bryan Bouffier, onde foi sétimo na primeira especial, apesar de dois momentos em que se assustou. No troço seguinte, o francês bateu de frente numa árvore e já não conseguiu terminar o dia.

Henning Solberg fechou o top 10 do primeiro curto dia (ou noite se preferir), na frente de Martin Prokop que chegou a ser o mais rápido nos tempos intermédios da primeira especial.

Dani Sordo teve uma ligeira saída em frente na primeira especial que o fez perder cerca de 30 segundos. depois do motor se ter desligado e danificado algumas das luzes auxiliares. Os pneus de neve também não eram os mais indicados para a segunda especial, não indo o espanhol além da décima segunda posição.

Robert Kubica também ameaçou sair de estrada na primeira especial, acabando por fazer um pião na seguinte. Após o erro, o Fiesta WRC da A-Style nunca mais funcionou da mesma forma, perdendo quase 5 minutos com problemas elétricos e depois ficou parado na ligação.

A experiência na Áustria parece ter dado resultados para o Monte Carlo. Stéphane Lefebvre terminou o dia na décima terceira posição e líder destacado entre o WRC2, estando Martin Koci em décimo quinto e segundo no WRC2, atrás de Lorenzo Bertelli.

François Delecour é o melhor dos três Porsche, estando já com mais de 1 minuto de vantagem para Romain Dumas.

No JWRC, Daniel McKenna lidera com 10,0s de vantagem para Quentin Gilbert e menos 16,6s do que Terry Folb.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Loeb (1); Sébastien Ogier (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Loeb (SS1 a 2)

DIA 1


























PRINCIPAIS ABANDONOS:
15 Bryan Bouffier / Xavier Panseri (FRA) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS2)
35 Jourdan Serderidis / William Mergny (GRE/BEL) Citroën DS3 R5 (acidente na SS2)
18 Sébastien Chardonnet / T. De La Haye (FRA) Citroën DS3 WRC (danos após acidente na SS1)
16 Robert Kubica / Maciej Szczepaniak (POL) Ford Fiesta RS WRC (avaria elétrica após SS2)



Sem comentários:

Enviar um comentário