segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ERC - Dia 1 Jänner Rally 2015

As estradas que compunham o primeiro dia do Jänner Rally, estiveram totalmente cobertas de neve e gelo, situação essa que já não acontecia à vários anos.
Łukasz Kabaciński era o primeira na estrada mas, deixou-o de ser a 5 quilómetros do fim da primeira especial, quando ficou preso num banco de neve. O Subaru do polaco nada sofreu e vai regressar amanhã para tentar alguns pontos na ERC 2.
Craig Breen também começou a temporada com o pé esquerdo, ao sair largo numa curva na primeira especial, caindo um pouco abaixo do nível da estrada, onde não conseguiu sair da muita neve que se encontrava no local.

Kajetan Kajetanowicz venceu todos os 10 troços do dia, liderando desde o inicio do rally, com uma vantagem de 3m52,5s para o segundo classificado! O polaco está a fazer um rally à parte de toda a concorrência, onde as diferenças de tempos para todos, fez lembrar as de um Rally Safari.
Robert Consani esteve sempre em segundo desde o inicio mas, o francês foi perdendo tempo ao longo do dia para Kajetanowicz, depois de cometer alguns erros, um toque e um pneu furado que danificou a frente do Peugeot.

Jaromir Tarabus também manteve sempre a terceira posição desde o inicio e chegou a ficar sem a pressão de Neubauer quando este foi obrigado a parar com problemas no motor mas, amanhã, terá de se preocupar com Alexey Lukyanuk que tem vindo a recuperar terreno. O piloto russo perdeu vários minutos no primeiro troço com um sobreaquecimento do motor, devido à neve que se alojou no radiador mas, Lukyanuk averbou bons tempos nos restantes troços e já recuperou até à quarta posição.

O austríaco Martin Fischerlehner é o melhor dos Grupo N (não prioritário) num excelente quinto lugar, tendo Stéphane Lefebvre como o maior adversário. O francês perdeu alguns minutos no primeiro troço para retirar alguma neve que ficou alojada na zona do radiador mas, mesmo assim, havia quem esperasse mais do campeão júnior.

Jean-Michel Raoux ocupa a sétima posição com mais 2 minutos do que Lefebvre e a mais de 16 minutos do líder mas, na frente do líder da ERC 2 que é o checo Vojtěch Štajf num Subaru.
Jonathan Hirschi é nono da classificação e hoje, foi talvez o rei dos piões pois, nem o próprio piloto se recorda de quantos fez.

Surpreendentemente, Slawomir Ogryzek lidera na ERC 3 desde o inicio, batendo por diversas vezes, vários carros de quatro rodas motrizes nas condições muito difíceis que se encontraram hoje.
Quanto a Renato Pita e Hugo Magalhães, estão a pisar um terreno completamente novo para a dupla portuguesa, sendo os sextos da ERC3, apesar das muitas dificuldades de adaptação.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Kajetan Kajetanowicz (10)
LÍDERES DO RALLY:
Kajetan Kajetanowicz (SS1 a 10)

DIA 1 JÄNNER RALLY


PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Craig Breen / Scot Martin (IRL/GBR) Peugeot 208 T16 (acidente na SS1)
12 Łukasz Kabaciński / Grzegorz Dachowski (POL) Subaru Impreza STI (acidente na SS1)
22 Rok Turk / Blanka Kacin (SLO) Peugeot 208 R2 (motor na SS1)
28 Gabriele Noberasco / Michele Ferrara (ITA) Ford Fiesta R5 (avaria na SS2)
16 Krisztian Hideg / Istvan Kerek (HUN) Mitsubishi Lancer Evo IX (acidente na SS4)
10 Hermann Neubauer / Bernhard Ettel (AUT) Ford Fiesta S2000 (motor após SS5)
35 Ondrej Bisaha / Lukas Sintal (CZE/SVK) Renault Clio R3 (acidente na SS5)








Sem comentários:

Enviar um comentário