sexta-feira, 24 de abril de 2015

WRC - Dia 1 Rally Argentina 2015

O 35º Rally Argentina está na estrada desde a noite passada, onde se realizou uma super especial, seguindo-se as muito duras e longas especiais disputadas hoje que provocaram muitos estragos nos pilotos principais.






Sébastien Ogier foi o mais rápido na super especial, entrou ao ataque na primeira especial de hoje mas, o motor do Polo não estava a trabalhar com todos os cilindros, não terminou a especial e ficou por terra qualquer hipótese de obter uma vitória na Argentina.

Thierry Neuville gastou mais 1,1s do que Ogier na super especial, saiu largo numa curva na primeira especial esta manhã e furou o pneu posterior esquerdo, perdeu mais de 4 minutos para o mais rápido e terminou o dia apenas em sétimo a mais de 5 minutos do líder.

Andreas Mikkelsen fez o segundo tempo na super especial e depois furou um pneu na primeira especial de hoje, perdendo quase 2 minutos. No troço seguinte, o norueguês partiu o amortecedor da mesma roda que tinha furado, chegou à assistência, conseguiu reparar o carro mas, não conseguiu chegar à quarta especial, quando ficou parado na ligação com uma avaria.

Beneficiando ou não de tantos problemas, Kris Meeke acabou por ser o piloto do dia, sendo o mais rápido em três das cinco especiais disputadas hoje e ficou com uma boa vantagem para o segundo dia.

Jari-Matti Latvala venceu um troço onde Kris Keeke furou um pneu e nos restantes nunca foi capaz de incomodar o piloto britânico. Nas duas últimas especiais, Latvala perdeu muito tempo com problemas num diferencial e na caixa de velocidades, caindo para a terceira posição.

Mads Østberg teve um problema no motor durante a primeira especial do dia, semelhante ao que teve no Monte Carlo. Após um "reset" no sistema, o carro ficou em condições, foi o segundo mais rápido em três especiais e com os problemas de Latvala, subiu à segunda posição na última especial.

Ott Tänak estava a ocupar a quarta posição a 1 minuto do líder mas, arrancou a roda esquerda dianteira, ao bater numa rocha quando atravessava uma ribeira na quarta especial.

Dani Sordo fez o segundo melhor tempo no primeiro troço esta manhã mas, terminou-o já sem direção assistida, ressentindo-se na especial seguinte, onde caiu para a sexta posição. À tarde, o espanhol conseguiu recuperar duas posições, venceu a derradeira especial mas, tem o jovem britânico Elfyn Evans, só a 5,6s atrás na quinta posição que perdeu muito tempo no pó de Neuville, quando este vinha furado.

Sem ser rápido, Martin Prokop está de novo a evitar problemas e novamente, a ocupar uma boa posição no top 10, onde terminou o dia em sexto, a mais de 3 minutos de Meeke.

Hayden Paddon chegou à primeira assistência com uma lista enorme de reparações para fazer no Hyundai. O neozelandês já não conseguiu efetuar os troços da tarde, com o colector de escape partido.

Khalid Al Qassimi está de regresso ao WRC, não foi rápido mas também não teve problemas mas, os 6 minutos que já tem de atraso em relação ao líder, demonstram a falta de ritmo nos rallies do mundial.

Yuriy Protasov estava a liderar de forma destacada o WRC 2 mas, na última especial da manhã, o ucraniano arrancou uma das rodas posteriores do Fiesta no final da especial. O piloto foi obrigado a percorrer a pé cerca de 200 metros na especial para apanhar a roda, fazer uma reparação e chegar à assistência só com 19 minutos de atraso.

Com os problemas de Protasov, Abdulaziz Al Kuwari passou para a liderança do WRC2 e ainda terminou o dia na nona posição, com quase dois minutos de vantagem para o ucraniano que mesmo assim, terminou em segundo no WRC 2, na décima posição da geral.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (1); Kris Meeke (3); Jari-Matti Latvala (1); Dani Sordo (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Kris Meeke (SS2 a 6)

DIA 1






















PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (FRA) Volkswagen Polo R WRC (motor na SS2)
37 Lorenzo Bertelli / Giovanni Bernacchini (ITA) Ford Fiesta RS WRC (perdeu roda na SS2)
20 Hayden Paddon / John Kennard (NZL) Hyundai i20 WRC (colector de escape após SS3)
9 Andreas Mikkelsen / Ola Floene (NOR ) Volkswagen Polo R WRC (avaria antes da SS4)
5 Ott Tänak / Raigo Mõlder (GBR) Ford Fiesta RS WRC (perdeu roda na SS4)














Sem comentários:

Enviar um comentário