sábado, 14 de março de 2015

PORTUGAL - Rally Serras de Fafe 2015

O Rally Serras de Fafe deu inicio a mais uma temporada do Campeonato Nacional de Ralis em Portugal e que promete ser o melhor dos últimos anos.

foto: Paulo Homem (ralisonline.net)




Ricardo Moura venceu as duas especiais disputadas na noite passada, perdeu poucos segundos na manhã de hoje mas, à tarde, o piloto açoriano respondeu com três vitórias em troços, para gerir nas duas derradeiras especiais do rally, onde obteve pela primeira vez em Fafe, uma brilhante vitória, depois desta lhe ter escapado no ano anterior.

Para quem não fazia um rally em pisos de terra à dois anos, Miguel Campos também esteve de forma surpreendente, ao ser o único que esteve em posição de pressionar Ricardo Moura. Com um Peugeot alugado à PA Racing, Miguel Campos subiu à segunda posição na quarta especial, aproximou-se de Moura mas, acabou por perder terreno nos troços finais, ficando a 25,3s do vencedor. 

João Barros também esteve acima do que era esperado ao vencer cinco troços (um empatado com Moura e outro com Campos), mostrando grande evolução nos pisos de gravilha. No entanto, logo na primeira especial do dia, o piloto de Paredes furou um pneu do Fiesta R5, perdendo 1m08,2s para Ricardo Moura. Barros recuperou rapidamente até à terceira posição mas, poderia ter terminado um lugar acima.

Pedro Meireles queixou-se de ser o primeiro a na estrada mas, é o preço a pagar por ter sido campeão. No entanto, mesmo nas segundas passagens, Meireles nunca foi muito rápido mas, por outro lado, também não se sabe o grau de preparação do Skoda alugado, em relação ao seu anterior carro. De qualquer forma, o campeão nacional amealhou importantes pontos e o próximo evento será em sua "casa".

Sem surpresa, Adruzilo Lopes não teve adversários na Produção mas, provavelmente, ninguém estaria à espera de uma excelente quinta posição que foi sua desde o primeiro troço do dia, ficando o piloto do Subaru só a 24,9s de Meireles no final.

O ex-campeão nacional, Paulo Meireles, regressou de forma esporádica ao Nacional de Ralis, com um Fiesta R5 da RMC. Com o único objetivo de se divertir, subiu à sexta posição no inicio da manhã, após o abandono de Carlos Martins que teve um problema no motor do Skoda ex-Pedro Meireles.

José Pedro Fontes subiu à segunda posição, depois de vencer a primeira especial do dia mas, logo em seguida, teve uma saída de estrada e a partir daí, a direção assistida do novo Citroën fez o piloto perder alguns minutos durante todo o dia, só ficando mesmo solucionado nos dois derradeiros troços do rally.

Para quem estava apreensivo com as afinações do novo Clio R3, João Ruivo dominou por completo nas duas rodas motrizes, liderando do principio ao fim. Ruivo ainda chegou a ocupar a sétima posição na classificação geral mas, acabou por perder para Fontes e depois para Joaquim Alves como novo Skoda, numa altura em que estava a gerir a vantagem para Max Vatanen que terminou na décima posição.

Depois dos abandonos de Gil Antunes e Ricardo Marques, a luta nacional pela segunda posição nas duas rodas motrizes, foi outro grande foco de interesse. Paulo Neto passou para décimo primeiro depois do espanhol Pepe Lopez se atrasar mas, seria Marco Cid a terminar nessa posição e segundo nas 2RM, depois de ter estado todo o dia a recuperar o tempo perdido na noite passada, com um problema no Clio S1600.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (5); José Pedro Fontes (2); João Barros (4); Miguel Campos (2)
LÍDERES DO RALLY:
Ricardo Moura (SS1 a 12)

RALLY SERRAS DE FAFE


















PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Diogo Salvi / Paulo Babo (PRT) Ford Fiesta R5 (acidente na SS1)
7 Carlos Martins / Daniel Amaral (PRT) Skoda Fabia S2000 (motor na SS3)
15 Elias Barros / Alberto Silva (PRT) Ford Fiesta R5 (acidente na SS4)
14 Gil Antunes / Diogo Correia (PRT) Renault Clio R3 (SS6)
18 Guillaume de Mevius / Brien Geoffrey (BEL) Ford Fiesta R2 (SS6)
21 Roberto Canha / Diogo Paulino (PRT) Citroën C2 R2 Max (SS6)
22 Manuel Castro / Luis Costa (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX R4 (SS7)
23 José Vieira / Hugo Rodrigues (PRT) Mitsubishi Lancer Evo X (SS7)
16 Ricardo Marques / Paulo Marques (PRT) Renault Clio R3 (SS8)










Sem comentários:

Enviar um comentário