domingo, 15 de março de 2015

FRANÇA - Rallye Du Touquet Pas-de-Calais 2015

O Campeonato Francês de Asfalto, teve o seu inicio com o Rallye Du Touquet, com várias lutas que foram interessantes de seguir mas, não pela vitória.







Jean-Marie Cuoq passou para a liderança na segunda especial, venceu 12 dos 16 troços do rally, distanciou-se rapidamente da concorrência e a vitória foi certa para o piloto do C4 WRC, com pouco mais de 1 minuto de vantagem para o segundo classificado.

Eric Brunson e Pierre Roché foram os primeiros líderes ao empatarem com o melhor tempo na primeira especial mas, Brunson que já venceu este rally por quatro vezes, capotou com o Fiesta WRC na segunda especial. 
Pierre Roché passou para a segunda posição mas, envolveu-se numa grande luta com David Salanon até ao final do rally. Roché segurou sempre a segunda posição mas, os dois Ford Fiesta RS WRC ficaram separados no final por 10,9s.

A luta pela quarta posição também foi muito interessante com os dois R5 de Martin e Amourette. Os dois pilotos trocaram de posição entre si algumas vezes mas, seria Charles Martin, o novo companheiro de equipa de Craig Breen no ERC, a garantir a quarta posição, com uma vantagem de 31,2s para Marc Amourette que sentiu alguma falta de potência nos derradeiros troços.

O belga Claudie Tanghe chegou a estar intrometido no inicio do rally, na luta com Martin e Amourette, num Toyota Celica ST205 GT4 que já tem 20 anos. Tanghe começou a perder terreno para os dois e depois lutou taco a taco com Romain Martel que viria a partir o motor a dois troços do fim, deixando Claudie Tanghe na sexta posição.

Jean-Mathieu Leandri, Jean-Charles Beaubelique e Pierre Ragues foi outro trio que lutou de forma interessante, até Beaubelique abandonar quase a meio do segundo dia e Leandri começar a atrasar-se e depois abandonar com problemas na embraiagem, acabou por deixar Ragues isolado na sétima posição.

A luta pela classe GT teve três protagonistas com várias trocas de posição mas, só dois resistiram até ao final, com Sylvain Michel a levar a melhor num 911 GT2, sobre Gilles Nantet num 911 GT3. Patrick Rouillard estava no meio desta luta até sair de estrada, caindo com a frente do Porsche numa pequena ribeira, seguindo-se um principio de incêndio.

Na estreia com o Peugeot 208 T16, Eric Mauffrey levou muito tempo para se adaptar ao carro, não indo além da décima posição, na frente de Emmanuel Guigou que venceu o grupo R3, com o Renault Clio R3T.
Yohan Rossel chegou a discutir a melhor posição dos carros de tração dianteira com Guigou mas, o piloto do JWRC acabou por perder terreno mas, venceu entre os DS3 R3T.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Pierre Roche (3); Eric Brunson (1); Jean-Marie Cuoq (12); David Salanon (1)
LÍDERES DO RALLY:
Pierre Roche e Eric Brunson (SS1); Jean-Marie Cuoq (SS2 a 16)

55º RALLYE LE TOUQUET - PAS-DE-CALAIS















PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 Eric Brunson / David Heulin (FRA) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS2)
6 Laurent Depoortere / Martin Forgez (FRA) Subaru Impreza WRC (excluído antes da partida)
7 Laurent Bayard / Loic Brigaudeau (FRA) Toyota Corolla WRC (avaria na SS5)
9 Xavier Pruvot / Nathalie Pruvot (FRA) Subaru Impreza WRC (avaria na SS5)
11 Frederic Raynal / Jerome Rouveirol (FRA) Ford Fiesta R5 (avaria na SS5)
12 Jean-Charles Beaubelique / Julien Vial (FRA) Ford Fiesta R5 (avaria na SS11)
17 Jean Mathieu Leandri / Anthony Gorguilo (FRA) Peugeot 208 T16 (avaria após SS12)
24 Patrick Rouillard / Cedric Mondon (FRA) Porsche 997 GT3 (acidente na SS13)
18 Romain Martel / Vanessa Lemoine (FRA) Peugeot 207 S2000 (avaria após SS14)















Sem comentários:

Enviar um comentário