sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

WRC - Rally Sweden 2005

54º Uddeholm Swedish Rally 2005
11 a 13 de fevereiro







No último rally com a versão S10 do Impreza, Petter Solberg (30) obteve em 2005, a única vitória no Rally Sweden. O norueguês passou pela liderança quatro vezes, antes de ficar isolado na frente a sete troços do fim.

No seu segundo rally com o Peugeot 307, Markko Märtin (29) começou o rally no limite do top 10 mas, foi subindo gradualmente na classificação, até terminar em segundo a mais de 2 minutos de Solberg. Este seria também o melhor resultado de sempre do estónio no rally sueco.

Toni Gardemeister (29) não deu muito nas vistas durant quase todo o rally mas, no derradeiro dia, o finlandês averbou tempos muito bons que lhe permitiram subir à terceira posição, sendo também o melhor resultado de sempre de Gardemeister na Suécia.

Tal como Gardemeister, também Harri Rovanperä (39) só se destacou no último dia, onde até chegou a vencer o derradeiro troço do rally.

Henning Solberg (32) foi chamado por Malcolm Wilson para pontuar pela M-Sport, onde acabou por fazer um bom resultado em conjunto com Gardemeister.

Daniel Carlsson (28) perdeu tempo no inicio com um amortecedor partido mas, viria a recuperar até à sexta posição final.

Gianluigi Galli (32) chegou a passar pela terceira posição e ocupou a quarta posição na maior parte do rally mas, o último não correu nada bem ao italiano.

Na sua segunda e última participação na Suécia com uma viatura WRC, Roman Kresta (28) melhoriu um pouco no derradeiro dia, para terminar na oitava posição.

Jani Paasonen (29) prometeu mais após o quinto na primeira especial mas, depois disso nada correu bem, não indo além da nona posição.

Mattias Ekström (26) só se adaptouao Skoda no último dia, onde averbou alguns tempos bons. O piloto sueco que competia no DTM, fechou o top 10 da classificação geral.

No seu último Rally Sweden, François Duval (24) caiu muitas posições a meio do rally, numa altura que ocupava a quarta posição. O belga conseguiu recuperar até à décima segunda posição.

Na única vez que competiu na Suécia, Stéphane Sarrazin (29) nunca se sentiu à vontade num terreno desconhecido, não indo além da décima terceira posição.

O local Stig-Olof Walfridson (42) igualou o seu resultado de todas as vezes que terminou o rally sueco, ou seja, sempre na décima quarta posição.

O finlandês Jukka Ketomäki, foi o mais rápido entre os carros de Grupo N, com um Subaru Impreza STI N11.

No primeiro Rally Sweden com uma viatura WRC, Jari-Matti Latvala (19) perdeu muito tempo com uma saída de estrada no primeiro dia mas, ainda recuperou quase 50 posições.

Toshihiro Arai (38) foi segundo entre os carros do Grupo N mas, acabou por ser o melhor dos que estavam inscritos no PWRC.

O local Per-Gunnar Andersson (24) dominou o JWRC, ao volante de um dos Suzuki Ignis S1600 oficiais.

Na estreia com a equipa oficial Subaru e numa altura em que já era nono classificado, Chris Atkinson (25) perdeu mais de 12 minutos num banco de neve a três troços do fim, não indo além da décima nona posição.

Jussi Välimäki (30) terminou na vigésima primeira posição a 3 segundos de Stig Blomqvist.

No seu segundo Rally Sweden, Guy Wilks (24) foi segundo no JWRC a mais de 3 minutos PG Andersson.

Fabio Frisiero terminou na trigésima segunda posição mas, foi terceiro entre os que pontuavam para o PWRC.

Aos 20 anos de idade, Patrik Flodin foi décimo sexto na classe N4, no seu primeiro rally do WRC.

Na primeira vez que competiu na Suécia, Jan Kopecký (23) não foi além da trigésima sétima posição, com um Lancer Evo VII.

Apesar de já ser a terceira vez que competia no Rally Sweden, Xavi Pons (25) terminou logo atrás de Kopecký.

Sébastien Loeb (30) venceu alguns troços mas nunca passou pela liderança. Chegou a ter uma saida de estrada onde até nem perdeu muito tempo mas, acabaria por ficar parado com problemas no motor.

Marcus Grönholm (37) foi quem esteve a discutir a primeira posição com Petter Solberg, onde ambos trocaram de posição por diversas vezes, até o finlandês abandonar por acidente no inicio do derradeiro dia.

Janne Tuohino (29) foi sempre o melhor Skoda no rally mas, viria a partir a suspensão mesmo no final do evento sueco.

Tobias Johansson (23) partiu o motor no primeiro troço do segundo dia, quando era décimo quinto classificado.

Mikko Hirvonen (24) abandonou muito perto do fim com uma avaria elétrica, num rally que foi para esquecer.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Petter Solberg (6); Marcus Grönholm (4); Sébastien Loeb (4); Gianluigi Galli (1); Markko Märtin (2); Daniel Carlsson (2); Harri Rovanperä (1)
LÍDERES DO RALLY:
Petter Solberg (SS1 a 2); Marcus Grönholm (SS3 a 6); Petter Solberg (SS6); Marcus Grönholm (SS7 a 8); Petter Solberg (SS9 a 10); Marcus Grönholm (SS11 a 12); Petter Solberg (SS13 a 20)

RALLY SWEDEN
1. #5 Petter Solberg / Phil Mills (NOR/GBR) Subaru Impreza S10 WRC '04 3:00:52.1
2. #8 Markko Märtin / Michael Park (EST/GBR) Peugeot 307 WRC '05 +2:11.1
3. #3 Toni Gardemeister / Jakke Honkanen (FIN) Ford Focus RS WRC '04 +3:14.7
4. #9 Harri Rovanperä / Risto Pietiläinen (FIN) Mitsubishi Lancer WRC 05 +3:26.4
5. #4 Henning Solberg / Cato Menkerud (NOR) Ford Focus RS WRC '04 +3:29.8
6. #19 Daniel Carlsson / Mattias Andersson (SWE) Peugeot 307 WRC '05 +3:42.5
7. #10 Gianluigi Galli / Guido D'Amore (ITA) Mitsubishi Lancer WRC '05 +4:04.0
8. #17 Roman Kresta / Jan Tománek (CZE) Ford Focus RS WRC '04 +4:39.6
9. #16 Jani Paasonen / Jani Vainikka (FIN) Škoda Fabia WRC '05 +5:11.1
10. #11 Mattias Ekström / Stefan Bergman (SWE) Škoda Fabia WRC '05 +7:04.2
11. #14 Antony Warmbold / Michael Orr (DEU) Ford Focus RS WRC '04 +7:04.3
12. #2 François Duval / Stéphane Prévot (BEL) Citroën Xsara WRC +7:19.6
13. #6 Stéphane Sarrazin / Denis Giraudet (FRA) Subaru Impreza S10 WRC '04 +8:01.0
14. #25 Stig-Olof Walfridson / Gunnar Barth (SWE) Mitsubishi Lancer Evo 6.5 +9:23.4
15. #65 Jukka Ketomäki / Mika Stenberg (FIN) Subaru Impreza STi N11 +13:40.6
16. #24 Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (FIN) Toyota Corolla WRC +13:41.3
17. #31 Toshihiro Arai / Tony Sircombe (JPN) Subaru Impreza STi N11 +14:59.8
18. #70 Per-Gunnar Andersson / Jonas Andersson (SWE) Suzuki Ignis S1600 +16:17.9
19. #15 Chris Atkinson / Glenn MacNeall (AUS) Subaru Impreza S10 WRC '04 +16:51.5
20. #66 Stig Blomqvist / Ragnar Spjuth (SWE) Subaru Impreza WRX STi +19:04.0
21. #63 Jussi Välimäki / Tero Gardemeister (FIN) Mitsubishi Lancer Evo VIII +19:07.0
22. #72 Guy Wilks / Phil Pugh (GBR) Suzuki Ignis S1600 +19:27.7
32. #38 Fabio Frisiero / Giovanni Agnese (ITA) Subaru Impreza STi N11 +33:13.5
33. #93 Beppo Harrach / Andreas Schindlbacher (AUT) Mitsubishi Lancer Evo 6 +35:34.5
34. #81 Stefan Karnabal / Bartlomiej Boba (POL) Mitsubishi Lancer Evo 6 +35:39.0
35. #90 Luca Rossetti / Dario D'Esposito (ITA) Mitsubishi Lancer Evo VII +37:49.0
36. #83 Patrik Flodin / Morgan Olsson (SWE) Mitsubishi Lancer Evo VII +38:47.9
37. #69 Jan Kopecký / Filip Schovánek (CZE) Mitsubishi Lancer Evo VII +43:46.5
38. #32 Xavi Pons / Pascoal Oriol Julià (ESP) Mitsubishi Lancer Evo VIII +45:58.1
39. #64 Oscar Svedlund / Björn Nilsson (SWE) Mitsubishi Lancer Evo VII +48:15.0


PRINCIPAIS ABANDONOS:
#1 Sébastien Loeb / Daniel Elena (FRA) Citroën Xsara WRC (motor na SS19)
#7 Marcus Grönholm / Timo Rautiainen (FIN) Peugeot 307 WRC '05 (acidente na SS16)
#12 Janne Tuohino / Mikko Markkula (FIN) Škoda Fabia WRC '05 (suspensão na SS20)
#18 Kristian Sohlberg / Kaj Lindström (FIN) Ford Focus RS WRC '02 (acidente na SS11)
#21 Tobias Johansson / Ola Floene (SWE) Subaru Impreza S10 WRC '04 (motor na SS18)
#23 Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (FIN) Ford Focus RS WRC '03 (avaria elétrica na SS18)
#37 Mark Higgins / Trevor Agnew (GBR) Subaru Impreza STi N11 (acidente na SS8)
#75 Anders Grøndal / Trond-Inge Ostbye (NOR) Subaru Impreza STi (avaria na SS8)
#79 Michal Solowow / Maciej Baran (POL) Mitsubishi Lancer Evo VII (motor na SS19)
#94 Patrik Sandell / Emil Axelsson (SWE) Renault Clio Ragnotti (caixa de velocidades na SS1)





Sem comentários:

Enviar um comentário